Apartamentos Pinto Bessa / depA architects

Apartamentos Pinto Bessa / depA architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, CorrimãoApartamentos Pinto Bessa / depA architects - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraApartamentos Pinto Bessa / depA architects - Fotografia de Exterior, Cadeira, Corrimão, TerraçoApartamentos Pinto Bessa / depA architects - Fotografia de Interiores, CadeiraApartamentos Pinto Bessa / depA architects - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: depA architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2285
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Airelimestones, Anicolor, CIN, Castro Wood Floors, Cliper, Marmores Melos, Oli, Portrisa, Primus Vitória, Rodi, Sanitana, W2007
  • Arquitetos Responsáveis: Carlos Azevedo, João Crisóstomo, Luís Sobral
  • Colaboradores: Miguel Santos, Francisco Pinto, Sara Pontes, Ângela Meireles e Hugo Sobrosa.
  • Clientes: Repor Investimentos Imobiliários Lda
  • Engenharia: CPX, MSE
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamentos Pinto Bessa / depA architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na franja oriental da cidade do Porto, a Rua de Pinto Bessa faz a charneira entre a cidade consolidada e um território de ocupação mais dispersa povoado por edifícios de cariz essencialmente industrial, ligando a freguesia do Bonfim directamente à Estação de Campanhã. A importância estrutural deste arruamento traduziu-se no desenho do seu generoso perfil que permitira a construção e densificação em altura das suas frentes.

Apartamentos Pinto Bessa / depA architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© José Campos

Este bloco de habitação vem completar essa intenção urbana, aproveitando a altura definida pelas construções vizinhas para acomodar 7 pisos com 26 apartamentos e um espaço comercial. Partindo da agregação das circulações verticais e instalações sanitárias na zona nuclear do edifício liberta-se o máximo espaço do apartamento no desenho de uma matriz que se pretende flexível, capaz de absorver as mutações da vivência quotidiana.

Apartamentos Pinto Bessa / depA architects - Fotografia de Interiores, Cerca, Escada, Fachada, Corrimão
© José Campos
Apartamentos Pinto Bessa / depA architects - Imagem 22 de 22
Planta 1
Apartamentos Pinto Bessa / depA architects - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© José Campos

Assim a planta-tipo divide-se em 4 apartamentos (2 T1 e 2 T2) por piso em que o volume da cozinha, em betão armado aparente, assume o protagonismo organizando e dividindo o espaço de habitar. Os espaços de estar e comer são divididos do espaço de dormir por uma divisória leve e amovível em madeira que permite a reconfiguração da tipologia permitindo a criação de um espaço de estar de maiores dimensões numa lógica de open-space ou um espaço de trabalho acessório que pode ser apropriado de acordo com a especificidades dos habitantes.

Apartamentos Pinto Bessa / depA architects - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© José Campos

No interior procura-se uma materialidade nobre e intemporal com o soalho em madeira de riga a contrastar com as superfícies de betão aparente e onde as carpintarias se assumem expressivas procurando contribuir para a densidade do espaço. O desenho e produção de um azulejo cerâmico especificamente para este edifício ajuda a definir a sua identidade: em 3 variações do mesmo padrão este surge nas cozinhas, instalações sanitárias e nos alçados continuando um tema muito presente edifícios modernos que nos anos 60 e 70 foram pontuando a cidade do Porto e que ainda hoje admiramos.

Apartamentos Pinto Bessa / depA architects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© José Campos
Apartamentos Pinto Bessa / depA architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada, Viga
© José Campos

Os alçados reagem à envolvente e à exposição solar: a Norte – para a Rua de Pinto Bessa – uma grelha estrutural em betão aparente com preenchimento em panos de azulejo e aberturas de dimensão controlada assente num embasamento em betão amaciado e rematada por um último piso que assume a excepção e a transição entre os edifícios vizinhos. A sul – para o logradouro – aos grandes envidraçados que permitem tirar partido da luz solar  justapõe-se  uma estrutura metálica que une as varandas de profundidade variável. Estas varandas, que prolongam generosamente o espaço de habitar para o exterior, criam um jogo complexo e expressivo que maximiza a captação solar da área exterior e controlam a exposição solar dos espaços interiores.

Apartamentos Pinto Bessa / depA architects - Fotografia de Interiores, Escada, Concreto, Corrimão
© José Campos
Apartamentos Pinto Bessa / depA architects - Fotografia de Interiores, Cerca, Fachada, Corrimão, Aço
© José Campos

O logradouro procura criar um espaço comum de encontro para todos os habitantes. Desenha-se em patamares, cosendo a volumetria do bloco de habitação com o corpo de garagem que ocupa o limite tardoz do lote. 

Apartamentos Pinto Bessa / depA architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos Pinto Bessa / depA architects" 05 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964448/apartamentos-pinto-bessa-depa-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.