Casa da cultura Toba Qom / OCA

Casa da cultura Toba Qom / OCA - Fotografia de Exterior, CercaCasa da cultura Toba Qom / OCA - Fotografia de Exterior, Fachada, PilarCasa da cultura Toba Qom / OCA - Fotografia de Interiores, Pilar, VigaCasa da cultura Toba Qom / OCA - Fotografia de InterioresCasa da cultura Toba Qom / OCA - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: OCA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  144
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mauricio Paiva
  • Equipe De Arquitetos: María Liz Gulino, Luis Godoy, Mauricio Paiva
  • Equipe De Design: Guillermo Sequera, Fernando Maidana, Cacique Walter Pino, Ariel Samaniego, Lorena Rios, Manom Vuillermet, Emilie Clemen
  • Clientes: Embajada Australiana, CIRD
  • Colaboradores: Lorena Ríos, Comunidad Toba Qom
  • Cidade: Villa del Rosario
  • País: Paraguai
Mais informaçõesMenos informações
Casa da cultura Toba Qom / OCA - Fotografia de Exterior
© Mauricio Paiva

"A etnicidade pressupõe necessariamente uma trajetória (...) e uma origem (...)". O que é característico das identidades étnicas é que nelas, a atualização histórica não anula o sentimento de referência à origem, mas o reforça. É da resolução simbólica e coletiva desta contradição que deriva a força política e emocional da etnia" João Pacheco de Oliveira. O avanço do Estado, da religião e do capital desestruturou a organização socioeconômica indígena, forçando as comunidades a se integrarem ao sistema econômico, o que parece ser a única maneira de sair da pobreza extrema. Como ver o futuro?

Casa da cultura Toba Qom / OCA - Fotografia de Exterior
© Mauricio Paiva
Casa da cultura Toba Qom / OCA - Imagem 16 de 20
Planta
Casa da cultura Toba Qom / OCA - Fotografia de Exterior, Cerca
© Mauricio Paiva
Casa da cultura Toba Qom / OCA - Fotografia de Exterior
© Mauricio Paiva

O intercâmbio parece ser uma oportunidade para que as comunidades indígenas recuperem suas tradições culturais e a reivindicação de seus direitos. Para resolver seus problemas, a participação plena do povo é a condição mais importante. O estabelecimento de um diálogo entre organizações de apoio e comunidades poderia permitir-lhes identificar os problemas atuais de preocupação e articular apoio financeiro e técnico, para que eles possam elaborar e implementar suas próprias propostas de desenvolvimento. Esta é a razão da pesquisa e do projeto realizados na comunidade Toba Qom: entender o que os une, os problemas que encontram e suas consequências. A proposta busca ser um modelo de gestão, projeto e construção de instalações através da gestão de convênios que não se concentram apenas no físico, mas podem explorar a capacidade de olhar além da arquitetura.

Casa da cultura Toba Qom / OCA - Fotografia de Exterior, Fachada
© Mauricio Paiva

Procura ser um espaço que permita o encontro, mas sobretudo o intercâmbio em 2 aspectos. Uma, reforçando o sentimento de origem, de sua cultura e de sua identidade, salvaguardando neste espaço possibilidades de fortalecer suas técnicas, idiomas, gastronomia e seus próprios vínculos comunitários. Dois, contar a comunidade com novos conhecimentos, conhecimentos que lhes permitam gerar adaptação e ligação com a dinâmica econômica, que lhes permitam satisfazer suas necessidades fisiológicas e também ajudá-los na subsistência de sua própria cultura.

Casa da cultura Toba Qom / OCA - Fotografia de Exterior, Fachada, Pilar
© Mauricio Paiva
Casa da cultura Toba Qom / OCA - Fotografia de Exterior
© Mauricio Paiva
Casa da cultura Toba Qom / OCA - Fotografia de Interiores, Pilar, Viga
© Mauricio Paiva

A proposta é o resultado dos recursos materiais disponíveis e da capacidade técnica da população local. A comunidade demonstra muito boas habilidades no manuseio de troncos Karanday, que acabam sendo propostos como os materiais estruturantes do projeto. O telhado interior utiliza o thatch como protetor térmico e, a pedido da comunidade, foram utilizadas chapas metálicas para proporcionar maior segurança e durabilidade.

Casa da cultura Toba Qom / OCA - Fotografia de Interiores
© Mauricio Paiva
Casa da cultura Toba Qom / OCA - Imagem 17 de 20
Seção
Casa da cultura Toba Qom / OCA - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga
© Mauricio Paiva
Casa da cultura Toba Qom / OCA - Imagem 18 de 20
Axonometria
Casa da cultura Toba Qom / OCA - Imagem 19 de 20
Axonometria
Casa da cultura Toba Qom / OCA - Fotografia de Interiores, Viga
© Mauricio Paiva

Os maiores problemas encontrados em seus espaços de moradia são os recintos laterais, dado que propusemos moldar a terra do local para instalar a capacidade de produzir um material nobre como o barro prensado, onde os próprios Toba são os que encontram a dosagem para fazê-lo funcionar. Paredes flexíveis e independentes ao esqueleto estrutural, abertas e fechadas levando em conta a orientação e a paisagem, enquadram espaços flexíveis, assumindo peneiras diferentes, aberturas, curvas que permitem integrar partes do exterior ao espaço interior, além de gerar limites difusos, um espaço que se abre em seus 4 lados permeando o encontro.

Casa da cultura Toba Qom / OCA - Fotografia de Exterior
© Mauricio Paiva

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Villa del Rosario, Paraguay

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa da cultura Toba Qom / OCA" [Casa de la cultura Toba Qom / OCA] 12 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966546/casa-da-cultura-toba-qom-oca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.