Casa Garten / Caio Persighini Arquitetura

Casa Garten / Caio Persighini Arquitetura - Fotografia de ExteriorCasa Garten / Caio Persighini Arquitetura - Fotografia de InterioresCasa Garten / Caio Persighini Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, VigaCasa Garten / Caio Persighini Arquitetura - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Garten / Caio Persighini Arquitetura - Mais Imagens+ 30

Araraquara, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  266
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Favaro Jr.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Concremassa Concreto & Argamassa, Copav, Docol, Eliane Revestimentos, Pormade, Portobello, Projeta Iluminação
  • Arquiteto Responsável: Caio Persighini
  • Equipe De Projeto: Laisi Fassini, Bruna Caires e Felipe Orocini
  • Engenharia: Rodolpho Maia
  • Paisagismo: Angela Bonancin
  • Cidade: Araraquara
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Garten / Caio Persighini Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Favaro Jr.

Descrição enviada pela equipe de projeto. Muitos caminhos foram debatidos para que um senso poético para seu partido fosse estabelecido. Ainda haviam perante aos proprietários, algumas discussões para um entendimento das premissas e seu amadurecimento em um partido arquitetônico conciso no equilíbrio de forma, função e espaço fosse apurado.

Casa Garten / Caio Persighini Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Favaro Jr.
Casa Garten / Caio Persighini Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Favaro Jr.
Casa Garten / Caio Persighini Arquitetura - Imagem 30 de 35
Planta - Térreo
Casa Garten / Caio Persighini Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Favaro Jr.
Casa Garten / Caio Persighini Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Favaro Jr.

A casa GARTEN foi concebida para que a família pudesse viver um espaço imersivo e correlativo aos ambientes tangentes ao espaço social. Reservamos para o pavimento superior os espaços de caráter íntimo e que tocam o cotidiano mais introspectivo dos proprietários. Nele encontramos os ambientes como os quartos e um lounge de vivência que comporta funções como academia, áudio e vídeo. Em relação aos quartos temos uma suíte sendo como o dormitório principal e dois quartos que dividem um hall íntimo com o lounge. A resultante de desconstruir a ideia de mais duas suítes, veio de encontro com a questão do aproveitamento de espaço, considerando as condicionantes métricas do lote e, de também, esse sanitário também cumprir as demandas cabíveis ao lounge de vivência.

Casa Garten / Caio Persighini Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Favaro Jr.
Casa Garten / Caio Persighini Arquitetura - Imagem 33 de 35
Corte longitudinal
Casa Garten / Caio Persighini Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Favaro Jr.

A correlação entre ambientes desenvolvido no pavimento térreo, tirou forte viabilidade do fato do lote estar posicionado em uma esquina e com isso, tivemos a oportunidade de explorar a divergência planialtimétrica existente, trazendo para o interior da casa uma dinâmica dentro dos espaços sociais e de acomodar a garagem em uma cota mais sútil em relação ao passeio público tangente à casa. Com o desenrolar da esquina, durante um caminhar, ou até mesmo quando estamos dentro de um veículo, o “passar” pela via de modo contemplativo, faz com que pontualmente a casa revele seus detalhes pouco a pouco, e nesses detalhes, um partido arquitetônico imponente e ao mesmo tempo sútil, considerando a sua proporção com o dimensionamento do lote e restrições construtivas.

Casa Garten / Caio Persighini Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Favaro Jr.
Casa Garten / Caio Persighini Arquitetura - Imagem 35 de 35
Elevação Lateral direita
Casa Garten / Caio Persighini Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Favaro Jr.

Quanto a sua arquitetura, a todo momento do processo de criação e concepção do projeto, sempre tivemos a atenção de desenvolve-lo considerando cada questionamento e vontade dos proprietários. Seu partido arquitetônico, tem seu pé na discussão do brutalismo e tange uma breve discussão no minimalismo, isso, considerando pela pontualidade das peças, funções e materialidade. Mas em suma, vejo a casa deter uma identidade própria, sem assumir um estilo pontualmente. Seu corpo principal é composto por concreto armado, este por sua vez, moldado in loco, onde cumpre seu papel sensorial e visual da casa, estabelecendo nuances de tonalidade em sua superfície de modo orgânico, a presença constante nos ambientes potencializam a amplitude sensorial dos espaços e além de nos prender sutilmente a atenção na composição e correlação dos elementos construtivos.

Casa Garten / Caio Persighini Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Favaro Jr.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Garten / Caio Persighini Arquitetura" 07 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968457/casa-garten-caio-persighini-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.