Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia

Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de ExteriorPraça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, ArcoPraça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior, EscadaPraça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de ExteriorPraça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Mais Imagens+ 21

  • Diretores De Projeto: Florian Heinzelmann, Daliana Suryawinata
  • Líderes De Projeto: Rizki M. Supratman, Ignatius Aditya Kusuma
  • Equipe De Projeto: Ryan Azhar, Aprilea S. Ariadi, Ben Barukh Kurniawan, Miftah Adisunu N. Alui, Imam Supratiko, Rio Nuryadi Santosa
  • Cidade: Kecamatan Kejaksan
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior, Escada
© Kemala Montesa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A praça Alun-alun Kejaksan, terreno de 1 hectare, está localizada na cidade de Cirebon, em Java Ocidental, ao lado da importante Mesquita At-Taqwa. Cirebon e, sendo um ex-sultanato, tem uma história rica também devido à sua localização como uma cidade costeira com um porto importante e, portanto, várias culturas sendo influentes. A própria Alun-alun é uma tipologia urbana indonésia de praça ao ar livre.

Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior
© Kemala Montesa
Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Imagem 23 de 26
Planta
Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Arco
© Kemala Montesa

Apesar de sua localização proeminente, o local não foi usado em todo o seu potencial. Embora o projeto seja comissionado pelo governador de Java, partes interessadas adicionais também formaram o brief de projeto. Em primeiro lugar, a mesquita At-Taqwa reivindica posse informal devido à necessidade de estender a área de oração para o exterior durante os feriados principais. Em segundo lugar, o município precisa de um espaço público para reunião no centro da cidade, enquanto mantém a feira dos vendedores ambulantes. Em terceiro lugar, um monumento histórico que é cortado por uma curva na estrada precisava ser reintegrado por meio de uma praça memorial submersa, onde os textos informativos são fornecidos pelos anciãos e historiadores locais. Por último, a aprovação do antigo sultão teve de ser buscada, pois ele era muito respeitado e ocupava uma posição elevada na sociedade.

Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior
© Kemala Montesa

De um lado da Alun-alun, uma icônica Gapura foi instalada marcando a entrada da cidade e, do lado oposto, um portão de cinco pilares sinalizando a entrada da Mesquita de At-Taqwa. Os dois portões opostos representam um diálogo entre as necessidades mundanas e espirituais, enfatizando um diálogo aberto com a praça intermediária. As funções educacionais e lúdicas são acomodadas na forma de uma microbiblioteca e playground.

Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Imagem 22 de 26
Vista Isométrica
Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior, Cadeira, Fachada
© Kemala Montesa

A microbiblioteca como parte da série de espaços de leitura multiprogramática da SHAU é feita como uma plataforma escalonada que pode ser usada como banco, enquanto a sua cobertura é um mirante com vista para a Alun-alun  permitindo que as pessoas obtenham uma perspectiva e visão geral diferentes. A microbiblioteca cumpre a agenda de alfabetização da SHAU e da cidade para despertar o interesse pela leitura em um ambiente amigável. Tanto a biblioteca como o parque infantil também difundem o propósito das Alun-alun para eventos exclusivamente religiosos ou nacionais que acontecem poucas vezes por ano e abre a sua funcionalidade a um público mais vasto e ao uso cotidiano.

Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior
© Kemala Montesa

A materialidade e a geometria referem-se a Gapura escalonado local ou candi bentar - ou um portal dividido - e pedestais feitos de tijolos brutos que podem ser vistos em Keraton Kasepuhan - o palácio do sultão em Cirebon. Esses elementos tradicionais são reinterpretados em planta e volume de uma forma transformadora, onde cada elemento provém do mesmo material, linguagem e lógica construtiva.

Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior
© Kemala Montesa
Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Imagem 25 de 26
Cortes A e B

Escolher o tijolo como material principal para Alun-alun Kejaksan, não se refere apenas aos locais históricos de Cirebon, mas adere a aspectos práticos como disponibilidade e estímulo à economia local com mão-de-obra local e um processo de construção simples e mais complacente. As referências materiais e formais também são importantes para ganhar a aceitação e o sentimento de pertencimento dos cidadãos, visto que estão familiarizados com a linguagem do projeto, embora seja feito de forma contemporânea.

Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior
© Kemala Montesa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Alun Alun Kejaksan Cirebon, Jl. Kartini, Kebonbaru, Kec. Kejaksan, Kota Cirebon, Jawa Barat 45121, Indonésia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia" [Alun-alun Kejaksan Square / SHAU Indonesia] 01 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964294/praca-alun-alun-kejaksan-shau-indonesia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.