Casa em Güemes / Zooco Estudio

Casa em Güemes / Zooco Estudio - Fotografia de Exterior, PortaCasa em Güemes / Zooco Estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, VigaCasa em Güemes / Zooco Estudio - Fotografia de InterioresCasa em Güemes / Zooco Estudio - Fotografia de ExteriorCasa em Güemes / Zooco Estudio - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: Zooco Estudio
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Imagen Subliminal
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arkoslight, Hermet 10, Hisbalit, Thermochip, Torre Prieto
  • Arquitetos Responsáveis: Miguel Crespo Picot, Javier Guzmán Benito, Sixto Martín Martínez
  • Cidade: Santander
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Güemes / Zooco Estudio - Fotografia de Exterior
© Imagen Subliminal
Casa em Güemes / Zooco Estudio - Fotografia de Exterior
© Imagen Subliminal

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na reforma de uma edificação existente e a criação de uma nova construção para completar o programa desta residência particular. A construção existente está conectada a um edifício maior e separada dele por uma grande passagem coberta. Embora tenha sido usado como moradia, seu programa era originalmente de um estábulo para gado, e isso se reflete em sua arquitetura simples e despretensiosa e em um sistema construtivo muito básico, baseado em paredes auto-portantes e um telhado sustentado por estrutura de vigas de madeira.

Casa em Güemes / Zooco Estudio - Fotografia de Interiores
© Imagen Subliminal
Casa em Güemes / Zooco Estudio - Imagem 34 de 36
Planta
Casa em Güemes / Zooco Estudio - Fotografia de Interiores, Escada
© Imagen Subliminal

A intervenção do projeto se baseia no respeito ao edifício existente e sua conservação, de modo que a cobertura é mantida e as fachadas norte e oeste são reformadas, embora as aberturas sejam modificadas com gestos mais contundentes, buscando um diálogo entre a arquitetura rural típica da região e seu novo uso, mais contemporâneo. As fachadas leste e sul, dadas suas más condições, são completamente repensadas. Enquanto a fachada sul se abre completamente para o jardim, buscando uma relação entre o espaço interno e o entorno natural, a fachada leste apresenta um ritmo marcado de cheios e vazios que estabelece uma conexão visual mais controlada entre o interior e o exterior.

Casa em Güemes / Zooco Estudio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Imagen Subliminal
Casa em Güemes / Zooco Estudio - Fotografia de Exterior
© Imagen Subliminal
Casa em Güemes / Zooco Estudio - Fotografia de Interiores
© Imagen Subliminal

Neste volume, o programa é dividido em 3 zonas bem diferenciadas: um grande espaço aberto contínuo, organizado por meio de peças livres e que recebe a área de estar, jantar e cozinha. Este é o coração da casa, onde o protagonista absoluto é o grande telhado de madeira, que é totalmente visível. Escondidos atrás de uma estante, encontramos um dormitório com banheiro e closet, e finalmente, no primeiro pavimento, um segundo quarto totalmente independente com banheiro, cozinha e sala de estar.

Casa em Güemes / Zooco Estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Imagen Subliminal
Casa em Güemes / Zooco Estudio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Imagen Subliminal
Casa em Güemes / Zooco Estudio - Fotografia de Exterior, Porta
© Imagen Subliminal

O novo pavilhão, com uma arquitetura mais racional, mas preservando sua simplicidade e austeridade, consiste de uma grande varanda coberta e uma série de ambientes que completam o programa da casa: txoko, sauna e quarto de hóspedes. A piscina está localizada no espaço entre os dois edifícios, voltada para o sul e desfrutando de vistas maravilhosas das montanhas cantábricas.

Casa em Güemes / Zooco Estudio - Fotografia de Exterior
© Imagen Subliminal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Güemes / Zooco Estudio" [Casa en Güemes / Zooco Estudio] 14 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966317/casa-em-guemes-zooco-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.