Casa Chari / Paco Oria Estudio

Casa Chari / Paco Oria Estudio - Fotografia de ExteriorCasa Chari / Paco Oria Estudio - Fotografia de ExteriorCasa Chari / Paco Oria Estudio - Fotografia de InterioresCasa Chari / Paco Oria Estudio - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Chari / Paco Oria Estudio - Mais Imagens+ 29

Gata de Gorgos, Espanha
  • Arquitetos: Paco Oria Estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  168
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografías:Jose Luis Iniesta
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cemex, Efapel, Fila, Guardian Select, ISAVAL, Roca, Tejas Mateo, Teka, Tres
  • Arquiteto Responsável: Paco Oria
  • Cidade: Gata de Gorgos
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Chari / Paco Oria Estudio - Fotografia de Exterior
© Jose Luis Iniesta

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na reforma de uma casa de campo mediterrânea, disposta entre terraços para plantação não irrigados, dividida em duas partes: a casa principal e um galpão. A construção original, em estado de abandono prolongado, data do final do século XIX e é do tipo tradicional, construída sobre paredes de pedra e protegida por telhados de madeira e telhas. Outros corpos menores foram acrescentados a ela, aumentando a área habitável; volumes planos em contraste com os tetos inclinados originais, formando corredor, cozinha, banheiro e varanda. O complexo se encaixa na topografia, descendo suavemente através de degraus internos e externos.

Casa Chari / Paco Oria Estudio - Fotografia de Exterior
© Jose Luis Iniesta
Casa Chari / Paco Oria Estudio - Imagem 32 de 34
Plantas
Casa Chari / Paco Oria Estudio - Fotografia de Interiores
© Jose Luis Iniesta

As suas aberturas e janelas respondem de forma adequada às quatro orientações disponíveis, através de diferentes tamanhos e posições, adaptando-se às exigências do clima seco do Mediterrâneo. A proposta visa valorizar o valor e as características das edificações preexistentes, preservando os seus elementos típicos, linguagem e o tipo de construções agrícolas existentes na zona. Humilde, mas de uma clareza construtiva muito poderosa e retumbante. 

As paredes foram restauradas e os tetos foram substituídos, mantendo o contraste entre os tetos principais inclinados e os tetos planos dos corpos secundários. Sob este sólido invólucro, a casa principal tem uma área social (estar-jantar-cozinha) com um banheiro lateral e quatro quartos escalonados dois a dois, que descem para ocupar os antigos currais. Ao sul, um grande pátio é anexado, através do qual subimos a um galpão. Nele, há um grande galpão, de planta aberta, espaço indeterminado e um pequeno banheiro, de modo que se torna um quarto independente.

Casa Chari / Paco Oria Estudio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Jose Luis Iniesta
Casa Chari / Paco Oria Estudio - Imagem 33 de 34
Cortes
Casa Chari / Paco Oria Estudio - Fotografia de Interiores
© Jose Luis Iniesta
Casa Chari / Paco Oria Estudio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Jose Luis Iniesta

A fim de dar uma nova vida à casa, são introduzidos elementos e sistemas modernos para dar-lhe conforto e funcionalidade. Estes novos elementos devem dialogar com os existentes, sem distorcer sua redondeza e simplicidade. Para este fim, são utilizados os materiais da arquitetura vernacular: argila nos telhados, madeira na carpintaria, cal nas superfícies e cerâmica no escasso revestimento; dispostos de forma concisa e precisa, de modo a não se destacar. O resultado é uma casa/abrigo que busca um equilíbrio entre o antigo e o novo. Um equilíbrio entre os novos elementos e os já existentes, dando uma visão da capacidade transformadora da intervenção sobre uma arquitetura popular em abandono, que precisa de nosso compromisso sincero e dedicado. O compromisso de recuperar este legado cultural e vital através da simplicidade e da moderação como as respostas mais eficazes.

Casa Chari / Paco Oria Estudio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Jose Luis Iniesta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Chari / Paco Oria Estudio" [Casa Chari / Paco Oria Estudio] 30 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965293/casa-chari-paco-oria-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.