Salas Modulares da International School of Palmela / Estúdio AMATAM

Salas Modulares da International School of Palmela / Estúdio AMATAM - Fotografia de Exterior, FachadaSalas Modulares da International School of Palmela / Estúdio AMATAM - Fotografia de Interiores, VigaSalas Modulares da International School of Palmela / Estúdio AMATAM - Fotografia de Interiores, Madeira, Porta, Viga, Fachada, ConcretoSalas Modulares da International School of Palmela / Estúdio AMATAM - Fotografia de Exterior, Porta, Fachada, TerraçoSalas Modulares da International School of Palmela / Estúdio AMATAM - Mais Imagens+ 27

Quinta do Anjo, Portugal
  • Arquitetos: Estúdio AMATAM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  186
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Banema, Cinca, Grohe, Investwood, Mapei, Zoom
  • Arquitetos Responsáveis: Manuela Tamborino, João Amaral
  • Equipe De Projeto: Manuela Tamborino, João Amaral, Rui Cardoso
  • Clientes: International School of Palmela
  • Engenharia: Colicapela
  • Cidade: Quinta do Anjo
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Salas Modulares da International School of Palmela / Estúdio AMATAM - Fotografia de Exterior, Fachada
© Sérgio Garcês Marques

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma intervenção no pomar da Internacional School of Palmela, com o intuito de complementar as instalações existentes com a criação de uma nova área de salas de apoio de custos controlados, implementadas numa área de pomar existente.

Salas Modulares da International School of Palmela / Estúdio AMATAM - Fotografia de Exterior, Porta, Fachada, Terraço
© Sérgio Garcês Marques

Face às condicionantes, abordou-se o programa através da construção modular, criando-se 4 módulos com uma interpretação contemporânea, explorando as possibilidades da construção modular em madeira e a sua versatilidade espacial. Foram propostos três módulos distintos de sala e um de instalações sanitárias de apoio, que se distribuem pelo pomar num total de oito módulos.

Salas Modulares da International School of Palmela / Estúdio AMATAM - Fotografia de Interiores, Viga
© Sérgio Garcês Marques
Salas Modulares da International School of Palmela / Estúdio AMATAM - Imagem 32 de 32
Planta
Salas Modulares da International School of Palmela / Estúdio AMATAM - Fotografia de Exterior, Terraço
© Sérgio Garcês Marques

A sua implantação foi cuidadosamente estudada de modo a abater-se o mínimo número de árvores (tendo a escolha recaído sobre as mais degradadas), visto que estas fazem parte integrante da imagem global do projecto. Os módulos encontram-se assim harmoniosamente distribuídos pelo pomar e interligados por um caminho em deck que se ramifica para as diferentes salas. Em termos de materialidade, o exterior dos módulos caracteriza-se pelo uso do ripado horizontal em madeira de casquinha com velatura e o viroc negro com acabamento natural, com o detalhe de que o ripado é composto por duas dimensões distintas concedendo ao alçado dos módulos uma imagem rítmica apelativa.

Salas Modulares da International School of Palmela / Estúdio AMATAM - Fotografia de Exterior, Terraço
© Sérgio Garcês Marques
Salas Modulares da International School of Palmela / Estúdio AMATAM - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Fachada, Viga
© Sérgio Garcês Marques

O interior dos módulos define-se pelo uso de soalho de pinho no pavimento, e paredes forradas a painel em aglomerado revestido a HPL na cor branco mate até à altura dos vãos – permitindo que possa ser usado como quadro de escrita para usufruto dos alunos, sendo a restante parede forrada a painel em madeira de abeto do tipo tricapa, forrando igualmente o tecto, com as vigas em madeira assumidas.

Salas Modulares da International School of Palmela / Estúdio AMATAM - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© Sérgio Garcês Marques

No módulo da instalação sanitária de apoio, o painel em aglomerado revestido a HPL é substituído por cerâmico 15x15cm, na cor branco mate com junta colorida (cor azul na instalação sanitária masculina e amarelo na instalação sanitária feminina). Trata-se de um projecto faseado, estando até ao momento edificados 3 módulos.

Salas Modulares da International School of Palmela / Estúdio AMATAM - Imagem 1 de 32
© Sérgio Garcês Marques

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Estr. Vila Amélia 172, 2950-805 Q.ta do Anjo, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Salas Modulares da International School of Palmela / Estúdio AMATAM" 02 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964302/salas-modulares-da-international-school-of-palmela-estudio-amatam> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.