A beleza dos pisos de pedra: tipos, texturas e opções para a arquitetura

O estudo das rochas permite o entendimento da formação do nosso território. Seus tipos, os desenhos formados, as camadas, revelam a história. Junto à atmosfera e à hidrosfera, a litosfera é um dos grandes elementos do sistema terrestre, que recebe a biosfera. A camada sólida mais externa dos planetas é constituída por pedras e solos e, quanto às pedras, há diversas formas de classificá-las. A mais comum é separá-las por conta dos seus processos de formação, como ígneas, sedimentares ou metamórficas. Enquanto as rochas sedimentares constituem cerca de 5% da crosta terrestre, os restantes 95% são de rochas ígneas ou metamórficas.

Por conta de sua durabilidade e resistência, juntamente aos seus desenhos variados e cores, as pedras têm sido utilizadas como materiais de construção e revestimento há centenas de anos. Para os pisos, a pedra permanece sendo uma opção nobre e elegante, que além de possuir uma alta inércia térmica e estabilidade estrutural, agrada a muitos por conta da textura agradável ao toque.

Rochas ígneas

A beleza dos pisos de pedra: tipos, texturas e opções para a arquitetura - Imagem 3 de 11
© LesPalenik (shutterstock)

As rochas ígneas ou magmáticas originam-se da solidificação do magma e constituem formações geológicas altamente resistentes e com elevado nível de dureza. Para pisos, as mais utilizadas são o granito e o basalto:

Granito 

A beleza dos pisos de pedra: tipos, texturas e opções para a arquitetura - Imagem 7 de 11
Residência PS / Jacobsen Arquitetura. Image © Fernando Guerra | FG + SG

Quando o magma se resfria na profundidade, dá origem às chamadas rochas plutônicas ou intrusivas, como o granito. Sua composição é, sobretudo, dos minerais quartzo, mica e feldspato, podendo ter inclusões de outros minerais. De acordo com a localização da rocha no globo terrestre, suas cores diferenciam-se. Como piso, absorve pouca água e permite a criação de peças de grande escala, que podem receber acabamentos polidos ou rústicos.

Basalto

A beleza dos pisos de pedra: tipos, texturas e opções para a arquitetura - Imagem 4 de 11
Centro de Artes - Casa das Mudas / Paulo David. Image © Fernando Guerra | FG + SG

O basalto é produto da fusão parcial do manto superior terrestre, sendo um material proveniente de extensos derrames de lava. Trata-se de um magma mais quente e com menos sílica do que o granito, o que o torna mais fluido, permitindo-o subir mais facilmente à superfície terrestre. Quando este magma entra em contato com as condições de pressão e temperatura da atmosfera, resfria mais rapidamente, desenvolvendo uma textura mais homogênea e, geralmente, uma cor mais escura. Para pisos, é uma opção bastante durável, para ambientes internos e externos. 

Rochas sedimentares 

A beleza dos pisos de pedra: tipos, texturas e opções para a arquitetura - Imagem 6 de 11
© SAPhotog (shutterstock)

As rochas sedimentares são formadas pela junção de detritos – chamados de sedimentos – da fragmentação de outras rochas, sob temperaturas e pressões relativamente baixas, pela desagregação de rochas pré-existentes seguida de transporte e de deposição dos detritos ou, menos comumente, por acumulação química. Apresentam porosidade e permeabilidade. Para pisos, o Arenito e o Calcário são as rochas mais utilizadas:

Arenito

A beleza dos pisos de pedra: tipos, texturas e opções para a arquitetura - Imagem 9 de 11
Residencia Vitorino / Vasco Lopes Arquitetura. Image © Fran Parente

O arenito resulta da deposição de areias que, após um processo de compactação e cimentação, se transformam em rochas. Suas cores, por isso, variam entre o amarelo e o avermelhado. A superfície é bastante rugosa, o que a torna antiderrapante e atérmica, sendo muito utilizada em áreas externas.

Calcário

A beleza dos pisos de pedra: tipos, texturas e opções para a arquitetura - Imagem 5 de 11
Terra Batida Moderna / Kendle Design Collaborative. Image © Winquist Photography

Calcários são rochas sedimentares formadas pelo acúmulo de microorganismos (principalmente as cianobactérias), principalmente em antigos meios marinhos. Em pisos, o calcário apresenta uma textura mais sedosa, e cores que variam do cinza, rosa e azul. Mais utilizada em áreas externas.

Rochas metamórficas 

A beleza dos pisos de pedra: tipos, texturas e opções para a arquitetura - Imagem 2 de 11
© Walter Bilotta (shutterstock)

Metamorfismo é um processo que envolve mudanças na composição mineralógica, na textura e estrutura de uma rocha, predominantemente no estado sólido. As rochas metamórficas surgem da transformação das rochas sedimentares ou ígenas, através de processos físico-químicos por conta da umidade, temperatura ou pressão no interior da litosfera. Para a utilização em pisos, as mais tradicionais são o Quartzito e o mármore:

Quartzito

A beleza dos pisos de pedra: tipos, texturas e opções para a arquitetura - Imagem 10 de 11
Casa da Lagoa / Brasil Arquitetura. Image © Eduardo Beltrame

Geralmente de cor branca ou cinza, é composta quase inteiramente de quartzo, formada quando arenitos ricos em quartzo são submetidos a um aumento de pressão e temperatura. Trata-se de uma pedra extremamente dura e impermeável.

Mármore

A beleza dos pisos de pedra: tipos, texturas e opções para a arquitetura - Imagem 8 de 11
Barcelona Pavilion / Mies van der Rohe. Image © Gili Merin

O mármore, por sua vez, se forma quando o calcário é submetido a condições mais altas de pressão e temperatura, sendo composto principalmente de calcita e/ou dolomita. O mármore, como piso, é uma opção bastante elegante. Mas por ser mais permeável que o granito, pode acabar manchando facilmente e gastando em locais de alto tráfego.

Ardósia

A beleza dos pisos de pedra: tipos, texturas e opções para a arquitetura - Imagem 11 de 11
Project Nymph / Zen Architects. Image © Derek Swalwell

A ardósia forma-se a partir da argila sob alta pressão e temperatura, e apresenta-se em finas lamelas, de alta resistência. Sua aparência é bastante homogênea, em tonalidades do cinza ao preto, com exemplos esverdeados. Para pisos externos deve ser utilizada com cuidado, pois pode tornar-se escorregadia, além de reter mais calor do que as rochas claras. Outra questão importante a se levar em conta, ao trabalhar com o material, é que ela lasca mais facilmente que outras pedras.

Veja mais alguns exemplos de pisos de pedra, para interiores e exteriores, nesta pasta do My ArchDaily.

Fonte das informações

  • Seção de Materiais Didáticos do IGc-USP (Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. [link]
  • Pércio de Moraes Branco. Serviço Geológico do Brasil - CPRM. Rochas. [link]

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "A beleza dos pisos de pedra: tipos, texturas e opções para a arquitetura" 04 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964768/a-beleza-dos-pisos-de-pedra-tipos-texturas-e-opcoes-para-a-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.