Os elementos excêntricos da arquitetura barroca

Arquitetura é talvez a forma mais expressiva da cultura, representando o zeitgeist de um local específico e contando a história de como ele evoluiu ao longo do tempo. Permite aos visitantes transportar-se na história para compreender as influências que moldaram o mundo em que vivemos. A arquitetura barroca, em particular, foi um dos estilos arquitetônicos mais ornamentais e decorativos. Traduzida para "curiosa ou estranha" em francês, já foi usada como uma palavra depreciativa, que significa ruidosa, excêntrica e excessiva - e a arquitetura barroca foi realmente isso.

Os elementos excêntricos da arquitetura barroca - Imagem 3 de 6
© Photo by Andreas ***** on Unsplash

Surgindo na Itália no final do século XVI, a arquitetura barroca originou da Contra-Reforma, um período da história em que a Igreja Católica lançou uma campanha para atrair seus seguidores por meio de música, arte e arquitetura altamente sensoriais e exageradas. Os edifícios que surgiram neste período caracterizaram-se por suas plantas ovais, diferentemente das circulares que dominavam os séculos anteriores, e as intersecções de espaços que criaram layouts complexos e labirínticos. Esses projetos costumavam ser espaços grandes e elevados para enfatizar a bravata dos acabamentos e da ornamentação feita à mão, ao mesmo tempo em que faziam os usuários se sentirem pequenos. Quando se olha para uma arquitetura barroca, é difícil se fixar em apenas um aspecto. Seus elementos dramáticos, cores contrastantes e métodos inovadores a tornam um dos movimentos arquitetônicos mais importantes da história.

Os elementos excêntricos da arquitetura barroca - Imagem 6 de 6
© Photo by Johannes Mändle on Unsplash

A arquitetura barroca espalhou-se lentamente por todos os cantos da Europa e assumiu uma forma ligeiramente nova em cada país. Elementos do barroco francês foram combinados com influências mais clássicas que lhe deram uma aparência mais moderada e madura, como no caso do Palácio de Versalhes. Na Europa Central, particularmente na Áustria, tornou-se o estilo preferido de palácios e edifícios governamentais. Na Inglaterra, a arquitetura barroca influenciou muito as obras de Christopher Wren, que viajou para a França em busca de inspiração depois que o Grande Incêndio de 1666 destruiu grande parte de Londres. Ao ver a natureza grandiosa e dramática da arquitetura barroca, ele reinterpretou o estilo simplificando-o e combinando-o com elementos paladianos tradicionais - dando-nos o que hoje é conhecido como o estilo nacional inglês. Quando a arquitetura barroca chegou à Espanha, ela já havia entrado em seu período tardio e nasceu no muito mais “ondulante” e ainda mais extremo, o Rococó. Enquanto a arquitetura barroca era pesada e séria, o rococó pretendia ser mais leve e edificante.

Os elementos excêntricos da arquitetura barroca - Imagem 4 de 6
© Photo by Daniel Robert on Unsplash

Os desenhos barrocos, como muitos outros movimentos históricos, tiveram um renascimento de curta duração, conhecido como Neo-Barroco. No final do século XIX, um ressurgimento desse estilo ocorreu na construção de edifícios governamentais, municipais e comerciais - até o início da Primeira Guerra Mundial. Após a guerra, os estilos de arquitetura mudaram e transformaram o movimento das Beaux-Arts .

Nos dias atuais, ainda existem alguns elementos barrocos, mas não no sentido tradicional em que existiam. Barroco, agora na era moderna de simplicidade e minimalismo, onde a maioria dos edifícios são revestidos de vidro e apresentam paredes brancas, pode ser visto como “cafona”. Esta ornamentação extrema agora é vista em algumas “McMansões” como uma tentativa de elevar a simplicidade e separar-se dos desenhos tradicionais. Os projetos barrocos, muitas vezes, podem até ser descritos como “feios” e chamativos mas, independentemente disso, são sempre únicos e oferecem uma experiência singular.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Os elementos excêntricos da arquitetura barroca" [Exploring the Eccentric Decorations That Define Baroque Architecture] 21 Ago 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966197/explorando-os-elementos-excentricos-que-definem-a-arquitetura-barroca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.