Edifício Residencial Living on the Roof / rotunnojustman

Edifício Residencial Living on the Roof / rotunnojustman - Fotografia de ExteriorEdifício Residencial Living on the Roof / rotunnojustman - Fotografia de InterioresEdifício Residencial Living on the Roof / rotunnojustman - Fotografia de ExteriorEdifício Residencial Living on the Roof / rotunnojustman - Fotografia de InterioresEdifício Residencial Living on the Roof / rotunnojustman - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos: rotunnojustman
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  122
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Herve Abbadie
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fermacell
  • Desenho Cozinha: Antoine Chauvin
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Living on the Roof / rotunnojustman - Fotografia de Exterior
© Herve Abbadie

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Paris, a escassez de terrenos explica, em parte, a baixa capacidade de produção de moradias na cidade. As pesquisas de alternativas ao adensamento devem ser incentivadas. O escritório de arquitetura Rotunno Justman acaba de renovar um pequeno edifício no 15º arrondissement. Pelo rigor da intervenção arquitetônica, o projeto requalifica a edificação existente e contribui para o adensamento harmonioso do bairro e sua articulação com a paisagem urbana.

Edifício Residencial Living on the Roof / rotunnojustman - Fotografia de Interiores, Escada
© Herve Abbadie
Edifício Residencial Living on the Roof / rotunnojustman - Imagem 39 de 39
Planta
Edifício Residencial Living on the Roof / rotunnojustman - Fotografia de Exterior
© Herve Abbadie

Em 2017, o escritório teve a possibilidade de reformar os apartamentos de um prédio localizado na rua l’Harmonie. O edifício, construído no final do século XIX, situa-se entre dois volumes de habitação social com cinco e seis pavimentos. O prédio existente foi reestruturado em 1997, alcançando um ótimo estado estrutural. A viabilidade administrativa e técnica leva os arquitetos a proporem ao seu cliente uma fachada composta por dois pavimentos (cada um com cerca de 60m2) com um apartamento por andar. O apartamento do quarto andar tem terraços e um telhado com uma colina verde, já o terceiro possui uma varanda ajardinada.

Edifício Residencial Living on the Roof / rotunnojustman - Fotografia de Interiores
© Herve Abbadie
Edifício Residencial Living on the Roof / rotunnojustman - Fotografia de Interiores
© Herve Abbadie
Edifício Residencial Living on the Roof / rotunnojustman - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Herve Abbadie

A intervenção arquitetônica foi realizada de acordo com alguns requisitos: espaços iluminados e duradouros, realizando a obra a um custo limitado e garantindo uma boa integração na paisagem urbana. A organização dos trabalhos permitiu a permanência dos ocupantes dos três níveis inferiores. As obras foram iniciadas em maio de 2020 e encerradas em fevereiro de 2021.

Edifício Residencial Living on the Roof / rotunnojustman - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Herve Abbadie
Edifício Residencial Living on the Roof / rotunnojustman - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Herve Abbadie

Para os arquitetos do Rotunno Justman, “um projeto, para além das suas próprias limitações, deve contribuir para a regeneração da cidade. Esta extensão foi concebida não como um objeto arquitetônico em si, mas como um elemento de densidade urbana que soma-se assertivamente ao tecido urbano adjacente".

Edifício Residencial Living on the Roof / rotunnojustman - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Herve Abbadie

A elevação do novo volume harmoniza suavemente com os níveis mais baixos do edifício. Ele embeleza o que existe e reforça a ideia de permanência na evolução. O quarto andar voltado para a rua tem uma varanda oblíqua e reinterpreta o espaço do quinto andar e o teto parisiense. Com o revestimento envidraçado da fachada do quinto pavimento, optou-se pela utilização de chapas de aço perfuradas que chamam a atenção para o horizonte. A percepção desta sutil pele dupla varia de acordo com o tempo e o momento. Este elegante dispositivo filtra tanto a luz quanto as vistas.

Edifício Residencial Living on the Roof / rotunnojustman - Fotografia de Interiores
© Herve Abbadie
Edifício Residencial Living on the Roof / rotunnojustman - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Herve Abbadie

Em relação à construção, o estúdio de arquitetura Rotunno Justman tem pesquisado e colocado em prática soluções de baixa emissão de carbono utilizando principalmente materiais renováveis ​​(estrutura de madeira e isolamento térmico de fibra de madeira) ou recicláveis ​​(aço), aplicando soluções de eficiência energética.

Edifício Residencial Living on the Roof / rotunnojustman - Fotografia de Exterior
© Herve Abbadie

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:4 Rue de l'Harmonie, 75015 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Living on the Roof / rotunnojustman" [Living on the Roof / rotunnojustman] 17 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966816/edificio-residencial-living-on-the-roof-rotunnojustman> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.