Casa jardim / HANGHAR

Casa jardim / HANGHAR - Fotografia de InterioresCasa jardim / HANGHAR - Imagem 3 de 14Casa jardim / HANGHAR - Fotografia de ExteriorCasa jardim / HANGHAR - Fotografia de ExteriorCasa jardim / HANGHAR - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: HANGHAR
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Max Hart Nibbrig
  • Arquiteto Responsável: Eduardo Mediero
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa jardim / HANGHAR - Fotografia de Exterior
© Max Hart Nibbrig

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma pequena vila na região de Cameros, na serra de Rioja, existe uma casa muito singular. Ao contrário das estruturas ao seu redor, a casa é caracterizada por uma fachada monumental e única de cinco pavimentos, com paredes de pedra espessas e aberturas simétricas. Cada andar, igual em distribuição e dimensões, é ligado por uma imponente escada helicoidal de madeira sobre a qual fica uma clarabóia que permite a entrada de luz zenital. 

Casa jardim / HANGHAR - Imagem 14 de 14
Diagramas
Casa jardim / HANGHAR - Imagem 13 de 14
Geometria
Casa jardim / HANGHAR - Fotografia de Exterior
© Max Hart Nibbrig

No pavimento mais baixo, próximo ao antigo barranco da aldeia e vencendo um desnível do terreno, há um espaço estreito e alongado que antigamente era reservado aos animais e ao armazenamento. 

Casa jardim / HANGHAR - Fotografia de Interiores
© Max Hart Nibbrig
Casa jardim / HANGHAR - Imagem 12 de 14
Planta
Casa jardim / HANGHAR - Fotografia de Interiores
© Max Hart Nibbrig

O projeto consiste em adaptar este espaço a um programa de lazer e estar que permita que ele seja desfrutado ao lado de um pequeno jardim. Por este motivo, foi proposta uma intervenção de recursos reduzidos, mas com um grande resultado em que os traços do antigo estábulo coexistem com as demandas de uma moradia contemporânea. Foi utilizado um piso de concreto aparente sóbrio, incrustado com pequenos ladrilhos de 10x10cm que tinham pertencido ao espaço original e que a família tinha guardado por gerações. As aberturas na fachada são ampliadas e alinhadas com as varandas superiores, permitindo a entrada de luz natural, junto com o envidraçamento de uma grande abertura de 2,5x2x5m dando acesso a uma viela vizinha. Ao lado de uma das janelas há um austero banco de gesso onde a família passa suas noites de verão. O velho bebedouro para animais, um grande pedaço de pedra local, sobe acima de uma estrutura de tijolo pintado de branco, funcionando como um bebedouro de água.

Casa jardim / HANGHAR - Imagem 3 de 14
© Max Hart Nibbrig

O jardim ao ar livre é disposto acompanhando uma sinuosa plataforma de concreto colorido, que serpenteia pela vegetação e árvores existentes, dando acesso ao projeto a partir da rua. O plano da soleira é elevado 15cm acima do solo, permitindo a continuidade espacial com o interior do estábulo e gerando uma paisagem externa quase doméstica que se adapta às necessidades da família.

Casa jardim / HANGHAR - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Max Hart Nibbrig

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Rioja, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa jardim / HANGHAR" [Casa jardín / HANGHAR] 30 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967404/casa-jardim-hanghar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.