Clínica Fisioteca / Colajj

Clínica Fisioteca / Colajj - Fotografia de Interiores, Cozinha, JanelaClínica Fisioteca / Colajj - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, JanelaClínica Fisioteca / Colajj - Fotografia de InterioresClínica Fisioteca / Colajj - Fotografia de Interiores, Dormitório, MesaClínica Fisioteca / Colajj - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: Colajj
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  55
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcos Sousa
Clínica Fisioteca / Colajj - Fotografia de Interiores
© Marcos Sousa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na cidade portuguesa de Rio Tinto, a Clínica Fisioteca encontra-se inserida numa esquina de quarteirão, no Rés do Chão de um prédio de habitação.

Este pequeno projeto, feito para um amigo, apresentava à partida dois desafios. 

Clínica Fisioteca / Colajj - Fotografia de Interiores, Janela
© Marcos Sousa

O primeiro era a sua geometria. A sua forma em quarto de círculo dificultava a organização dos quatro espaços diferentes pretendidos: dois gabinetes médicos, uma casa de banho e uma recepção. O segundo era as suas limitações financeiras, o projeto tinha que conseguir fazer muito com muito pouco.

Clínica Fisioteca / Colajj - Fotografia de Interiores
© Marcos Sousa
Clínica Fisioteca / Colajj - Fotografia de Interiores, Cama, Janela, Dormitório
© Marcos Sousa

A ideia de resolver a organização espacial com apenas uma parede curva contínua surgiu como uma solução bastante lógica. 

Clínica Fisioteca / Colajj - Imagem 15 de 15
Planta Baixa

Por um lado, permitia dividir os 55 m2 nos espaços pretendidos, sem entrar em conflito com a geometria do espaço existente. Gerava uma circulação contínua, sem esquinas rectas, capaz de calibrar a sua dimensão de acordo com a necessidade. Por outro, dotava o projeto de uma estética elegante e aparentemente complexa, com uma estratégia relativamente simples – a construção de uma parede em curva com alvenaria em tijolo vazado.

Clínica Fisioteca / Colajj - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Janela
© Marcos Sousa

A nova parede curva apresenta três estratos: um rodapé recuado em linóleo, em curva também; uma faixa saliente 2 centímetros da parede, que entala as novas portas de correr, pintadas de branco com brilho; e por último a padieira contínua, pintada a branco mate. Os aros das portas enfatizam esta ideia da porta como interrupção do estrato central, ao apresentarem aros verticais muitos expressivos e não terem aro superior.

Clínica Fisioteca / Colajj - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa
© Marcos Sousa

O desenho da iluminação no tecto seguiu a ideia lúdica e descomprometida de todo o projeto. Foram desenhados nichos redondos, com uma lâmpada circular no seu interior, que estabelecem uma relação geométrica com a sua curva mais próxima – tal como todas as esquinas do projeto, todos os nichos têm diferentes raios.

Clínica Fisioteca / Colajj - Fotografia de Interiores
© Marcos Sousa

O resultado final é um projeto com uma estratégia bastante simples, capaz de gerar um ambiente agradável e variado, que desenha os seus momentos de forma silenciosa de forma a atrair a atenção do seu usuário.

Clínica Fisioteca / Colajj - Fotografia de Interiores
© Marcos Sousa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:4435 Rio Tinto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Clínica Fisioteca / Colajj" 14 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966709/clinica-fisioteca-colajj> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.