Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark

Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Fotografia de Interiores, Fachada, Pilar, ConcretoEspaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Fotografia de Interiores, VigaEspaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Fotografia de Interiores, CercaEspaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Fotografia de InterioresEspaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: Behark
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  125
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias :Mikel Ibarluzea
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Rothoblaas, Edilians, HASSLACHER NORICA TIMBER, JUNG, Jung Iberica, Piveteau bois, ROCKWOOL, Stora Enso, Zurale
  • Arquitetos Responsáveis: Beñat Saratxaga, Gentzane Goikuria
  • Equipe De Projeto: Beñat Saratxaga, Gentzane Goikuria, Asier Madarieta
  • Cliente: Ayuntamiento de Larrabetzu
  • Arquiteto Técnico: Juan Luis Urresti
  • Cidade: Larrabetzu
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Fotografia de Exterior, Fachada
© Mikel Ibarluzea

Descrição enviada pela equipe de projeto. Assim começou Last Chance for a Slow Dance, a canção de Fugazi, a última chance de uma dança lenta, e esse foi o sentimento no início do que finalmente seria a última fase da construção do pequeno espaço de Larrabetzu. Já se passavam vários anos de dura crise, diversos projetos para diferentes propostas de utilizações, intervenções arqueológicas, alguns imprevistos e até um contrato incapaz de levar a cabo a intervenção com êxito que teve de ser dispensado. Antes de retomar a construção, a obra precisou ser redesenhada novamente para deixá-la como estava no início, mas resolvendo os problemas gerados na desastrosa primeira fase das obras. Era, de fato, a última chance para uma dança lenta.

Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Fotografia de Exterior, Pilar
© Mikel Ibarluzea
Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Imagem 25 de 36
Axonométrica - Terreno
Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Fotografia de Exterior
© Mikel Ibarluzea

Um aterpe em Euskara ou Basco significa refúgio, um local de abrigo. No País Basco é utilizado para definir um espaço ou local coberto, tão necessário devido ao clima chuvoso do país. Dada a inexistência de espaços públicos cobertos na zona urbana, durante o desenvolvimento do projeto básico de reabilitação da Câmara Municipal de Larrabetzu, surgiu a ideia de transformar o edifício a ela anexo, praticamente em desuso e de pouco valor arquitetônico, num espaço exterior coberto que complementa o espaço público que circunda a Câmara. Esta área, como uma praça, é o espaço de maior importância e centralidade no tecido urbano do município, e por isso reúne muitas das atividades sociais e recreativas dos cidadãos, porém, não possuía exteriores cobertos e abertos. O aterpe, mesmo com as suas dimensões modestas, visa atenuar esta carência, criando um espaço protegido das intempéries mas ao mesmo tempo aberto, ventilado, luminoso e de grande permeabilidade que, também pela sua arquitetura e volumetria, se integra silenciosamente e sem alarde na trama urbana de Larrabetzu.

Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Fotografia de Interiores, Fachada, Pilar, Concreto
© Mikel Ibarluzea
Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Imagem 33 de 36
Corte EE
Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Fotografia de Interiores, Fachada
© Mikel Ibarluzea
Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Mikel Ibarluzea

O novo espaço público coberto configura-se por meio de uma estrutura que atua como envoltório para o novo volume, muito semelhante à do edifício anterior. Numa perspectiva semelhante, de respeito pela pré-existência, propõe-se a recuperação da fisionomia original da parede divisória da Câmara Municipal no térreo, bem como a integração da escada exterior e do seu chafariz anexo no novo edifício, de forma que através da sua identificação na memória coletiva dos Larrabetzuarras, está contribuindo para a assimilação e integração do novo edifício, tanto fisicamente, no cuidado com o ambiente protegido do centro histórico, quanto temporariamente, como outro substrato da história no lugar.

Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Fotografia de Interiores, Viga
© Mikel Ibarluzea
Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Imagem 26 de 36
Axonométrica
Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Fotografia de Interiores, Viga
© Mikel Ibarluzea
Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Fotografia de Interiores, Viga
© Mikel Ibarluzea

A estrutura do revestimento exterior, em madeira laminada, é formada por uma série de nervuras estruturais que funcionam como envolvente aberta e ventilada e suportam uma cobertura de duas águas. Ela é complementada por um único grande pilar de madeira fixado ao edifício da Câmara Municipal que serve de suporte tanto à cobertura como a um mezanino de laje de madeira laminada cruzada, esta última por meio de um pequeno pórtico numa das extremidades e uma grande viga de concreto em balanço no outro.

Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Fotografia de Interiores
© Mikel Ibarluzea

No que diz respeito à distribuição, o espaço se divide em dois pavimentos. Um térreo diáfano, que abriga um pequeno bar ou txosna aberto e polivalente, para utilização diária ou complementar dos eventos que decorrem no espaço público e um pequeno mezanino superior, acessado pela escada exterior. Uma vez executado o projeto de reabilitação da Câmara Municipal, o acesso ao mezanino é feito a partir do seu interior, comunicando-o com o plenário e dotando-o de saída de evacuação. Este mezanino complementa e enriquece o espaço coberto, tornando-o mais versátil, pois pode ser utilizado de diversas formas, como púlpito, palco, etc.

Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Fotografia de Interiores, Cerca
© Mikel Ibarluzea
Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Fotografia de Interiores
© Mikel Ibarluzea
Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Imagem 30 de 36
Corte BB
Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Fotografia de Interiores, Escada, Cerca, Viga
© Mikel Ibarluzea

A proposta privilegia a máxima permeabilidade do espaço público coberto de forma que um grande número de nervos estruturais desapareçam no térreo para configurar duas grandes entradas, uma pela praça principal e outra pela fachada oeste, seguindo os percursos habituais do espaço público. Uma pequena janela permite o acesso pela rua ao sul, embora não seja feito no mesmo nível. A disposição dos pilares confere ao espaço uma ampla permeabilidade visual e esta é complementada por uma instalação de iluminação pública com LEDs lineares que gera uma iluminação sugestiva e equilibrada, também regulável e com grande eficiência energética. Lá fora, o aterpe atua como uma lanterna, iluminando a praça com uma luz difusa e sutil.

Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Fotografia de Interiores
© Mikel Ibarluzea

Quanto à imagem do edifício, se oferece uma imagem contemporânea mas ao mesmo tempo respeitosa da tradição arquitetônica local, tanto na sua forma e volume de acordo com o edifício anteriormente existente, como nos seus materiais de construção e acabamento. Os materiais escolhidos, madeira, pedra e concreto, contribuem para a integração correta em seu ambiente.

Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Fotografia de Exterior, Fachada
© Mikel Ibarluzea

Além disso, a intervenção de substituição do edifício existente por outro claramente diferenciado da Câmara Municipal e a recuperação da parede divisória como uma nova fachada, contribuem para valorizar o conjunto e a cidade, integrando assim o novo edifício, apesar do seu aspecto contemporâneo, de uma forma muito mais harmoniosa e silenciosa na Herriko Plaza de Larrabetzu.

Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark - Fotografia de Exterior, Cerca
© Mikel Ibarluzea

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Askatasuna Plaza, 48195 Larrabetzu, Bizkaia, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Espaço Público Coberto Last Chance for a Slow Dance / Behark" [Espacio público cubierto Last Chance for a Slow Dance / Behark] 20 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968697/espaco-publico-coberto-last-chance-for-a-slow-dance-behark> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.