Centro Comercial CL / VAGA

Centro Comercial CL / VAGA - Fotografia de Exterior, FachadaCentro Comercial CL / VAGA - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Vidro, Fachada, Janela, CorrimãoCentro Comercial CL / VAGA - Fotografia de Interiores, Fachada, JanelaCentro Comercial CL / VAGA - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCentro Comercial CL / VAGA - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: VAGA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  950
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Arquitetos Responsáveis: Fernando O'Leary, Pedro Domingues, Pedro Faria
  • Equipe De Projeto: Gabriela Inomata, Giovana Custódio
  • Clientes: Eixxo Empreendimentos Imobiliários
  • Cidade: Cesário Lange
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Centro Comercial CL / VAGA - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, Fachada
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para um terreno de aproximadamente 920 m2, localizado no centro da pacata cidade de Cesário Lange, foi requisitada a concepção de um edifício composto por espaços flexíveis e devidamente adequados para abrigar pequenos estabelecimentos de usos diversificados, destinados principalmente a atividades de comércio e serviços. O conjunto está situado na esquina oposta aos Galpões CL, projeto desenvolvido anteriormente pelo VAGA para o mesmo empreendedor. O lote goza de uma relação franca com um córrego arborizado, associado a uma das principais vias de acesso à cidade, onde a população pratica cotidianamente atividades de esporte e lazer.

Centro Comercial CL / VAGA - Fotografia de Interiores
© Leonardo Finotti

O principal intuito com a implantação do complexo era dar suporte ao desenvolvimento econômico do município, associado principalmente à agropecuária e à indústria, assim como fomentar o desenvolvimento territorial, oferecendo espaços apropriados para locação de comércios e escritórios, em um lugar ainda desprovido de tais equipamentos. Logo, instituiu-se como desafio essencial a criação de um objeto de natureza simples, porém atrativa, capaz de potencializar a vitalidade da rua e elevá-la à condição de espaço não só de circulação, mas de permanência e convivência cívica. Através da associação dos espaços de convívio coletivo aos espaços destinados aos comércios, estabelece-se uma relação de mútuo benefício entre público e privado.

Centro Comercial CL / VAGA - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Vidro, Fachada, Janela, Corrimão
© Leonardo Finotti
Centro Comercial CL / VAGA - Imagem 17 de 20
Planta baixa
Centro Comercial CL / VAGA - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Leonardo Finotti

Tratando-se de um lote de esquina, também era pertinente a constituição de duas frentes com permeabilidade visual que promovessem o contato direto entre a rua e o programa proposto, fundamental para o bom funcionamento dos usos idealizados. Na esquina foi criada uma praça elevada em relação ao nível da rua, estabelecendo um ponto de ligação entre os conjuntos comerciais, a avenida principal, o córrego e a praça do conjunto de galpões na esquina adjacente, conformando assim um lugar de encontro.

Centro Comercial CL / VAGA - Imagem 20 de 20
Axonométrica

Como forma de solucionar o desnível preexistente, os 6 módulos comerciais de 2 pavimentos são organizados de dois em dois, estes integráveis entre si, ajustando-se à topografia da calçada. Além da flexibilidade na integração ou compartimentação entre os conjuntos, os espaços deveriam ser capazes de abrigar com facilidade uma gama diversa de usos possíveis e permitir, através de pequenas adequações, mudanças de uso sem grandes complicações ou intervenções estruturais complexas. Os módulos, portanto, contam apenas com infraestrutura básica de sanitários e copa, escada de acesso ao pavimento superior e sistema de instalações posicionadas em lugares estratégicos, priorizando a praticidade das eventuais adequações e promovendo grande liberdade às futuras ocupações.

Centro Comercial CL / VAGA - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Leonardo Finotti

Enquanto construção, o projeto tira partido das restrições de custo previamente impostas e propõe uma estrutura simples e de baixa manutenção, composta por estrutura convencional em concreto armado e lajes pré-moldadas, associadas a vedações em blocos cerâmicos. A cobertura, por sua vez, é composta por sheds estrutura metálica leve e telhas termo acústicas. Estes elementos de telhado inclinados possibilitam uma constante iluminação e ventilação natural dos conjuntos, minimizando a dependência de recursos artificiais para garantir o conforto da edificação. Já as aberturas são generosas nas vitrines do térreo e nas janelas do pavimento superior voltadas à área verde perimetral ao córrego.

Centro Comercial CL / VAGA - Fotografia de Exterior, Fachada
© Leonardo Finotti

A materialidade também se coloca de forma despretensiosa e singela: as paredes foram pintadas na cor branca, os pisos internos são feitos em concreto polido e os pisos externos em cerâmica. Em contraponto com a simplicidade material e construtiva, edifica-se um objeto carregado de complexidade em sua volumetria, despertando um jogo de cheios e vazios, luz e sobra, numa composição que se revela gradualmente conforme o trajeto percorrido pelo espectador.

Centro Comercial CL / VAGA - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cesário Lange - Santa Cruz, Cesário Lange - SP, 18285-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Comercial CL / VAGA" 30 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967578/centro-comercial-cl-vaga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.