Obra pensada oferecer aos professores estratégias didáticas aplicadas na primeira matéria de projeto do curso de Arquitetura: PA 1.
Ser professor de projeto exige algo muito além do talento como Arquiteto, bem-sucedido na prática, pois, além disso, ele deve ter as habilidades necessárias para a prática da docência e saber exercer com propriedade a crítica sobre o que aluno produz sustentada por justificativas que apontem paras as melhores escolhas técnicas e formais, demonstrando como atingi-las.
O método apresentado parte do princípio de que projetar a obra arquitetônica pressupõe cumprir protocolos. Sendo assim, há, de fato, espaço para se falar sobre possibilidades da aplicação de um método ou de métodos para ensinar a projetar de acordo com um processo criativo. A palavra processo significa, segundo os dicionários uma atividade contínua ou em etapas.
A proposta do autor é de que PA 1 deve ser a oportunidade para que os alunos compreendam que pensar a obra arquitetônica em seus vários sentidos, sobretudo, como expressão plástica e como simbologia, ou seja, como elemento comunicacional socialmente construído.
O método tem como sustentação duas importantes áreas do conhecimento: Semiótica e Gestalt, que fazem parte das aulas teóricas incorporadas às orientações em ateliê, proporcionando assim uma dinâmica original a uma matéria dedicada à prática.
Adquira aqui.
Título
Metodologia para o ensino de projetos arquitetônicos na matéria projeto de arquitetura 1: para professores de arquiteturaTipo
Lançamento de Produto ou LivroOrganizadores
FRANCISCO DE ASSIS LAUANDE JUNIORDe
23 de Agosto de 2021 06:24 PMAté
23 de Março de 2023 06:24 PMOnde
BrasíliaEndereço