Instalação Cidade Biótica / Agroplaza / Pezestudio

Instalação Cidade Biótica / Agroplaza / Pezestudio - Fotografia de Interiores, Fachada
© Nuria Cagigal

Instalação Cidade Biótica / Agroplaza / Pezestudio - Fotografia de Interiores, FachadaInstalação Cidade Biótica / Agroplaza / Pezestudio - Fotografia de InterioresInstalação Cidade Biótica / Agroplaza / Pezestudio - Fotografia de ExteriorInstalação Cidade Biótica / Agroplaza / Pezestudio - Fotografia de InterioresInstalação Cidade Biótica / Agroplaza / Pezestudio - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos Responsáveis: Maé Durant Vidal, Elisa de los Reyes García
  • Equipe De Desenho: Javier Pérez Contonente, Xabier Polledo, Blanca Villar, Viviana Peña, Nuria Cagigal, Uxue Perez de Pipaon, Ane Larrinaga, Inés Sebastián
  • Clientes: Ayuntamiento de Getafe, Ayuntamiento de Bilbao
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Instalação Cidade Biótica / Agroplaza / Pezestudio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nuria Cagigal

Descrição enviada pela equipe de projeto. Cidade Biótica é a linha de trabalho onde se enquadra o projeto Agroplaza. É uma utopia pensada e construída a partir da mediação urbana em ações participativas para a transformação social e ecológica das cidades. Neste modelo de habitat, onde a vida está no centro, os processos colaborativos e abertos aparecem como ferramentas poderosas de design, transformação e aprendizagem na cidade.

Instalação Cidade Biótica / Agroplaza / Pezestudio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Nuria Cagigal
Instalação Cidade Biótica / Agroplaza / Pezestudio - Imagem 24 de 32
Diagrama

A Agroplaza é um espaço de laboratório cidadão para sistemas ecológicos e práticas inovadoras. É um espaço pedagógico que reformula nosso cotidiano em relação aos bens comuns em termos de autossuficiência tecnológica, energética e alimentar. Promove a disseminação de técnicas, hábitos e sistemas que favoreçam a transformação do espaço público e da cidade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das comunidades humanas e não humanas, através da interação e colaboração, rumo a modelos mais sustentáveis, justos e diversos.

Instalação Cidade Biótica / Agroplaza / Pezestudio - Fotografia de Interiores
© Doblimagen / Mariel Vidal
Instalação Cidade Biótica / Agroplaza / Pezestudio - Imagem 16 de 32
Esquema
Instalação Cidade Biótica / Agroplaza / Pezestudio - Fotografia de Interiores
© Nuria Cagigal

A Agroplaza implementou uma série de intervenções como: a Agroplaza Getafe em 2015 e a Agroplaza Kirikiño 2021, Selecionada para a 17 Bienal de Arquitetura de Veneza 2021, no Pavilhão Espanhol 2020-21.

Instalação Cidade Biótica / Agroplaza / Pezestudio - Fotografia de Exterior
© Doblimagen / Mariel Vidal

A Agroplaza Getafe, o primeiro protótipo da Agroplaza, nasceu em 2015 em Getafe, 15 km ao sul de Madrid, como um piloto no âmbito do Projeto de Regeneração Integral no Barrio de la Alhóndiga e foi co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Em 2019, foi instalado em caráter definitivo em terrenos públicos administrados pela Câmara Municipal e pela sociedade civil. É composto por 12 Equipamentos Ecológicos Urbanos que permitem compartilhar conhecimentos, despertar reflexões e provocar transformações em relação à ecologia, ao meio ambiente e à convivência. As peças de mobiliário urbano incorporam sistemas de ciclos fechados de recursos de Cultivo e Alimentação, Energia, Água e Resíduos.

Instalação Cidade Biótica / Agroplaza / Pezestudio - Fotografia de Interiores
Cortesía de Pezestudio
Instalação Cidade Biótica / Agroplaza / Pezestudio - Imagem 20 de 32
Diagrama
Instalação Cidade Biótica / Agroplaza / Pezestudio - Fotografia de Interiores
Cortesía de Pezestudio
Instalação Cidade Biótica / Agroplaza / Pezestudio - Fotografia de Interiores
Cortesía de Pezestudio

A Agroplaza Veneza foi o protótipo exposto no pavilhão espanhol sob o lema “Incerteza”. É uma peça de mobiliário urbano que funciona como uma infraestrutura de interação social para a regeneração do meio envolvente. Depois desta exposição, irá percorrer vários espaços culturais europeus e, finalmente, será instalada em espaço público. A peça é construída com madeira certificada de produção sustentável, modular e removível. Integra um sistema de produção humana de energia através de uma gangorra, e seu armazenamento para iluminação e carregamento de dispositivos se dá através de conexões USB e sistemas de vegetação autorregida em peças cerâmicas de impressão 3D

Instalação Cidade Biótica / Agroplaza / Pezestudio - Fotografia de Interiores, Fachada
© Olga Ruiz

Durante os primeiros quatro meses foi desenvolvido o projeto participativo no qual os moradores do bairro Irala, em Bilbao, identificaram suas necessidades e definiram os novos usos para a praça. Como resultado, foram projetadas e instaladas duas peças de madeira que promovem a inclusão de energias renováveis ​​e da biodiversidade nos espaços urbanos. A Agroplaza Kirikiño consiste no ‘’Sound Stage’’ e  ‘’Grandstand ’’, que são espaços cobertos multifuncionais. Ambas as peças possuem sistemas fotovoltaicos para iluminação noturna e incluem vegetação nativa plantada em vasos com autorregulação. Diferentes sistemas incluem alto-falantes aos quais um dispositivo de reprodução Bluetooth pode ser conectado, um suporte para bicicletas e portas USB para carregar dispositivos eletrônicos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instalação Cidade Biótica / Agroplaza / Pezestudio" [Instalación ciudad biótica / Agroplaza / Pezestudio] 23 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967208/instalacao-cidade-biotica-agroplaza-pezestudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.