O Novo Museu do Pontal – Parcerias e Inspirações

O Museu do Pontal realiza o ciclo de debates online “O Novo Museu do Pontal – Parcerias e Inspirações”, com abertura em 5 de agosto de 2021, às 17h, que dá a partida para a programação prévia da inauguração da nova sede do Museu do Pontal, na Barra da Tijuca, que terá sua data anunciada no evento. O seminário será quinzenal, e participarão deste primeiro encontro o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, Hugo Barreto, do Instituto Cultural Vale, Eduardo Saron, do Itaú Cultural, Luciane Gorgulho, do BNDES, e colecionador Edmar Costa Pinto, apoiadores do Museu do Pontal. Estarão também Lucas Van de Beuque e Angela Mascelani, diretores do Museu.

Em seguida, será abordado o Projeto Arquitetônico do Museu do Pontal, com a participação de Bruno Santa Cecília e Paula Zasnicoff Cardoso, do premiado escritório Arquitetos Associados, que assinam o projeto da nova sede do Museu do Pontal. Eles mostrarão uma visita virtual ao espaço. O evento integra a programação paralela do 27˚ Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2021 RIO.

O evento será transmitido via plataforma Zoeplay. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/o-novo-museu-do-pontal-parcerias-e-inspiracoes---1-ciclo-de-debates__1292491

O seminário online “O Novo Museu do Pontal – Parcerias e Inspirações” será feito em ciclos quinzenais, que vão abordar temas como projetos arquitetônico, paisagístico, curatorial e de gestão, além da importância das parcerias, redes colaborativas e diálogos e inspirações a partir de pessoas, projetos e instituições “que apontaram caminhos e nos fizeram acreditar que este era um sonho possível”, comentam Lucas Van de Beuque e Angela Mascelani.

“Estes encontros surgem do desejo de dialogar com os que apoiaram ou inspiraram a realização de algo que muitas vezes parecia ser impossível: a abertura da nova sede do Museu do Pontal, que enfim colocou a salvo seu acervo de mais de nove mil obras de arte popular brasileira”, explicam. “A reversão da trajetória de quase dez anos sobrevivendo a inundações, quase fechando as portas, só foi concretizada graças ao engajamento de tantas pessoas e instituições, que acreditaram no trabalho realizado pelo Museu do Pontal, de seguir contribuindo para que esta e as próximas gerações valorizem a diversidade e legitimem os patrimônios culturais brasileiros”, destacam Lucas Van de Beuque e Angela Mascelani.

SUSTENTABILIDADE
Em um terreno de 14 mil metros quadrados, com 10 mil metros quadrados de área verde, a nova sede do Museu do Pontal tem 2.600 metros quadrados de área construída, e foi concebida dentro de uma ideia de sustentabilidade, a partir de um rigoroso estudo do caminho do sol ao longo do ano e do regime de ventos. O prédio de linhas retas, simples e elegante, tem um pé direito de oito metros, janelas com quebra-sol (brise-soleil) e ventilações cruzadas, que garantem que apenas 30% do prédio precise do uso de ar-condicionado, contribuindo também para a redução da emissão de gases poluentes. O projeto buscou ainda o máximo possível de iluminação natural, e o reuso da água de chuva para os jardins e a coleta seletiva de todo o lixo.

Serviço: ciclo de debates “O Novo Museu do Pontal – Parcerias e Inspirações”
5 de agosto de 2021, às 17h
Plataforma Zoeplay
Inscrições pelo link https://www.sympla.com.br/o-novo-museu-do-pontal-parcerias-e-inspiracoes---1-ciclo-de-debates__1292491

Patronos: Lei de Incentivo à Cultura, Instituto Cultural Vale, Itaú, BNDES, Prefeitura do Rio
Patrocínio: Repsol Sinopec Brasil, Cobra, Elecnor Brasil
Apoio Institucional: Unesco, UIA 2021 Rio (27º Congresso Mundial de Arquitetos)
Realização: Ibram/Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo

Canais digitais do Museu do Pontal:
Site: http://www.museucasadopontal.com.br/
Instagram: @museucasadopontal
Youtube: www.youtube.com/museucasadopontaloficial
Facebook: @museucasadopontaloficial

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "O Novo Museu do Pontal – Parcerias e Inspirações" 03 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966180/o-novo-museu-do-pontal-nil-parcerias-e-inspiracoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.