ECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados

ECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada
© Manuel Sá

ECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Fotografia de ExteriorECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, JanelaECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, FachadaECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, JanelaECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 35

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dalle Piagge, Gail, Intercity, Roca, Strufaldi, Tarkett
ECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata da reforma em uma antiga concessionária de carros, localizada no Bairro da Lapa, São Paulo, para abrigar as necessidades de uma escola com uma proposta pedagógica inovadora pautada no ensino por meio de projetos. As etapas de projeto envolveram desde a escolha do imóvel que seria reformado até a ambientação das salas e escolha e desenho de mobiliário.

ECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Imagem 36 de 40
Zoneamento

O programa de necessidades desta escola previa, em linhas gerais, salas de aula flexíveis, salas de artes, espaço maker, refeitório, um amplo espaço para formação de professores e áreas livres para abrigar atividades didáticas em pequenos grupos fora da sala de aula, muito importante neste programa educacional. 

ECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Janela
© Manuel Sá
ECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Imagem 33 de 40
Planta baixa pavimento térreo
ECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Imagem 15 de 40
© Manuel Sá

A escolha do imóvel a ser reformado se pautou em uma conjunção de fatores que agregavam qualidades ao projeto. O primeiro de ordem simbólica: a escolha de uma antiga concessionária de carros marca um novo paradigma de cidade que queremos construir, menos pautado no automóvel e mais no pedestre e nas crianças. A segunda de ordem estrutural: a sólida estrutura do edifício, em concreto armado e calculada para o trânsito de veículos, permitia liberdade tanto na ocupação da planta livre, quanto na abertura de novos vãos para a iluminação e ventilação natural dos ambientes internos. Finalmente, a existência de uma série de árvores de grande porte plantadas na lateral do terreno e de um elevador de carros serviram como peças fundamentais para trazer vida e dinamismo para dentro do novo espaço.

ECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Janela
© Manuel Sá

A partir do nível térreo, onde se localiza a chegada pela Rua Clélia e as salas da administração, o programa se desenvolve por dois percursos: um mais direto e generoso sentido subsolo e outro mais eficiente e funcional para os andares superiores. No subsolo, em contato direto com a área externa ajardinada, posicionamos a área do refeitório e os programas pedagógicos que formam a grade complementar da escola, constituindo grande espaço voltado para o encontro e o aprendizado coletivo. Para integrar este pavimento com o nível térreo pensamos numa grande arquibancada que, além de articular de forma franca estes dois espaços, serve também para apresentações e atividades culturais voltadas para todo o corpo da escola e convidados externos. Nos andares superiores, articulados por um novo sistema de escadas e passarelas, estão posicionadas as salas de aula junto a pequenos espaços coletivos para atividades grupais. Finalmente, aproveitamos a ampla cobertura do edifício para posicionar os programas esportivos e de recreação. 

ECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Janela
© Manuel Sá

As principais estratégias projetuais desta reforma buscaram justamente tirar partido tectônico e espacial das demandas relacionadas à climatização e iluminação natural dos ambientes. As grandes demolições de lajes permitem tanto a iluminação natural dos ambientes mais escuros da edificação ao longo de todos os pavimentos, quanto a circulação de ar natural, que entra mais fresco próximo do solo no pavimento inferior e sai mais quente pela nova cobertura ventilada que protege a circulação vertical.

ECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Fachada
© Manuel Sá
ECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Imagem 34 de 40
Planta baixa pavimento superior
ECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Escada, Corrimão
© Manuel Sá
ECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Imagem 37 de 40
Diagrama
ECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Prateleira, Mesa, Cadeira
© Manuel Sá

Na fachada Leste, onde estão posicionadas as salas de aula, implantamos um sistema de brises móveis em chapa perfurada que permite regular a incidência direta do sol sem prejudicar a entrada de luz difusa do ambiente externo, contribuindo para o baixo consumo de energia elétrica, tanto para a iluminação, quanto para a climatização dos ambientes. Finalmente, foram pensados sistemas de captação de energia solar na cobertura do edifício e de captação de águas pluviais para diminuir o uso de recursos no uso da edificação. 

ECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lapa, São Paulo - SP, 02675-031, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "ECE – Escola Camino / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados" 25 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967332/ece-nil-escola-camino-goaa-gusmao-otero-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.