E-Workshop Arquitetura na cidade

Workshop Arquitetura na cidade 2021
Pampulha, Belo Horizonte, Brasil

Coordinador: Alberto Collet
Colaboradores: Mirian Maia e Felipe Sanquetta

Tema:
O atelier coordenado pelo arquiteto italiano Alberto Collet irá desenvolver os conteúdos definidos no programa através de uma intervenção arquitetônica e urbanística de média escala no conjunto urbano da Pampulha, tombado pela Unesco, em 2016, como Patrimônio Cultural da Humanidade. A abordagem propõe uma investigação sobre o processo de requalificação de áreas urbanas, enfatizando a integração entre o edifício e a cidade, principalmente no que diz respeito às possibilidades de conexões alternativas que a presença da Lagoa da Pampulha propicia e que podem contribuir para a melhoria da utilização entre os bens Tombados de seu conjunto urbano. A estrutura do projeto foi concebida a partir de metodologia definida, no qual cada membro de cada equipe irá contribuir com sua percepção. Através de algumas questões e problemáticas iniciais, elaboramos uma leitura do território através de visões subjetivas e objetivas até chegar às propostas do projeto. O workshop terá como convidados ex-alunos que explicarão a concepção deste método. O workshop prevê uma série de convidados selecionados no Brasil e internacionalmente que irão participar com uma série de palestras, que contribuirão com a criação do projeto a ser desenvolvido e com a formação multidisciplinar de profissionais de design, arquitetura e engenharia.

Convidados:
Alberto Collet (Barcelona-Espanha), Janaina França Costa (Belo Horizonte, Brasil), Jô, Vasconcellos (Belo Horizonte, Brasil), Miguel Nazar (Concepción, Chile), Fernando Viegas (São Paulo, Brasil), Juan Martin Flores (La Plata, Argentina), João Paulo Meirelles de Faria (São Paulo, Brasil), Camila Thiesen (Porto Alegre, Brasil), Carlos Ferrater (Barcelona, Espanha), António do Fundo Ferreira (Porto, Portugal), Luciano Basso (Caxias do Sul, Brasil), Fernando Simões (São Paulo, Brasil) Arthur Lara (São Paulo, Brasil), Juliano Monteiro (Curitiba, Brasil), Daniele Meloni (Turin, Italia), Victor Duarte (Belo Horizonte, Brasil), Luisa Lage (Belo Horizonte, Brasil) Juliana Gori (Belo Horizonte, Brasil), Arthur Lara (São Paulo, Brasil) e Fernando Simões (São Paulo, Brasil). 

Docentes responsáveis:
Rafael Cristelli (UNIBH), Eduardo França (UNIBH), Rodrigo Martínez (Universidad Latina de Costa Rica), Oscar Avilés (Universidad del Valle, de Bolivia), Carlos Linares (Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas, UPC de Perú), Carmen Irene Paz (Universidad Tecnológica Centroamericana, UNITEC en Honduras), Ingrid Castillo (Universidad Nacional de Ingeniería, UNI en Nicaragua).

Universidades consorciadas:
UNIBH - Centro Universitário de Belo Horizonte
Universidad Latina de Costa Rica
Universidad del Valle de Bolívia
Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas, Peru
Universidad Nacional de Ingeniería, Nicarágua
Universidad Tecnológica Centroamericana, Honduras

Patrocinadores:
Conjunto Moderno da Pampulha GCMOP, Sapiens Design, Estudio Ny18

Formato:
O E-Workshop ocorrerá em formato online através da plataforma cedida pela UNIBH e diariamente o participante terá um novo link de acesso.

Periodo:
O E-Workshop Arquitetura na Cidade acontecerá entre 30 de agosto até 11 de setembro de 2021. Entre os dias 4 e 5 de setembro cada equipe elaborará uma atividade com tema livre, a ser definido pelos participantes.

Participantes
Estudantes e recém-formados em arquitetura, engenharia, design de interiores e urbanismo do Brasil e no âmbito internacional podem participar da seleção.

Inscrições
Para se inscrever, os interessados devem enviar um Curriculum Vitae e Portfólio até 24 de agosto de 2021 para o e-mail alternative.academic.project@gmail.com indicando no assunto “ Inscrição no e-workshop Arquitetura na Cidade”.

Carga horária
Planejamos uma carga horária mínima obrigatória de 6 horas e o restante do dia a ser organizado livremente com o grupo designado. A cada dia haverá uma palestra com cada convidado em horário DE 10.00h até 18.00h (Horário de Brasília). A programação será enviada aos participantes.

Certificado de Participação
No final do workshop,haverá um certificado de participação de 100 horas - 4 créditos acadêmicos atribuídos pelo AAP Alternative Academic Project e UNIBH de Belo Horizonte.

Plataforma online
Online com a colaboração do consórcio de universidades para a edição de 2021 do Instagram Alternative Academic Project AAP.

Investimento:
R$ 420 estudantes R$ 520 profissionais
*Existe a possibilidade de bolsas de estudos de forma total ou parcial, consultar por e-mail.

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "E-Workshop Arquitetura na cidade" 09 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966444/e-workshop-arquitetura-na-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.