Atelier Pina Cerâmica / Alvorada Arquitetos

Atelier Pina Cerâmica / Alvorada Arquitetos - Fotografia de InterioresAtelier Pina Cerâmica / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores, CozinhaAtelier Pina Cerâmica / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, PrateleiraAtelier Pina Cerâmica / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores, PrateleiraAtelier Pina Cerâmica / Alvorada Arquitetos - Mais Imagens+ 27

Pinheiros, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Kok
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  3M, AutoDesk, Bloco Campos, Concreserv Usina, Constrauss, Deca, Fórmica, Ipel Iluminação, Portal Prime, Santa Clara, Shimpo, Skutt, Skymar, Suvinil, Tigre, Tomodatys, Uemura Plantas, Vedra Mármores
Mais informaçõesMenos informações
Atelier Pina Cerâmica / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. Pina Cerâmica. Localizado no bairro de Pinheiros, este projeto teve como desafio acomodar em um lote de dimensões reduzidas, de apenas 4x30m, o programa completo de um atelier de cerâmica, desde a produção das peças até a parte de vendas. No terreno escolhido pela ceramista funcionava um comércio de bebidas em estado de conservação estrutural bastante comprometido e com ambientes muito segmentados.

Atelier Pina Cerâmica / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Pedro Kok
Atelier Pina Cerâmica / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Pedro Kok

Pensando na possiblidade de um espaço mais adequado ao programa de necessidades do atelier, e pela segurança do futuro imóvel, optou-se pela demolição total do existente e a construção de nova edificação. Como premissa estrutural adotou-se as paredes das divisas laterais em alvenaria estrutural e vigas metálicas do tipo W nas transversais.

Atelier Pina Cerâmica / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Pedro Kok
Atelier Pina Cerâmica / Alvorada Arquitetos - Imagem 29 de 32
Corte
Atelier Pina Cerâmica / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira
© Pedro Kok

O sistema de laje pré-moldada com EPS trouxe facilidade para o canteiro de obras, que se viu enxuto durante toda a execução. A ideia do projeto foi criar uma atmosfera neutra, branca, para que as cores e expressão do trabalho da artista pudessem se destacar em meio à arquitetura. Logo na entrada do atelier, a parte de vendas possui um pé-direito duplo rodeado de vidros com uma película opaca, proporcionando uma luz difusa e agradável para quem desfruta do mostruário das peças, expostas ora em prateleiras metálicas esbeltas engastadas na parede, ora em uma marcenaria iluminada.

Atelier Pina Cerâmica / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Pedro Kok

Um jogo de pequenas aberturas na fachada serve de vitrine e gera curiosidade para quem passa em frente ao local. À noite, o conjunto destas aberturas combinadas com a fachada translúcida proporciona um efeito de luz delicado. Ainda no térreo, compõe o ambiente de entrada dois bancos-baús em marcenaria, uma mesa de reunião e um depósito geral sob o espaço da escada. Adiante, fica o espaço de aulas e de modelagem das peças, onde foram dispostos os tornos, sob uma cobertura zenital. Do lado oposto aos tornos, foi criado um pátio descoberto. Mais ao fundo, e com visual direta para quem entra no atelier, fica a área de copa, sanitário acessível e jardim descoberto.

Atelier Pina Cerâmica / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Pedro Kok
Atelier Pina Cerâmica / Alvorada Arquitetos - Imagem 31 de 32
Axo
Atelier Pina Cerâmica / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Pedro Kok

No primeiro andar, as peças são queimadas em fornos elétricos e, na sequência, vão para a sala de esmaltação, de onde é possível enxergar quem está na parte de vendas do térreo através do pé-direito duplo. Carrinhos metálicos feitos em serralheria, com rodízios, funcionam como abrigo e ajudam no deslocamento das peças, estando presentes em ambos os andares. Acima, o segundo andar tem previsão para mais tornos e também comporta espaço de lazer, com terraços que tanto olham a rua como o interior da quadra.

Atelier Pina Cerâmica / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Pedro Kok

O formato escalonado do projeto foi pensado para favorecer a entrada de luz natural e de ventilação, minimizando a necessidade de iluminação artificial durante o dia. Com um programa diferente de uma simples loja, Pinheiros ganha um novo e acolhedor espaço voltado para a arte e para a beleza dos objetos do uso cotidiano.

Atelier Pina Cerâmica / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Cônego Eugênio Leite, 721 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05414-011, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Atelier Pina Cerâmica / Alvorada Arquitetos" 22 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964445/atelier-pina-ceramica-alvorada-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.