Consolidação e Restauração no Castelo de Morella / Carquero Arquitectura

Consolidação e Restauração no Castelo de Morella / Carquero Arquitectura

© Joan Roig© Joan Roig© Joan Roig© Joan Roig+ 26

Morella, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo Fotografías:  Joan Roig
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Galol, Kimia, Kimitech, Saint-Astier, The Inox in Color
  • Arquitetos Responsáveis:Carlos Quevedo Rojas, Carlos Peinado Madueño
  • Desenvolvedor:SG del Instituto del Patrimonio Cultural de España, Dirección General de Bellas Artes
  • Colaboradores:Cristina Pérez Prado, Joaquín Martín Rizo, Alejandro Izquierdo Toscano, Gloria Rivero Lamela
  • Arquiteto:Fermín Font Mezquita
  • Arqueólogo:Ramiro Pérez Millán
  • Gerente Da Construção:Josep Brazo i Ramírez
  • Construtora:Urcotex Inmobiliaria S.L.U.
  • Carpintaria:Subirats
  • Cidade:Morella
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Joan Roig
© Joan Roig

Descrição enviada pela equipe de projeto. O critério geral de intervenção foi o de restaurar e consolidar as estruturas existentes, mantendo a arquitetura no estado em que se encontram, principalmente nas suas coroações, cavidades e superfícies, evitando a reinterpretação do seu estado original.

© Joan Roig
© Joan Roig
Planta
Planta
© Joan Roig
© Joan Roig

Para os elementos estruturais necessários acrescentados, foram utilizados materiais compatíveis como o cimento de cal, com reforços de aço inoxidável e fibra de vidro, com tons e texturas que se integram com o resto da interessante estratigrafia histórica das estruturas existentes e descobertas. Da mesma forma, para os elementos funcionais necessários acrescentados como a carpintaria, utiliza-se o aço inoxidável com tratamento a vapor de titânio, conferindo-lhe um acabamento que se integra com o resto da intervenção.

© Joan Roig
© Joan Roig

Na área da muralha, com cerca de 70 metros de comprimento e 14 metros de altura além dos muros, a principal tarefa incidiu na consolidação estrutural da mesma, pois está em risco de desabamento, além de sua limpeza e restauro. Fora dos muros, foram colocados quatro contrafortes, reforçando os alicerces com a recuperação do solo, bem como a selagem e consolidação de fissuras.

© Joan Roig
© Joan Roig
Corte
Corte
© Joan Roig
© Joan Roig
© Joan Roig
© Joan Roig

No interior das paredes, foi retirado um importante volume de preenchimentos da época carlista que a afetavam estruturalmente, revelando inúmeros vestígios arqueológicos, depositados no Museu do Castelo de Morella, bem como a descoberta de três fornos de cal, deixando paredes de terra batida visíveis. Para a captação da água da chuva, principal causa das patologias no castelo, foi instalado um sistema de pavimentos difusos e tubagens que encaminham a água para uma piscina exterior pré-existente.

© Joan Roig
© Joan Roig

Na Torre de Sant Francesc, o acesso foi recuperado através da execução da cobertura da passarela anexa, dos seus degraus, e do alargamento da parede exterior. Tudo foi restaurado, inclusive as rampas de acesso ao prédio anexo.

© Joan Roig
© Joan Roig
Corte
Corte
© Joan Roig
© Joan Roig

Na zona da Torre de la Pardala, todo o enchimento foi esvaziado ao nível original de forma a impermeabilizar e sistematizar a captação de água em toda a sua zona, executando a cobertura que tinha sido perdida. As estruturas externas foram restauradas, com achados curiosos, como balas de canhão embutidas na Torre ou uma canhoneira escondida.

© Joan Roig
© Joan Roig

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Morella, Castellón, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Consolidação e Restauração no Castelo de Morella / Carquero Arquitectura" [Consolidación y restauración en el castillo de Morella / Carquero Arquitectura] 05 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967884/consolidacao-e-restauracao-no-castelo-de-morella-carquero-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.