Abrigo 3x3 / Estudio Diagonal

Abrigo 3x3 / Estudio Diagonal - Fotografia de ExteriorAbrigo 3x3 / Estudio Diagonal - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaAbrigo 3x3 / Estudio Diagonal - Fotografia de ExteriorAbrigo 3x3 / Estudio Diagonal - Fotografia de ExteriorAbrigo 3x3 / Estudio Diagonal - Mais Imagens+ 15

La Unión, Chile
  • Arquitetos: Estudio Diagonal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  15
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nicolás Saieh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, GRAPHISOFT
  • Arquiteto Responsável: Sebastián Armijo Oyarzún
  • Equipe De Projeto: Juan Pablo Esteban Delgado
  • Colaboradores: Mario Alejandro Jara Millape
  • Cidade: La Unión
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Abrigo 3x3 / Estudio Diagonal - Fotografia de Exterior
© Nicolás Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. O contraste entre uma geometria radical e as formas orgânicas da floresta configuram o primeiro cenário arquitetônico a se confrontar neste abrigo. A relação entre construção e a paisagem é tensionada, convidando assim a uma leitura crítica da forma como um volume construído pode fazer vibrar as qualidades presentes no local.

Abrigo 3x3 / Estudio Diagonal - Imagem 13 de 20
Corte Perspectivado 1

Encomenda: Projetar um espaço confortável que convide ao descanso e à desconexão. Ele deve responder a um uso diário, mas não intensivo. O abrigo deve ocupar a superfície mínima, e ao mesmo tempo servir como um artefato para amplificar as qualidades naturais de onde se situa.

Abrigo 3x3 / Estudio Diagonal - Fotografia de Exterior
© Nicolás Saieh

Localização: A obra está localizada em uma floresta tropical, perto da cidade de La Union, no sul do Chile. Depois de um exaustivo reconhecimento, foi encontrado um local na beira de uma encosta que desce até o rio Radimadi. As vistas, as condições de iluminação e o som suave da água indicavam que seria o local de implantação certo para o projeto. Esta clareira nas árvores se apresenta como uma oportunidade para minimizar o impacto que a construção pode ter sobre a floresta.

Abrigo 3x3 / Estudio Diagonal - Fotografia de Interiores
© Nicolás Saieh

Programa: É resolvido em três atos...
O primeiro corresponde ao terraço de acesso, com dimensões em plantas iguais ao perímetro interior. O terraço se apresenta como um contraponto ao resto do complexo e proporciona uma relação de escala entre exterior e interior. É o espaço onde acontecem reuniões com amigos, churrascos e o descanso ao ar livre.

Abrigo 3x3 / Estudio Diagonal - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Nicolás Saieh

O segundo ato se apresenta no primeiro pavimento interno, que cumpre os usos diurnos: cozinha, sala de jantar e sala de estar. Aqui é possível assistir a uma tarde chuvosa de inverno através de uma grande janela de altura dupla enquanto desfruta de uma xícara de café no calor de um pequeno fogão.

Abrigo 3x3 / Estudio Diagonal - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Nicolás Saieh

Finalmente, no segundo pavimento, acontece o último ato, o espaço da vida privada: dormitório e banheiro. O acesso se da por meio de uma escada. Uma forma não convencional de preencher a circulação vertical é proposta, expandindo assim as possibilidades da planta.

Abrigo 3x3 / Estudio Diagonal - Imagem 11 de 20
Planta Primeiro Pavimento
Abrigo 3x3 / Estudio Diagonal - Imagem 12 de 20
Planta Segundo Pavimento

Dimensões: Em planta, tem 3,00 m x 3,00 m. A altura do pé direito em seus dois pavimentos é de cerca de 2,40 m cada. A dupla altura presente na área de moradia, correspondente a 4,80 m, reitera a ideia de expandir o espaço no eixo vertical. O conjunto tem um total de 15 m2 no interior e 9 m2 de terraço.

Abrigo 3x3 / Estudio Diagonal - Fotografia de Exterior
© Nicolás Saieh

Materialidade: Neste projeto foram utilizados materiais de fácil acesso e de baixo custo. É fundamental compreender plenamente como a construção será executada e quem será o responsável pela mão-de-obra. Principalmente no caso da madeira de pinho, que é utilizada em dimensões padrão, o que ajuda a alcançar uma otimização na construção. Trabalhamos com base no conhecimento tradicional da construção em madeira, portanto, no interior, o sistema de construção é intencionalmente aparente.

Abrigo 3x3 / Estudio Diagonal - Fotografia de Exterior
© Nicolás Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Abrigo 3x3 / Estudio Diagonal" [Refugio 3x3 / Estudio Diagonal] 09 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964783/abrigo-3x3-estudio-diagonal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.