Adjaye Associates divulga projeto para o Instituto Africano em Sharjah, Emirados Árabes Unidos

O escritório Adjaye Associates divulgou seu projeto para o Instituto Africano, o primeiro centro dedicado ao estudo e pesquisa avançados da África e da diáspora africana. O campus de 32 mil metros quadrados será construído no centro de Sharjah, Emirados Árabes Unidos, e "introduzirá um tipo inteiramente novo de pensamento e missão na esfera acadêmica global".

Adjaye Associates divulga projeto para o Instituto Africano em Sharjah, Emirados Árabes Unidos - Imagem 2 de 11Adjaye Associates divulga projeto para o Instituto Africano em Sharjah, Emirados Árabes Unidos - Imagem 3 de 11Adjaye Associates divulga projeto para o Instituto Africano em Sharjah, Emirados Árabes Unidos - Imagem 4 de 11Adjaye Associates divulga projeto para o Instituto Africano em Sharjah, Emirados Árabes Unidos - Imagem 5 de 11Adjaye Associates divulga projeto para o Instituto Africano em Sharjah, Emirados Árabes Unidos - Mais Imagens+ 6

A arquitetura em tons de vermelho é composta por cinco volumes que variam entre quatro e sete andares. Os volumes são montados lado a lado com vazios entre eles, formando uma dualidade de espaços fechados e aberturas centrais. O projeto e a estrutura são inspirados na arquitetura do Golfo, Timbuktu e Hausa, onde as fachadas sólidas envolvem um pátio interno e o piso térreo cria uma transição entre a cidade e a arquitetura.

Adjaye Associates divulga projeto para o Instituto Africano em Sharjah, Emirados Árabes Unidos - Imagem 11 de 11
© Adjaye Associates

Os pátios abrangem o térreo e o primeiro andar, e incluem elementos com água e jardineiras para purificar o ar e promover a circulação e o resfriamento natural. A série de pátios internos e abertos e os grandes beirais produzem espaços sombreados que protegem os visitantes do calor solar, um recurso crucial para o ambiente seco do local. O exterior é feito de concreto de baixo carbono, o que limita a exposição direta à luz solar e absorve o calor durante o dia. As fachadas internas são perfuradas com pequenas aberturas quadradas para definir as áreas comuns das salas de aula, áreas funcionais e biblioteca.

Esses primeiros quatro volumes flutuantes abrigarão os principais elementos do Instituto Africano, como Ensino, Aprendizagem e Administração. O quinto volume fecha o pátio voltado para o lado sul e acolhe os visitantes por baixo de uma saliência monumental. O campus incluirá vários espaços de salas de aula, uma biblioteca de pesquisa, um arquivo, auditórios flexíveis e espaços para apresentações, um restaurante e uma livraria.

Adjaye Associates divulga projeto para o Instituto Africano em Sharjah, Emirados Árabes Unidos - Imagem 4 de 11
© Adjaye Associates

Escolhemos David Adjaye para criar o primeiro local construído especificamente para esta instituição devido à sua experiência em projetar edifícios que estimulam o aprendizado, a colaboração e a construção de comunidades. Começamos a trabalhar juntos em 2017 para combinar a visão do Instituto Africano com o edifício que o apoia. A capacidade de David de criar uma sequência tão bonita de diversos espaços e um senso de lugar acolhedor fará do Instituto um nexo para a construção de conhecimento e aprendizagem que servirá as pessoas na região e nossos parceiros em toda a África e ao redor do mundo, par hoje e para futuras gerações. - Presidente do Instituto Africano, Hoor Al Qasimi

Adjaye Associates divulga projeto para o Instituto Africano em Sharjah, Emirados Árabes Unidos - Imagem 9 de 11
© Adjaye Associates

O Instituto Africano foi estabelecido em 2018 e é um instituto de pesquisa acadêmica interdisciplinar dedicado ao estudo, pesquisa e documentação da África: seus povos e culturas. A partir de 2023, o Instituto dará as boas-vindas à aulas de M.A. e Ph.D. no campo dos estudos da diáspora africana. O prédio do campus está programado para ser concluído em 2023.

Adjaye Associates divulga projeto para o Instituto Africano em Sharjah, Emirados Árabes Unidos - Imagem 10 de 11
© Adjaye Associates

Recentemente, os arquitetos do Adjaye Associates e do Studio One Eleven, juntamente com o Continuum Partners, revelaram o projeto do Fourth & Central, um projeto que transformará uma instalação industrial no centro de Los Angeles em um masterplan dinâmico de uso misto de residencial, comercial, hotelaria e instalações de varejo. O projeto, que deve ser inaugurado em 2024, refletirá o caráter dinâmico da área com edifícios exclusivos que complementam os bairros vizinhos Arts District e Little Tokyo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Adjaye Associates divulga projeto para o Instituto Africano em Sharjah, Emirados Árabes Unidos" [Adjaye Associates Reveals Design of The Africa Institute in Sharjah, UAE] 29 Jul 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965824/adjaye-associates-divulga-projeto-para-o-instituto-africano-em-sharjah-emirados-arabes-unidos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.