Santiago Calatrava divulga projeto para pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Expo 2020 Dubai

O arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava revelou o projeto do Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos para a Expo 2020 Dubai, Emirados Árabes Unidos. O pavilhão de 15.000 metros quadrados se destaca como uma "interpretação simbólica do fluxo do movimento", projetado com linhas e espaços cuidadosamente selecionados que se misturam com seus arredores de vegetação, arcadas sombreadas e asas em balanço. O monumento nacional foi criado para criar uma experiência imersiva e multissensorial para os visitantes, tanto do ponto de vista arquitetônico quanto de recursos cinematográficos integrados, apresentando-os à história, cultura e inovações futurísticas dos Emirados Árabes Unidos.

Santiago Calatrava divulga projeto para pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Expo 2020 Dubai - Imagem 2 de 6Santiago Calatrava divulga projeto para pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Expo 2020 Dubai - Imagem 3 de 6Santiago Calatrava divulga projeto para pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Expo 2020 Dubai - Imagem 4 de 6Santiago Calatrava divulga projeto para pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Expo 2020 Dubai - Imagem 5 de 6Santiago Calatrava divulga projeto para pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Expo 2020 Dubai - Mais Imagens+ 1

Para traduzir o tema central do pavilhão de "asas que retratam o fluxo do movimento", a estrutura do telhado consiste em um sistema híbrido entre uma concha e uma moldura de portal, composta por 28 asas. As asas podem ser abertas em 3 minutos, cobrindo uma faixa de 110 e 125 graus. Em termos de mecanismo, 46 atuadores hidráulicos acionam a rotação das asas, funcionando como pistões. Uma vez ativado, o óleo hidráulico é empurrado por esses atuadores, estendendo os pistões para abrir as asas em sua capacidade total.

Santiago Calatrava divulga projeto para pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Expo 2020 Dubai - Imagem 3 de 6
Cortesia de Calatrava

O compromisso de Calatrava com a sustentabilidade em seu projeto é destacado com painéis fotovoltaicos produzidos nos Emirados Árabes Unidos e integrados na estrutura do telhado. Além de serem esteticamente atraentes, as asas, quando abertas, também servem como proteção contra chuva e tempestades de areia e  quando fechadas absorvem a luz solar.

Estamos empenhados em garantir que as principais práticas de sustentabilidade ambiental sejam incorporadas ao cerne do processo de projeto. Assim, o Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos tem consciência energética e integra uma gama de elementos e qualidades de projeto sustentável, garantindo a longevidade da estrutura para resistir ao teste do tempo. — Santiago Calatrava

Santiago Calatrava divulga projeto para pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Expo 2020 Dubai - Imagem 4 de 6
Cortesia de Calatrava

Outra característica arquitetônica da estrutura é a abertura zenital Oculus, integrada na cobertura do Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos. O elemento é colocado a uma altura de 27,8 metros e reflete a forma do logotipo da Expo 2020. Além de fornecer luz natural ao ambiente, o Oculus também é cercado por grades que se abrem em caso de incêndios acidentais. No coração do pavilhão está um espaço em forma de esfera facetada que abriga um auditório com uma plataforma elevatória. A plataforma suporta o assento interno e transporta o público de um andar para outro durante sua experiência audiovisual.

Santiago Calatrava divulga projeto para pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Expo 2020 Dubai - Imagem 5 de 6
Cortesia de Calatrava

O arquiteto e engenheiro espanhol também apresentou o projeto do Pavilhão do Qatar na Expo 2020 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O projeot é inspirado nos quatro elementos representados no brasão de armas do Qatar e incluirá duas galerias principais e espaços de exposição, proporcionando aos visitantes ambientes envolventes, inclusivos e interativos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Santiago Calatrava divulga projeto para pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Expo 2020 Dubai" [Santiago Calatrava Reveals Design of the UAE Pavilion for the Expo 2020 Dubai] 15 Set 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968240/santiago-calatrava-divulga-projeto-para-pavilhao-dos-emirados-arabes-unidos-na-expo-2020-dubai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.