Convento Saint François / Amelia Tavella Architectes

Convento Saint François / Amelia Tavella Architectes - Fotografia de ExteriorConvento Saint François / Amelia Tavella Architectes - Fotografia de ExteriorConvento Saint François / Amelia Tavella Architectes - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaConvento Saint François / Amelia Tavella Architectes - Fotografia de Interiores, TijoloConvento Saint François / Amelia Tavella Architectes - Mais Imagens+ 45

Sainte-Lucie-de-Tallano, França
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Thibaut Dini
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Schuco, TECU®, Terre Cuite des Launes
  • Arquiteto Responsável: Amelia Tavella
  • Cidade: Sainte-Lucie-de-Tallano
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Convento Saint François / Amelia Tavella Architectes - Fotografia de Exterior
© Thibaut Dini

Descrição enviada pela equipe de projeto. Amelia Tavella acaba de concluir a reabilitação e ampliação do Convento Saint-François, em Santa-Lucia di Tallano, na Córsega. Este edifício de 1480, um monumento histórico parcialmente em ruínas, estava abandonado há muito tempo.

“Eu acredito em forças superiores e invisíveis. O Convento Saint-François, construído em 1480, faz parte desta crença. Alojado no alto, no seu promontório, foi um castelo defensivo antes de ser um local de oração, de retiro, escolhido por monges conscientes da beleza absoluta do local. A fé se alia ao sublime ”

Convento Saint François / Amelia Tavella Architectes - Fotografia de Exterior
© Thibaut Dini
Convento Saint François / Amelia Tavella Architectes - Fotografia de Exterior
© Thibaut Dini

De costas para o cemitério, ele olha para a aldeia que está vigiando. Um olival ao seus pés cria um jardim de comida celestial. À sua frente, o espetáculo das montanhas da Córsega. Aqui pulsa o coração de Alta Roca. A beleza é religiosa, sobrenatural.

Convento Saint François / Amelia Tavella Architectes - Fotografia de Exterior, Tijolo, Arco
© Thibaut Dini
Convento Saint François / Amelia Tavella Architectes - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Thibaut Dini

A natureza cresceu dentro do prédio, escorregou entre as pedras e depois se transformou em uma armadura que protege contra a erosão e o colapso. Uma figueira faz parte da fachada. Sua madeira e raízes tornam-se estruturais e substituem a cal. Um componente essencial do monumento histórico, honramos esta natureza que por muito tempo protegeu o edifício adormecido antes de sua ressurreição. Amelia Tavella optou por manter as ruínas e substituir a parte "fantasma" com um trabalho em cobre.

Convento Saint François / Amelia Tavella Architectes - Fotografia de Exterior
© Thibaut Dini
Convento Saint François / Amelia Tavella Architectes - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Thibaut Dini

“Construir após as ruínas é o passado e a modernidade se abraçando, fazendo a promessa de nunca se trair. Um se torna o outro e ninguém é apagado. Gostei da ideia de um possível retorno à ruína, de que o cobre pudesse ser desfeito - essa possibilidade é uma cortesia, um respeito ao passado, à herança da Córsega. Eu construí a “Maison du Territoire” alinhando-me com a massa original. Por mimetismo, reproduzi a silhueta do edifício pré-existente." 

Convento Saint François / Amelia Tavella Architectes - Fotografia de Interiores, Pilar, Arco
© Thibaut Dini

Como o cenário montanhoso, Amelia Tavella refez o projeto, preocupada com a simetria da beleza, nada deve chamar a atenção. Ela é assombrada pelo óbvio. Cada obra é uma obra de amor. Amor ao lugar, à construção, à sua mutação, como se poderia dizer de uma espécie que se transforma a partir do que foi.

Convento Saint François / Amelia Tavella Architectes - Imagem 41 de 50
Planta - Situação
Convento Saint François / Amelia Tavella Architectes - Imagem 45 de 50
Corte

O cobre permitiu um gesto de suavidade, é feminino como a pedra. Ao contrário do granito, porém, aproxima-se da grandeza, pela preciosidade e pela propensão a captar a luz, a refleti-la, devolvendo-a ao céu como as orações dos monges e dos fiéis que se dirigem ao Altíssimo.

Convento Saint François / Amelia Tavella Architectes - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Arco
© Thibaut Dini

Suas perfurações direcionam a luz para dentro, a luz capturada e difundida como se estivesse passando pelo vitral de uma igreja. Material nobre e deslumbrante no primeiro sentido do termo, o cobre transforma o lugar em uma experiência. 

Convento Saint François / Amelia Tavella Architectes - Fotografia de Exterior
© Thibaut Dini

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:20112 Sainte-Lucie-de-Tallano, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Convento Saint François / Amelia Tavella Architectes" [Convent Saint François / Amelia Tavella Architectes] 05 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966259/convento-saint-francois-amelia-tavella-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.