Artesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio

Artesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior, TijoloArtesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior, TijoloArtesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Fotografia de Interiores, Tijolo, CercaArtesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Fotografia de Interiores, PrateleiraArtesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Mais Imagens+ 40

  • Arquiteto Responsável: Boonserm Premthada
  • Cliente: Soraya Visitsopa
  • Equipe De Projeto: Boonserm Premthada, Jaruj Thammasoontorn, Pacharaphol Osotcharoenphon
  • Engenharia: Preecha Suvaparpkul
  • Arquitetura: Bangkok Project Studio
  • Cidade: Ban Run
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Artesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Spaceshift Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Cinco edifícios triangulares construídos com blocos de vidro e emoldurados por madeira configuram o complexo do restaurante. Cada volume possui 8 x 8 x 11,31 m, sendo a área total dos cinco edifícios (dois pavimentos e circulação) de 310,00 m². O percurso pedonal em torno do empreendimento, incluindo a área da recepção e a varanda da zona ribeirinha, possui 640 m² e a área de serviço tem 950,00 m². Na margem do rio Chao Phraya, no distrito de Ban Run, Ayutthaya, os cinco edifícios com tijolos de vidro brilham sob a luz do dia e da noite.

Artesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior
© Spaceshift Studio

Apesar de possuírem a mesma dimensão, cada edifício tem funções diferentes. A intenção do projeto foi utilizar materiais geralmente ignorados, mas quando aplicados em conjunto, geram um valor agregado. Os tijolos de vidro, menosprezados pelo seu padrão menos atrativo ou por sua reputação de blocos de parede de banheiro, foram valorizados por molduras de madeira, refletida nos blocos.

Artesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Spaceshift Studio
Artesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Imagem 36 de 45
Layout
Artesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Spaceshift Studio
Artesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Imagem 37 de 45
Planta Primeiro Pavimento
Artesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Fotografia de Interiores
© Spaceshift Studio

Películas de PVC transparente foram utilizadas nas portas de acesso, no lugar de folhas de vidro, para reduzir o peso e o orçamento da construção.  Cabos de aço foram entrelaçados sobre as portas e janelas para reduzir a força do vento, proveniente do rio. Além disso, as dobradiças das portas e janelas foram retiradas de portas de caminhões, e adaptadas para suportar o peso das enormes portas e janelas.

Artesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Spaceshift Studio
Artesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Imagem 40 de 45
Cortes
Artesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior, Escada, Cerca
© Spaceshift Studio

O método de construção e os materiais utilizados nos cinco edifícios foram desafiadores, tanto para o projeto como para a construção, já que o sistema construtivo das paredes de blocos de vidro é diferente. Neste projeto, utilizamos o aço como argamassa e o revestimos com madeira, além de transformar vários outros elementos em materiais de construção. Os construtores não são artesãos, mas sim trabalhadores locais comuns, que aprenderam a dominar o método de construção desenvolvido, considerando o nível de suas habilidades.

Artesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Fotografia de Interiores, Tijolo, Cerca
© Spaceshift Studio

Além do método construtivo e dos materiais alternativos, que deram vida as Artesãs Ayutthaya, a história do lugar não é menos inspiradora. O projeto está localizado em uma vila no distrito de Ban Run, onde a maioria dos moradores são mulheres solteiras ou viúvas. Sua atividade diária é dar esmolas aos monges no início da manhã, que por sua vez, fazem o possível para ganhar dinheiro para consertar o templo degradado da aldeia. Cada uma das cozinheiras prepara especialidades em grandes panelas, e embala a comida em pequenas sacolas individuais para oferecer aos monges e trocar entre eles. Desta forma, nasce o projeto.

Artesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior, Escada
© Spaceshift Studio
Artesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Imagem 41 de 45
Elevações Norte e Oeste
Artesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior
© Spaceshift Studio
Artesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Spaceshift Studio

Essas modestas mulheres solteiras e viúvas de 55 a 94 anos, cozinham pratos deliciosos, mas não se autodenominam "chefs". Elas juntam suas habilidades culinárias para criar uma gastronomia local para os visitantes, e esperam que eles voltem como filhos ou netos, que voltam para casa pela comida preparada por suas mães, tias e avós. Parte da receita da venda de alimentos é destinada à reforma do templo. Os cinco edifícios receberam o nome dessas mulheres. Além da comida local, os pratos, tigelas e copos de barro também foram confeccionados local e meticulosamente, peça por peça, por uma mulher solteira de 60 anos.

Artesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior
© Spaceshift Studio

É por isso que o projeto se autodenomina “Artesãs Ayutthaya”, já que essas mulheres são descendentes do povo Ayutthaya, determinadas a preservar a culinária e o artesanato da região. A comunidade é tão generosa, que todas as receitas e segredos culinários foram tornados públicos, para que todos possam ajudar a manter viva a comida local de Ayutthaya. Nós denominados estas mulheres de “as escrituras que respiram”.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ban Run, Phra Nakhon Si Ayutthaya District, Phra Nakhon Si Ayutthaya 13000, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Artesãs Ayutthaya: Restaurante das Mulheres / Bangkok Project Studio" [Artisans Ayutthaya: The Woman Restaurant / Bangkok Project Studio] 10 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968242/artesas-ayutthaya-restaurante-das-mulheres-bangkok-project-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.