Centro Comunitário Großweikersdorf / smartvoll

Centro Comunitário Großweikersdorf  / smartvoll - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCentro Comunitário Großweikersdorf  / smartvoll - Fotografia de Exterior, FachadaCentro Comunitário Großweikersdorf  / smartvoll - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCentro Comunitário Großweikersdorf  / smartvoll - Fotografia de Interiores, Fachada, PilarCentro Comunitário Großweikersdorf  / smartvoll - Mais Imagens+ 28

Großweikersdorf, Áustria
  • Equipe De Projeto: Christian Kircher, Philipp Buxbaum, Olya Sendetska, Simona Slavova, Dimitar Gamizov
  • Cidade: Großweikersdorf
  • País: Áustria
Mais informaçõesMenos informações
Centro Comunitário Großweikersdorf  / smartvoll - Fotografia de Exterior
© Romana Fürnkranz

"O efeito donut" - um acontecimento usual nas comunidades austríacas. Ele lentamente diminui o movimento dos centros das cidades por meio de fornecedores locais na periferia, fazendo com que o centro desapareça. Nosso novo centro comunitário, no entanto, está lutando contra esse efeito. Desenvolvido a partir do casario da praça principal, este novo coração da cidade abre-se como um gesto convidativo e acolhedor. Tanto os cidadãos como os visitantes não só se sentirão bem-vindos, como também se sentirão encorajados a usufruir da edificação. Uma forte simetria com a praça principal adiciona seriedade e significado ao local de encontro. A rotação da estrutura e a consequente abertura do terreno, juntamente com a orientação da entrada para a praça principal, exprimem um gesto de boas-vindas final encorajando os visitantes a explorar e descobrir.

Centro Comunitário Großweikersdorf  / smartvoll - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Dimitar Gamizov
Centro Comunitário Großweikersdorf  / smartvoll - Imagem 22 de 33
Planta - Térreo
Centro Comunitário Großweikersdorf  / smartvoll - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Dimitar Gamizov
Centro Comunitário Großweikersdorf  / smartvoll - Imagem 24 de 33
Corte Longitudinal
Centro Comunitário Großweikersdorf  / smartvoll - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Dimitar Gamizov

As estreitas "Winzergassen" (vielas dos viticultores), proporcionadas pelo frequente deslocamento rítmico da estrutura do edifício, proporcionam ambientes acolhedores com pátio interno, bem como espaço para o desenvolvimento de uma variedade de atividades. O novo centro comunitário é funcional e estruturalmente dividido em 3 partes. A primeira, orientada para a praça principal logo em frente, é a prefeitura. A segunda parte do edifício contém um clube, proporcionando um espaço flexível para uma variedade de atividades. Finalmente, na parte leste, um centro médico oferece espaço para até 5 médicos que operam em uma clínica. O volume é segmentado em várias partes, por um lado, é "fatiado" em pedaços compatíveis com a escala local, enquanto, por outro lado, mostra claramente o programa espacial e as funções. As entradas para a sede do clube e centro médico também são criadas nas áreas de compensação. Esta oferta é complementada pela flexibilidade do programa, que proporciona aos cidadãos diversas opções de utilização, seja na sede do clube, nas zonas exteriores, ou nas zonas públicas da própria prefeitura. O centro médico integrado e uma área potencial na parte posterior do local também proporcionam um aumento do movimento na região. 

Centro Comunitário Großweikersdorf  / smartvoll - Fotografia de Interiores
© Dimitar Gamizov
Centro Comunitário Großweikersdorf  / smartvoll - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Dimitar Gamizov
Centro Comunitário Großweikersdorf  / smartvoll - Fotografia de Interiores, Fachada, Pilar
© Jörg Seiler

O novo centro comunitário é proposto para desempenhar um papel central nas atividades da cidade. É a antítese de um mero edifício administrativo e é interpretado como uma manifestação construída de um centro animado e ativo. Antes da sua conclusão em 2020, o projeto foi escolhido como o vencedor de um concurso organizado pelo município de Großweikersdorf em outubro de 2017.

Centro Comunitário Großweikersdorf  / smartvoll - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Romana Fürnkranz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:3701 Großweikersdorf, Áustria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário Großweikersdorf / smartvoll" [Großweikersdorf Community Center – everything under one roof / smartvoll] 23 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968874/centro-comunitario-grossweikersdorf-smartvoll> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.