Casa Defensores de Chaves / Atelier Pupa

Casa Defensores de Chaves / Atelier Pupa - Fotografia de InterioresCasa Defensores de Chaves / Atelier Pupa - Fotografia de InterioresCasa Defensores de Chaves / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Defensores de Chaves / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Defensores de Chaves / Atelier Pupa - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Atelier Pupa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Do Mal o Menos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  JRBOTAS, Koklatt, PORVENTURA, Superbotânica
Casa Defensores de Chaves / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Do Mal o Menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de 150 m2, de tipologia T3, localizado numa das avenidas centrais da cidade de Lisboa, apresentava algumas alterações face ao projecto original. Todos os quartos estavam equipados com roupeiros e os materiais/equipamentos da cozinha e instalações sanitárias tinham sido alterados e encontravam-se em bom estado. Contudo, a configuração do espaço que correspondia à área social, bem como a cozinha e instalações sanitárias não tirava o melhor partido do potencial do espaço e da sua relação com as restantes áreas do apartamento.

Casa Defensores de Chaves / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Escada
© Do Mal o Menos
Casa Defensores de Chaves / Atelier Pupa - Imagem 26 de 26
Planta
Casa Defensores de Chaves / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira
© Do Mal o Menos

Neste sentido, optou-se por abrir o hall, sala e cozinha, tornando-os espaços comunicantes e com relação entre si. Por outro lado, consegui-se uma transversalidade de iluminação natural, que é sempre uma grande preocupação nos projectos. Apesar da criação de espaços mais amplos, era necessário controle-los de alguma forma e organizar os diferentes usos sem perda de luz.

Casa Defensores de Chaves / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores
© Do Mal o Menos
Casa Defensores de Chaves / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores
© Do Mal o Menos

A solução encontrada foi criar divisões com painéis em ripado de madeira que cria uma dinâmica e oferece uma nova e marcante estética aos espaços. Foi criada também uma instalação sanitária social, inserida na zona social do imóvel e reformulada, tanto a IS que serve os quartos como a IS da suite. A separar estas duas áreas (social e privada) encontra-se uma porta pivotante em madeira com ripado, com o mesmo desenho dos restantes painéis.

Casa Defensores de Chaves / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores
© Do Mal o Menos
Casa Defensores de Chaves / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Porta, Escada
© Do Mal o Menos

A IS da suite é marcada por uma "caixa" em pedra mármore que constitui o duche e organiza o espaço. Na cozinha, onde se optou por abrir também o espaço através da demolição de duas paredes, possui uma ilha de generosas dimensões e um bancada comprida também em pedra mármore, situando-se os armários altos na parede oposta ao vão da janela, o que permite, por um lado maior amplitude do espaço e por outro conferir maior luminosidade a esta área. O pavimento original foi afagado e envernizado e as portas existentes recuperadas, sendo a grande presença a madeira trabalhada em diversas vertentes.

Casa Defensores de Chaves / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Do Mal o Menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Defensores de Chaves / Atelier Pupa" 04 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966133/casa-defensores-de-chaves-atelier-106> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.