SOM projetará vila olímpica para os jogos de Milão Cortina 2026

Após concurso internacional envolvendo 71 escritórios de arquitetura de 9 países diferentes, os arquitetos da Skidmore, Owings & Merrill foram selecionados para projetar a Vila Olímpica para os jogos de Milão Cortina 2026. O projeto faz parte do masterplan do Pátio Ferroviário de Porta Romana e criará um novo centro de atividades na região, buscando o mínimo impacto ambiental. O projeto autossuficiente contará com espaços residenciais, comerciais e públicos, que mudam de configuração a partir do evento olímpico.

SOM projetará vila olímpica para os jogos de Milão Cortina 2026 - Imagem 2 de 5SOM projetará vila olímpica para os jogos de Milão Cortina 2026 - Imagem 3 de 5SOM projetará vila olímpica para os jogos de Milão Cortina 2026 - Imagem 4 de 5SOM projetará vila olímpica para os jogos de Milão Cortina 2026 - Imagem 5 de 5SOM projetará vila olímpica para os jogos de Milão Cortina 2026 - Mais Imagens

A Vila Olímpica transformará o distrito de Porta Romana em um centro urbano focado na comunidade, oferecendo um novo e poderoso modelo de instalações para atender a projetos sociais pós-olímpicos. O projeto inclui espaços verdes públicos, a transformação de duas estruturas históricas e seis novos prédios residenciais que abrigarão temporariamente atletas olímpicos. Após as Olimpíadas, as casas dos atletas serão usadas como alojamentos estudantis, o parque e os prédios ao lado da ferrovia serão reutilizados como moradias populares e a Praça da Vila Olímpica se tornará uma praça pública, com espaços comerciais, mercados ao ar livre e instalações de hospitalidade.

SOM projetará vila olímpica para os jogos de Milão Cortina 2026 - Imagem 4 de 5
© SOM | Pixelflakes

Em vez de deixar de ser útil após as Olimpíadas, a Vila Olímpica de Porta Romana se tornará um bairro vibrante e autossustentável, construído em torno dos princípios de equidade social, compromisso ambiental, bem-estar e inclusão. A vila adota o ritmo da paisagem urbana da área, criando um bloco urbano poroso com uma variedade de espaços públicos que realçarão o vibrante tecido urbano de Milão. – Colin Koop, SOM Design Partner

O projeto arquitetônico dos edifícios é inspirado nos prédios históricos de Milão, com materiais contemporâneos e terraços comuns. Esses terraços servem como pontes entre os edifícios, acolhendo os ocupantes para socializar ou estudar ao ar livre. A vegetação vertical foi adicionada à fachada para contribuir com a resiliência climática do bairro, fornecer sombra, bem como criar espaço para fazendas urbanas que permitem a produção de alimentos no local.

SOM projetará vila olímpica para os jogos de Milão Cortina 2026 - Imagem 2 de 5
© SOM | Pixelflakes

A vila cumprirá os requisitos NZEB (Edifício com Energia Quase Zero) para garantir a consciência ecológica do projeto, que oferece estratégias de resfriamento passivo, painéis solares e jardins na cobertura que garantem que mais de 30% da energia seja produzida no local. A água da chuva também será coletada no local e reutilizada. Os novos edifícios empregam materiais sustentáveis, como estrutura de madeira maciça para os edifícios residenciais e baixo carbono incorporado para os materiais de fachada.

SOM projetará vila olímpica para os jogos de Milão Cortina 2026 - Imagem 5 de 5
© SOM

O masterplan foi desenvolvido pela COIMA SGR e seus parceiros, em colaboração com a Fundação Milano Cortina, a Prefeitura de Milão e a Região da Lombardia. A construção da Vila Olímpica está programada para ser concluída em julho de 2025.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "SOM projetará vila olímpica para os jogos de Milão Cortina 2026" [SOM to Design Convertible Self-Sufficient Milan-Cortina Olympic Village] 23 Jul 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965331/som-projetara-vila-olimpica-para-os-jogos-de-milao-cortina-2026> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.