Clínica Lambert / A3A Arquitetos Associados + Manuel Belo Arquitetura

Clínica Lambert / A3A Arquitetos Associados + Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Escada, CorrimãoClínica Lambert / A3A Arquitetos Associados + Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoClínica Lambert / A3A Arquitetos Associados + Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de InterioresClínica Lambert / A3A Arquitetos Associados + Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de InterioresClínica Lambert / A3A Arquitetos Associados + Manuel Belo Arquitetura - Mais Imagens+ 22

Lisboa, Portugal
  • Arquitetos Responsáveis: Manuel Costa Santos Belo / Tiago Filipe Santos
  • Equipe De Projeto: A3A Arquitetos Associados; Manuel Belo Arquitetura
  • Engenharia: Fernando Correia
  • Cliente: Clínica Lambert
  • Consultores: Affidea
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Clínica Lambert / A3A Arquitetos Associados + Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Escada, Corrimão
© Ricardo Oliveira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. As novas instalações da Clínica Lambert, clínica especialmente dedicada às áreas de Ortopedia, Traumatologia e Medicina Desportiva,  são implementadas num espaço de comércio/serviços que se divide pelos pisos -1, 0 e 1 do edifício de habitação multifamiliar sito na Rua Leopoldo de Almeida 13E, Lumiar, Lisboa.

Clínica Lambert / A3A Arquitetos Associados + Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Ricardo Oliveira Alves

A Clínica Lambert  integra uma Clínica e Consultório Dentário, uma Unidade Privada de Medicina Física e Reabilitação e uma Unidade Privada de Saúde de Radiologia. O espaço existente não apresentava condições de integração e adequação imediata aos requisitos legalmente exigidos e à orgânica de funcionamento pretendida pelo requerente, pelo que se tornou imperativa a intervenção de reabilitação e reorganização interna do espaço, com vista à concretização de um layout operativo que responda às necessidades daquele. 

Clínica Lambert / A3A Arquitetos Associados + Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Ricardo Oliveira Alves

A criação de uma Unidade Privada de Saúde no âmbito das tipologias acima expostas a integrar na Clínica Lambert pressupõe uma abordagem moderna e contemporânea à prestação dos cuidados de saúde, aproximando o utente da equipa que o acompanha e dotando os espaços do conforto que permitam que este se sinta em "casa". Este sentido doméstico dos espaços da Clínica é fundamental para o processo terapêutico do utente.

Clínica Lambert / A3A Arquitetos Associados + Manuel Belo Arquitetura - Imagem 26 de 27
Planta Piso 1
Clínica Lambert / A3A Arquitetos Associados + Manuel Belo Arquitetura - Imagem 24 de 27
Corte T02

Procurou-se assim tornar claros os percursos internos do utente e a  interoperacionalidade dos espaços, criar uma espacialidade de conforto, que contribua de forma positiva para o bem-estar do utente e de todo o pessoal médico, auxiliar e administrativo e definir uma "imagem" corporativa icónica, expressa pela materialidade, texturas e cores presentes nos espaços e na relação combinatória destes elementos entre si.

Clínica Lambert / A3A Arquitetos Associados + Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Iluminação
© Ricardo Oliveira Alves

O acesso principal à Clínica é feito à cota do piso 0, pela fachada no quadrante nascente, no exato local do acesso existente. Este acesso permite a entrada direta para a zona central do espaço, área onde se localiza a área da Receção que atua como espaço pivot de distribuição. Além da recepção, contém gabinetes de administração, instalações sanitárias, gabinetes de consulta médica, gabinetes de consulta dentária, zonas de salas de pensos, e salas de exames complementares.

Clínica Lambert / A3A Arquitetos Associados + Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Corrimão
© Ricardo Oliveira Alves

O piso -1 é afeto essencialmente a áreas do pessoal, arrumos, áreas técnicas de apoio e estacionamento de serviço para o pessoal médico, auxiliar e administrativo. O acesso ao piso -1 é feito à cota do piso 0, no local de acesso comum às caves do edifício.

Clínica Lambert / A3A Arquitetos Associados + Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada
© Ricardo Oliveira Alves

A escada central de ligação entre o piso 0 e piso 1, é um elemento que pela sua configuração, dimensão e posicionamento central estratégico, assume uma preponderância fundamental. A escada atua como uma "ilha", elemento em torno do qual se processa a organização lógica e racional dos espaços. Se no caso do piso 0 a escada é "abraçada" por um largo conjunto de espaços que consolidam esta noção de núcleo central, minimizando assim a perceção da sua presença, por outro lado, no caso do piso 1, a escada é o vazio central sobre o qual todos os espaços se relacionam visualmente. Esta relação visual, permite uma amplitude do olhar no piso 1 que permite a perceção da dimensão em profundidade da área da Clínica. Assim sendo, o utente ao chegar a este piso, dedicado a áreas de tratamento, terapêutica e fisioterapia, consegue imediatamente visualizar, para além da área de recepção e zona de espera, o amplo ginásio com zonas de passadeiras de treino e o campo de treino com relvado sintético.

Clínica Lambert / A3A Arquitetos Associados + Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Ricardo Oliveira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clínica Lambert / A3A Arquitetos Associados + Manuel Belo Arquitetura" 26 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969092/clinica-lambert-a3a-arquitetos-associados-plus-manuel-belo-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.