Casa Axé / Gonzalez Moix Arquitectura

Casa Axé / Gonzalez Moix Arquitectura - Fotografia de ExteriorCasa Axé / Gonzalez Moix Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraCasa Axé / Gonzalez Moix Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Axé / Gonzalez Moix Arquitectura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Axé / Gonzalez Moix Arquitectura - Mais Imagens+ 15

Cercado de Lima, Peru
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  346
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ramiro Del Carpio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, DECOR STONE, Decor Center, MARXPERU, POYECTOS DIAZ, SIERRA MUEBLES PERU
  • Arquiteto Responsável: Oscar Gonzalez Moix
  • Equipe De Projeto: Ana Gabriela Orihuela O’Brien
  • Diagramas: Claudio Advíncula
  • Cidade: Cercado de Lima
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
Casa Axé / Gonzalez Moix Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ramiro Del Carpio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Axé, é uma saudação baiana (Salvador da Bahia), um dito com referência religiosa utilizado há muitos anos no Brasil, que significa energia positiva. Esta frase foi o que descarregou aquela energia para desenvolver junto com meus clientes brasileiros, este projeto único localizado em Lima, Peru. O terreno árido, de esquina, com uma superfície de 500 m2, nos permitiu elaborar um projeto com uma síntese, atingindo uma economia formal, espacial e programática que abrigaria ou conteria as emoções e os desejos dos usuários. 

Casa Axé / Gonzalez Moix Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Ramiro Del Carpio

Gerar uma nova paisagem vegetal, sobre o manto árido existente e incorporá-la em cada canto da casa, esperando que as plantas amadureçam e se tornem parte da arquitetura e de seu tempo, um valor essencial que sem dúvida foi o norte para desenhar um térreo muito aberto e diáfano, provocando uma Paisagem Social. Atmosfera que pode ser sentida, que gera pausa e contém a paz, em todos os seus cantos e ambientes.

Casa Axé / Gonzalez Moix Arquitectura - Imagem 15 de 20
Axonométrica

Este espaço social principal se apoia em dois elementos estruturais, um é o eixo que contém o serviço, pátios internos e salão de jogos, materializado na parede de granito, que percorre todo o comprimento do terreno e na direção oposta, uma caixa menor, que contém o lavabo e a escada.  Ambos os volumes cumprem a função de suporte e o primeiro pavimento pousa sobre eles, que definem as funções contidas e sua fluidez interno-externo.  

Casa Axé / Gonzalez Moix Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Ramiro Del Carpio
Casa Axé / Gonzalez Moix Arquitectura - Imagem 16 de 20
Planta Térreo
Casa Axé / Gonzalez Moix Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Ramiro Del Carpio

O terraço, como espaço intermediário, se eleva e se estende por alguns metros a mais, sem telhado, gerando uma profundidade visual e de piso, ampliando suas possibilidades e flexibilidade de uso. Ele se torna então a plataforma de encontro para a vida social, onde a nova paisagem, a arquitetura e os usuários se fundem.

Casa Axé / Gonzalez Moix Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Ramiro Del Carpio
Casa Axé / Gonzalez Moix Arquitectura - Imagem 19 de 20
Cortes
Casa Axé / Gonzalez Moix Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Ramiro Del Carpio

O pavimento superior abriga as funções tradicionais do mundo mais privado do descanso, os dormitórios e a sala familiar. A fachada principal, externa e interna, incorpora uma grande viga estrutural invertida que funciona como jardineira, o que permite a presença de vegetação do interior dos quartos e, junto com a luz filtrada de suas tramas de madeira deslizantes, gera um tom e movimento especiais em seu interior.

Casa Axé / Gonzalez Moix Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Ramiro Del Carpio

Finalmente alinhando todos os valores, funcionais, estruturais, programáticos, materiais e acima de tudo suas emoções, conseguimos uma arquitetura nobre, onde a massa expressa com o concreto, o calor da madeira, sua espacialidade e gestão da luz, se torna a matéria-prima para a materialização deste projeto com energia positiva. Axé.

Casa Axé / Gonzalez Moix Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ramiro Del Carpio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Axé / Gonzalez Moix Arquitectura" [Casa axé / Gonzalez Moix Arquitectura] 26 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967400/casa-axe-gonzalez-moix-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.