Casa Proa / Atelier Marko Brajovic

Casa Proa / Atelier Marko Brajovic

© Rafael Medeiros© Rafael Medeiros© Rafael Medeiros© Rafael Medeiros+ 24

  • Autoria:Atelier Marko Brajovic
  • Diretor De Criação:Marko Brajovic
  • Diretor De Projeto:Bruno Bezerra
  • Arquitetas Assistentes:Vitoria Mendes, May Shinzato
  • Fabricação E Configuração:Produção Hybrida
  • Master Plan Da Area E Licenciamento:Guapuruvu
  • Agradecimentos Especiais:JP, Júlio e Henrique
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Rafael Medeiros
© Rafael Medeiros

Descrição enviada pela equipe de projeto. Estruturas ordenadas ocorrem a partir da natureza intrínseca das partículas constituintes para formar padrões simétricos que se repetem ao longo das direções principais do espaço tridimensional na matéria. Os triângulos e a triangulação são a essência da organização espacial natural das forças em equilíbrio dinâmico.

© Rafael Medeiros
© Rafael Medeiros

O tetraedro (uma forma de pirâmide com quatro lados, incluindo a base), é a estrutura mais estável e que preenche o espaço, na verdade o sistema estrutural básico mais simples da natureza. Buckminster Fuller explorou amplamente o sistema de tetraedros como “...o sistema mínimo do Universo, e ele acabou sendo, então, omni-triangulado e descobrimos que as estruturas são sempre trianguladas. Estrutura significa triângulo e triângulo significa estrutura, não havia outra estrutura estável polígonos. Portanto, o tetraedro acabou sendo o sistema estrutural mínimo do Universo."

© Rafael Medeiros
© Rafael Medeiros
Isométrica explodida
Isométrica explodida
© Rafael Medeiros
© Rafael Medeiros

A Casa Proa foi projetada pelo Atelier Marko Brajovic através um processo criativo inspirado em modulações triangulares em diferentes escalas e uma tipologia de casa na árvore. O 6x6x6 metros de volume triangular equilátero foi instalado na Praia do Rosa em Paraty, localizado entre uma mangueira, a tradicional casa colonial e uma grande rocha, num terreno íngreme à beira-mar. A redundância da geometria triangular na planta baixa e na seção, bem como no sistema de cobertura em tetraedro, promove uma estratégia estrutural e perceptiva. A arquitetura organiza um espaço compacto modulado em subtrângulos adicionais criando um padrão visual e de experiência do usuário tanto no espaço quanto nos acabamentos.

© Rafael Medeiros
© Rafael Medeiros

O quarto principal fica no centro, a cozinha atrás, e em triângulos laterais se compõem a entrada, e do outro lado, um banheiro. O terraço está na frente abrindo-se como uma proa para o mar e generosos bancos de 1m de largura envolvem os dois lados da casa.

© Rafael Medeiros
© Rafael Medeiros
Planta baixa
Planta baixa
© Rafael Medeiros
© Rafael Medeiros

Os móveis foram todos projetados especificamente para a casa, assim como as cortinas ressignificando as redes locais de pesca de camarão e as lâmpadas de parede feitas reciclando ralos de bronze para barcos. A casa, instalada sobre pilares estendidos seguindo um sistema estrutural vertical “ramificado”, comporta-se visualmente como uma árvore e a pequena construção praticamente flutuando na paisagem de plantas tropicais com acesso a uma praia particular.

© Rafael Medeiros
© Rafael Medeiros

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Proa / Atelier Marko Brajovic" 31 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967668/casa-proa-atelier-marko-brajovic> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.