Casa CWN / Bernardes Arquitetura

Casa CWN / Bernardes Arquitetura - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa CWN / Bernardes Arquitetura - Fotografia de InterioresCasa CWN / Bernardes Arquitetura - Fotografia de InterioresCasa CWN / Bernardes Arquitetura - Fotografia de ExteriorCasa CWN / Bernardes Arquitetura - Mais Imagens+ 7

Santana de Parnaíba, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1750
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arali Móveis, Artecor Homewear, Dix, Eleve Construções Metálicas, Hayden, Hyline, Lareiras Bille, Leicht, N.didini, Pedras Bellas Artes
  • Equipe De Projeto: Thiago Bernardes (diretor criativo), Marcia Santoro, Camila Tariki, Felipe Coimbra, Helena Obino, Leemin Tang, Fernanda Moraes, Luiza Barros, Mariana Cohen, Pérola Machado, Gabriela Guimarães
  • Paisagismo: Isabel Duprat
  • Comunicação/Texto: Matheus Pereira
  • Arquitetura: Bernardes Arquitetura
  • Construtora: Laer Engenharia
  • Ar Condicionado: Logiproject
  • Instalações Elétricas E Hidráulicas: Zamaro Engenharia
  • Projeto Estrutural Em Concreto: Leão & Associados
  • Acústica: Modal Acústica
  • Fundações: Apoio – Assessoria e Projeto de Fundações
  • Consultoria Acústica: Modal Acústica
  • Automação: Oguri – Áudio e Vídeo
  • Luminotécnica: Estúdio Carlos Fortes
  • Cidade: Santana de Parnaíba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa CWN / Bernardes Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Santana de Parnaíba, cidade a 40 quilômetros de distância de São Paulo, fica o condomínio onde esta residência foi construída. O lote com 1.850 metros quadrados e aproximadamente 6 metros de desnível acomodou a casa de 1.750 metros quadrados de área edificada distribuída em três pisos. O projeto de configuração em L e uma das alas em diagonal tem estrutura de aço e fechamentos em pedra na face sul (opaca) e caixilharia e brises na face norte (translúcida).

Casa CWN / Bernardes Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Leonardo Finotti

Dois eixos organizam a setorização da casa a partir do volume em formato de bumerangue, de maneira que na ala paralela à rua fica as áreas sociais e suíte master, enquanto na segunda ala em ângulo obtuso, as áreas de serviço e íntimas. Nesta primeira, a zona central acomoda a sala de estar de pé direito duplo, integrada ao jardim de espécies tropicais com paisagismo assinado por Isabel Duprat. No interior, a partir da modulação do esqueleto metálico, as quatro faces superiores recebem fechamento em folhas de vidro e painéis de madeira ripada, sendo aquela voltada ao jardim com brises que acompanham o mesmo alinhamento e dimensão das ripas dos demais painéis. Esta abordagem permitiu vistas estratégicas a partir do pavimento superior, além de proteção contra os raios solares diretos, no caso dos brises.

Casa CWN / Bernardes Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Leonardo Finotti
Casa CWN / Bernardes Arquitetura - Imagem 9 de 12
Planta Baixa Pavimento Térreo
Casa CWN / Bernardes Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Leonardo Finotti

Vale dizer que os brises detalhados pela equipe da Bernardes Arquitetura, são amparados por bandejas metálicas revestidas em chapas metálicas com a mesma pintura da estrutura, que também cumprem o papel de beiral.

Já na face inferior da parede em destaque do módulo principal, o fechamento se dá pela aplicação de pedra. No mobiliário, peças de designers brasileiros compõe o estar, como as poltronas Mole de Sérgio Rodrigues e Vareta de Joaquim Tenreiro. Na lateral esquerda, o espaço (de pé direito simples) é cortado perpendicularmente por uma parede e resguarda a sala de jantar, com acesso a cozinha e corredor aos fundos.

Casa CWN / Bernardes Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Leonardo Finotti

Na extremidade oposta, a varanda de mesma dimensão do módulo estrutural da sala de estar, mas de altura simples, pode ser totalmente integrada ao interior se aberta a caixilharia. O forro, volume da churrasqueira e bancada recebem ripas e réguas de madeira (mesma dos demais ambientes), e pedra sobre o balcão e nicho da pia. Para o mobiliário, destaca-se o sofá Box de Jader Almeida em harmonia as poltronas Astúrias Fixa de Carlos Motta sobre o jardim.

O piso em placas de pedra dos ambientes internos também foi utilizado na área externa, e a ausência de desnível ressalta a continuidade espacial. O trilho dos caixilhos foram embutidos entre as placas.

Casa CWN / Bernardes Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Leonardo Finotti
Casa CWN / Bernardes Arquitetura - Imagem 11 de 12
Corte AA

Trazendo aconchego e ressaltando as tonalidades naturais dos materiais, o projeto de iluminação desenvolvido em parceria com o Estúdio Carlos Fortes, utiliza temperatura de cor quente.

No pavimento superior há quatro suítes, e pelo arranjo do vazio central, a suíte master é acomodada na lateral direita e acessada por uma passarela, enquanto os demais dormitórios são distribuídos no eixo leste-oeste. Brises de madeira conferem privacidade e transparência ao jardim, que contribui para a ambientação agradável dos espaços de repouso. No subsolo, fica a garagem para até cinco automóveis e áreas técnicas.

Casa CWN / Bernardes Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa CWN / Bernardes Arquitetura" 03 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964337/casa-cwn-bernardes-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.