Residência TKN / OTP Arquitetura

Residência TKN / OTP Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimResidência TKN / OTP Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimResidência TKN / OTP Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, Cadeira, Madeira, Viga, PátioResidência TKN / OTP Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Madeira, Cadeira, Terraço, Viga, Pátio, JardimResidência TKN / OTP Arquitetura - Mais Imagens+ 17

Campos do Jordão, Brasil
Residência TKN / OTP Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Guilherme Pucci

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada em uma das mais altas cotas de nível passíveis de construção em Campos do Jordão, a residência TKN foi projetada privilegiando a grande vista que o terreno proporciona do alto da cidade. Como partido arquitetônico foi adotado a criação de um jogo de volumes monolíticos leves e semienterrados e seu partido programático surge de um pedido dos clientes de se criarem duas residências de inverno, totalmente funcionais e interligadas, uma no nível superior para o casal e outra no nível inferior para seus dois filhos.

Residência TKN / OTP Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Guilherme Pucci
Residência TKN / OTP Arquitetura - Imagem 18 de 22
Planta
Residência TKN / OTP Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Guilherme Pucci

A casa foi implantada no nível mais alto do terreno, um aclive de 20 metros de altura tendo seus acessos principais tanto de pedestres como de veículos acontecendo atrás do nível superior da casa, que faz divisa com a vegetação da Serra da Mantiqueira, originária da região.

Residência TKN / OTP Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Terraço, Pátio, Viga, Balcão
© Guilherme Pucci
Residência TKN / OTP Arquitetura - Imagem 19 de 22
Corte
Residência TKN / OTP Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Pátio
© Guilherme Pucci

Na sala superior, um grande balanço estrutural avança sobre a vista apoiado por pilares metálicos em “V” com sua cobertura de madeira solta dos fechamentos, buscando maior leveza dos elementos estruturais. A cozinha e a sala de jantar são integradas com a sala principal de acordo com o estilo de vida dos moradores, transformando o ambiente em área de convívio da família. Todo o fechamento é em vidro com brises de madeira para controle da incidência solar.

Residência TKN / OTP Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, Cadeira, Madeira, Viga, Pátio
© Guilherme Pucci
Residência TKN / OTP Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Terraço, Pátio, Viga
© Guilherme Pucci

Como o clima da região é frio e úmido, toda a casa é voltada para o oeste buscando o sol da tarde e propiciando a vista do entardecer. No volume superior adjacente está localizada a suíte master recuada do pavimento inferior, criando uma grande varanda de acesso e convívio como antessala da residência, sendo permeada por jardineiras. Em seu pavimento inferior uma grande varanda foi projetada sob a estrutura em balanço para a sala da residência dos filhos, as duas suítes têm vista para o por do sol e são interligadas através de um pergolado em concreto aparente.

Residência TKN / OTP Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Madeira, Cadeira, Terraço, Viga, Pátio, Jardim
© Guilherme Pucci

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência TKN / OTP Arquitetura" 14 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965051/residencia-tkn-otp-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.