Renovação Hotel Brickyard / IILab.

Renovação Hotel Brickyard / IILab. - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Arch-Exist

Renovação Hotel Brickyard / IILab. - Fotografia de ExteriorRenovação Hotel Brickyard / IILab. - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaRenovação Hotel Brickyard / IILab. - Fotografia de ExteriorRenovação Hotel Brickyard / IILab. - Tijolo, ArcoRenovação Hotel Brickyard / IILab. - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: llLab.
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1146
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Arch-Exist
  • Arquitetos Responsáveis: Luis Ricardo, Hanxiao Liu
  • Equipe De Projeto: Lingling Liu, Yujun Yan, Fei Chen, Yihui Zhao, Henry D'Ath, Matt Eshleman, Lingkong Yin, Ziyu Wei, Camilo Espitia, Anqi Zhu, Jie Yu
  • Construção: Wenjie Xu, Yi Wang e equipe
  • Cidade: Beijing
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Renovação Hotel Brickyard / IILab. - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist

Breve histórico do local
A história do Brickyard pode ser rastreada até uma oficina de queima de azulejos independente. Localizada ao pé da Grande Muralha em Mutianyu, vila de Beigou, Pequim, essa fábrica de azulejos foi desativada devido a uma redução na demanda do mercado. O volume vazio da fábrica de azulejos ganhou uma nova vida em 2010 como um hotel; o prédio foi renomeado, "The Brickyard Retreat". Propriedade de moradores locais que amam a arquitetura e a cultura chinesa, o prédio da fábrica assumiu um papel de hospitalidade sob seus cuidados. Em 1 de setembro de 2020, o edifício fez a transição novamente. O proprietário do vizinho "San Sa Village" adquiriu o "The Brickyard Retreat" e o llLab. teve a honra de ser convidado a participar da próxima etapa do desenvolvimento cultural da aldeia Beigou.

Renovação Hotel Brickyard / IILab. - Fotografia de Exterior, Fachada
© Arch-Exist

A vida cultural na Vila Beigou
A vila de Beigou é famosa por sua característica geográfica e proximidade com a Grande Muralha de Mutianyu. Em 2018, "The Brickyard Retreat" na vila de Beigou se tornou um dos primeiros hotéis de herança rural chinesa selecionados conjuntamente pela Administração Estatal de Relíquias Culturais da China e pela Associação Chinesa para a proteção de sítios antigos. Até agora, ainda é o único Heritage Hotel em Pequim a receber este prêmio.

Renovação Hotel Brickyard / IILab. - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist
Renovação Hotel Brickyard / IILab. - Imagem 30 de 32
Metodologia Intervenções
Renovação Hotel Brickyard / IILab. - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Arch-Exist

Um interesse renovado no turismo cultural levou mais de 100 moradores da vila de Beigou a criar e operar diferentes tipos de oportunidades de negócios B&B. Ao mesmo tempo, com a conclusão da “Vila San Sa”, Beigou formou gradativamente sua própria infraestrutura turística, o que trouxe uma grande variedade de experiências de hospedagem. Este desenvolvimento da hospitalidade gerou múltiplas oportunidades de trabalho para os moradores locais e continua a apoiar o desenvolvimento social da comunidade. A combinação de revitalização rural e preservação cultural apresenta uma estratégia promissora para um desenvolvimento sustentável e ecologicamente correto.

Renovação Hotel Brickyard / IILab. - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Arch-Exist

Objetivo e estratégia da reforma 
O Brickyard é um exemplo de uma nova trajetória de renovação urbana da região. Uma trajetória de intervenções arquitetônicas cuidadosamente consideradas, necessárias e inevitáveis para proteger e apoiar um patrimônio cultural próspero. A intervenção arquitetônica no Brickyard está estruturada em torno de três elementos arquitetônicos principais: Azulejo Esmaltado, Forno Antigo e Tijolo Vermelho. Esses elementos são de particular importância, pois refletem a herança cultural da fábrica, a história arquitetônica do espaço e a cultura local da própria aldeia. A intervenção aproveita esses elementos para articular os espaços do programa, as características da paisagem e um respeito mútuo pelo local.

Renovação Hotel Brickyard / IILab. - Fotografia de Interiores, Tijolo, Arco
© Arch-Exist

Estrutura espacial
O programa é organizado em torno do volume principal no lado sul do pátio; este é o espaço onde se encontra o forno de queima de tijolos original. O programa do hotel inclui um espaço de recepção multiuso que também pode acomodar pequenos eventos de confraternização. Abraçando a importância arquitetônica e histórica de suas características, azulejos vidrados naturais e coloridos brilhantes são usados em todo o piso. Formando um mosaico orgânico, a combinação de características históricas e intervenções de design contemporâneo fornece uma atmosfera estimulante que conecta seu novo uso com sua formação técnica e história criativa.

Renovação Hotel Brickyard / IILab. - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Arch-Exist
Renovação Hotel Brickyard / IILab. - Imagem 29 de 32
Plantas - Antes e Depois
Renovação Hotel Brickyard / IILab. - Fotografia de Interiores, Cadeira
Detalhes. Imagem Cortesia de IILab.

O pátio norte oferece uma visão diferente. O uso de tijolos vermelhos locais e a vista aberta da Grande Muralha de Mutianyu reforçam uma conexão natural com os estilos de vida locais, rurais e tradicionais. Este é um espaço tranquilo que visa abrandar os padrões de atividade, proporcionando um espaço de descanso e criatividade. O espaço do pátio norte se concentra na percepção da natureza e da paisagem.

Renovação Hotel Brickyard / IILab. - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist

Elementos de projeto - azulejo esmaltado, forno antigo, tijolo vermelho
A intenção do projeto busca honrar a qualidade autêntica dos materiais naturais e destaca a relação entre o ser humano e a natureza ao longo do tempo. Esta é uma referência direta à relação dialética entre os artesãos e sua compreensão das propriedades naturais dos materiais. Brickyard demonstra orgulho pela herança da vila Beigou, honrando uma tradição de mão de obra excepcional enquanto define seu próprio estilo arquitetônico. A renovação do hotel respeita e abraça a história do artesanato local, ao mesmo tempo em que destaca a evolução da consciência que os produtos culturais podem trazer às pessoas e à sociedade.

Renovação Hotel Brickyard / IILab. - Tijolo, Arco
© Arch-Exist

Azulejo Esmaltado
A linguagem arquitetônica do espaço é unificada e intensificada por meio do tratamento de azulejos no piso. Tamanhos diferentes de azulejos e métodos sustentam as distintas atmosferas de cada espaço. O telhado, a pavimentação interna e a pavimentação do pátio externo têm cada um seu próprio padrão de azulejo distinto. O azulejo envidraçado medeia a herança cultural e a história da edificação. Os ricos mosaicos de azulejos envolvem o visitante por meio de múltiplos sentidos, desde sua qualidade tátil variada, sua qualidade acústica, até seus padrões de cores vivas e envolventes. Todos os esforços são feitos para transmitir o significado social da preservação e reinterpretação do patrimônio cultural na sociedade atual. A cobertura de telhas envidraçadas verdes forma uma linha de referência reta, este gesto atua como uma tela para as formas mais orgânicas das estruturas dos fornos. O verde vivo das telhas marca a importância do volume, referenciando a hierarquia da cor do telhado na arquitetura tradicional, ao mesmo tempo em que reflete o verde vibrante da vegetação natural do local.

Renovação Hotel Brickyard / IILab. - Fotografia de Exterior, Fachada
© Arch-Exist
Renovação Hotel Brickyard / IILab. - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist

Forno antigo
O antigo forno é a parte mais histórica da própria fábrica. Para celebrar sua qualidade única, a textura interior existente da estrutura foi preservada tanto quanto possível. Apenas uma parede interna extra foi adicionada por motivos de segurança e conforto. Com esta intervenção mínima, os hóspedes podem vivenciar o espaço de todos os ângulos, tendo a oportunidade de acessar os depósitos de materiais em várias camadas - relíquias de seu uso anterior. O alpendre em arco foi alongado para se tornar a entrada principal, o que proporciona aos visitantes uma primeira impressão, apelando diretamente para a vocação patrimonial da edificação. Este gesto realça a importância histórica da construção do forno e reforça a natureza solene da linguagem arquitetônica.

Renovação Hotel Brickyard / IILab. - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist

Tijolo vermelho
Materiais e técnicas construtivas, dentro do sentido tradicional da construção rural, têm sido desafiados no projeto. A reapropriação desses métodos fornece novas qualidades expressivas aos materiais quando são usados em uma estrutura arquitetônica diferente. Enquanto o tijolo vermelho é amplamente utilizado, em homenagem ao patrimônio rural local, é aplicado com mais autonomia do que antes para romper e atingir um novo patamar de expressão local. A reconceituação e reapropriação de materiais e técnicas tradicionais procura investigar o diálogo entre relações espaciais, formas de habitação e ideologias tanto das condições de vida urbana como rural.

Renovação Hotel Brickyard / IILab. - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist
Renovação Hotel Brickyard / IILab. - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist

Expectativa e visão
Três anos após a conclusão de "San She Nostalgic Station" e "San Sa Village", no sopé da Grande Muralha Mutianyu, Brickyard apresenta-se como mais um estudo de reapropriação espacial e cultural dentro deste contexto rural único. O projeto desafia as relações entre a vida rural e urbana em espaços de importância cultural crítica. No llLab. buscamos desenvolver uma abordagem inclusiva, que reconceitua a paisagem local e as linguagens arquitetônicas para criar qualidades espaciais inter-relacionadas. Esperamos que os projetos possam estimular as pessoas a buscar ativamente uma percepção especial da cultura.

Renovação Hotel Brickyard / IILab. - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:The Brickyard Retreat, Beigou Village, Huairou, Beijing, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Renovação Hotel Brickyard / IILab." [Brickyard Retreat Renovation / IILab.] 16 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968572/renovacao-hotel-brickyard-iilab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.