Alfredo Bosi: Cultura ou culturas brasileiras?

Alfredo Bosi: Cultura ou culturas brasileiras?

A Escola da Cidade, por meio da disciplina Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, recebeu o professor Alfredo Bosi para discutir a noção de cultura ou culturas. Na conversa, o professor partindo de experiências vividas por ele que tangenciam diversos tipos de vivências espaciais, tensiona e expõe várias faces que a palavra cultura apresenta.

Cultura está ligada à experiência. Só existe cultura, realmente, quando vivemos estas determinadas experiências, quando nosso cotidiano é pensado. Então cultura de uma maneira genérica seria a experiência pensada, a vida pensada. Tudo aquilo que fazemos de maneira espontânea, por herança biológica ou por fatalidade social e que não é objeto da nossa reflexão, fica aquém da cultura. — Alfredo Bosi.

Alfredo Bosi é graduado em Letras Neolatinas pela Universidade de São Paulo (1958) e possui doutorado em Literatura Italiana pela Universidade de São Paulo (1964). É Livre-docente de Literatura Italiana (1970) e Professor Titular Aposentado e Professor Emérito de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo.

Sobre este autor
Cita: Stela Mori. "Alfredo Bosi: Cultura ou culturas brasileiras?" 07 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966185/alfredo-bosi-cultura-ou-culturas-brasileiras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.