Infraestrutura Verde - Soluções Baseadas na Natureza (SbN) para a Gestão das Águas Urbanas

Infraestrutura Verde é um método de planejamento e projeto paisagístico fundamentado na criação de uma rede de paisagens verde-azul (vegetação e sistemas hídricos) que desempenham funções infraestruturais ao mesmo tempo em que fornecem Serviços Ecossistêmicos às cidades. Na infra verde o projeto é pensado a partir das potencialidades e limitações biogeofísicas das paisagens e a gestão das águas é feita por meio de Soluções Baseadas na Natureza (SbN) como jardins de chuva, canteiros pluviais, bacias de infiltração vegetada e wetlands, que adaptam as infraestruturas existentes ao ciclo hidrológico e aos outros processos ecológicos.

Trata-se de uma ferramenta capaz de promover o desenvolvimento sustentável a partir do enfrentamento das problemáticas ambientais contemporâneas que estão diretamente relacionadas ao manejo dos recursos hídricos e à escassez de áreas verdes, como alagamentos, enchentes, poluição, mudança do clima, mobilidade e saúde pública.

Através de conteúdos teóricos, diretrizes técnicas e um exercício prático, o curso tem como objetivo fundamentar as bases que habilitarão os estudantes e profissionais para o desenvolvimento de projetos de Infraestrutura Verde.

O curso é dividido em 4 módulos com aulas remotas pela plataforma Microsoft Teans, sempre aos sábados das 10h às 12h30 e conta com certificação de Qualificação Profissional Plena.

**Estrutura e Calendário do Curso**

MÓDULO 1 - Urbanização e impactos sobre os recursos hídricos
09/10/2021 das 10h às 12h30

MÓDULO 2 - Fundamentos da Infraestrutura Verde
16/10/2021 das 10h às 12h30

MÓDULO 3 - Soluções baseadas na Natureza – SbN: Diretrizes para projetos e seleção botânica.
23/10/2021 das 10h às 12h30

MÓDULO 4 - Cálculo de detenção e volume para melhoria da qualidade das águas pluviais (WQv)
30/10/2021 das 10h às 12h30

**Material didático**
- Apostilas divididas por módulos.
- Todo material do curso é disponibilizado para download na plataforma da Universidade Livre Oswaldo Cruz.
- Ao fazer a matrícula os(as) alunos(as) receberão o acesso a plataforma Microsoft Teans.

**Requisitos técnicos para acesso ao curso**
- Internet mínima: 4 MB de velocidade.
- Desktop, notebook com webcam ou smartphone.

**Valor de investimento**
- 4 x de 95,00 reais

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Infraestrutura Verde - Soluções Baseadas na Natureza (SbN) para a Gestão das Águas Urbanas" 27 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969186/infraestrutura-verde-solucoes-baseadas-na-natureza-sbn-para-a-gestao-das-aguas-urbanas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.