Centro de Idosos Skärvet / Kjellander Sjöberg

Centro de Idosos Skärvet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Exterior, FachadaCentro de Idosos Skärvet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaCentro de Idosos Skärvet / Kjellander Sjöberg - Imagem 4 de 10Centro de Idosos Skärvet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de ExteriorCentro de Idosos Skärvet / Kjellander Sjöberg - Mais Imagens+ 5

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Max Plunger
  • Arquitetos Responsáveis: Lena Viterstedt, Ola Kjellander
  • Equipe De Projeto: Sanna Taune, Andreas Nordström, Charlotte Fredriksson, Saki Azodi, Iselin Marie Johansen, Martin Kraft
  • Paisagismo: URBIO
  • Consultoria De Sustentabilidade: Skanska Sweden
  • Engenheiro Estrutural: Strängbetong
  • Cidade: Växjö
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Idosos Skärvet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Exterior
© Max Plunger

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de idosos faz parte do quarteirão Skärvet, sendo o ponto de partida de Bäckaslöv, um novo distrito urbano em Växjö, que está sendo desenvolvido ao longo da ferrovia que conecta o centro da cidade ao lago Norra Bergundasjön. O edifício em forma de L marca a primeira fase do projeto e é o marco zero do quarteirão da cidade, oferecendo usos mistos de ocupação em torno de um amplo pátio compartilhado.

Centro de Idosos Skärvet / Kjellander Sjöberg - Imagem 4 de 10
© Max Plunger

Áreas comuns com boas condições de iluminação. A planta baseia-se na disposição de todas os espaços comuns e neutros em um setor central, com áreas privativas localizados em alas respectivas. O núcleo de cada departamento é sala de jantar e estar, um espaço aberto que vai de uma fachada a outra. As grandes janelas e o pé-direito alto proporcionam excelentes condições de luz natural.

Centro de Idosos Skärvet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Max Plunger

Espaços de convivência. As áreas comuns compreendem o salão de festas, o jardim de inverno, a sala de fisioterapia, a estufa na cobertura, com vista para o pátio compartilhado, além da área verde de recreação.

Centro de Idosos Skärvet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Max Plunger
Centro de Idosos Skärvet / Kjellander Sjöberg - Imagem 9 de 10
Planta
Centro de Idosos Skärvet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Exterior, Fachada
© Max Plunger

Fachadas animadas. O projeto e a configuração das plantas está fortemente ligado ao processo de construção. A variação na fachada é racionalmente alcançada pela utilização de junções, ao invés de elementos de fachada, sendo combinados em quatro seções de diferentes padrões de azulejos. A composição geral se assemelha a um padrão têxtil ou uma toalha de mesa de crochê. Acessos, janelas e a cobertura são acentuados por placas de metal na cor cobre, adicionando tons mais quentes a fachada. O edifício foi projetado para obter o certificado LEED Platinum e a classificação ambiental de alto nível da Skanska.

Centro de Idosos Skärvet / Kjellander Sjöberg - Imagem 10 de 10
Corte

Um meio verde inclusivo. A proposta de Kjellander Sjöberg, para toda a área, define um bloco urbano em torno de um grande parque verde, composto pela vegetação e pela floresta existente. Ao colocar os edifícios alinhados com os limites do local, o parque é maximizado, tornando possível preservar os valores do espaço verde. O projeto contém uma rica mistura de formas e instalações habitacionais, com unidades de aluguel, apartamentos próprios, casas para jovens e casas em série, bem como uma escola, residências para idosos e unidades comerciais. A diversidade cria um senso de comunidade e permite um contexto socialmente sustentável por várias gerações.

Centro de Idosos Skärvet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Interiores
© Max Plunger

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Växjö, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Idosos Skärvet / Kjellander Sjöberg" [Elderly Care Skärvet / Kjellander Sjöberg] 08 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964650/centro-de-idosos-skarvet-kjellander-sjoberg> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.