Concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp

As Universidades são centros críticos de produção de conhecimento e de inovação, e desde a criação da Trienal envolvemos estas instituições no programa das edições do seu evento mais emblemático. Convocam-se assim a participar, escolas de todo o mundo a fazer parte do programa central da 6.ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa para 2022.

O concurso está aberto directamente à área da arquitectura e também a disciplinas conexas, sejam estas das vertentes do projecto - como o urbanismo ou a arquitectura paisagista - de vertente técnica - como as tecnologias de construção ou de materiais - ou as de abordagem multidisciplinar - como a sociologia urbana ou estudos ambientais. Procuram-se propostas de várias tipologias de projecto que se pretende sejam de resposta arquitectónica ou com potencial de desenvolvimento prático.

Pela primeira vez, o prémio assume dois níveis de participação através de programas de mestrado e também de investigação. Pretende-se deste modo estimular a participação individual e colectiva para a produção de conhecimento em, para e sobre arquitectura. O Concurso está aberto a propostas enquadradas na disciplina de projecto, projectos de investigação com forte componente visual, ou projectos de intervenção.
Cada proposta candidata deve incidir sobre pelo menos um dos subtemas que integram o programa da Trienal nas suas quatro exposições nucleares.

Tema 1 - Multiplicidade
Para enfrentar a incerteza global à escala micro e macro, a arquitectura, e as suas disciplinas conexas, estão a ser chamadas a adaptar-se a estados de fluxo múltiplos e clivagens tecnológicas. Como podem alguns dos maiores desafios globais, incluindo as alterações climáticas, pandemias, desigualdades socioeconómicas e conflitos culturais, ser interpretados à escala arquitectónica? Como podem ser alargados os cânones actuais para enfrentar contextos de extrema incerteza? Que formas toma uma arquitectura mais inclusiva e que responde a estes desafios?

Tema 2 - Comum pelo Desenho
As cidades são organismos em constante mudança; os aglomerados formais e informais crescem e amadurecem entre estados de vulnerabilidade. Como podem a arquitectura e as suas disciplinas conexas ser veículos de mudança relevantes nos processos de remediação de desequilíbrios? Que tipo de infra-estruturas auto-reflexivas e retroactivas - instalações e sistemas - têm a capacidade de repor necessidades básicas, serviços, dignidade espacial e sentido de pertença? Que mecanismos podem permitir uma existência colectiva no meio da densidade urbana?

Tema 3 - Ciclos
A consulta ao passado e ao presente da construção pode levar a encontros virtuosos entre sustentabilidade, economia e memória. Como podem os métodos de re-apropriação adoptar a redistribuição da matéria e desafiar a rotina do extractivismo? Que estratégias podem ser utilizadas para conceber novos ciclos para construções condenadas a perecer ou em dificuldade de sobrevivência? Como é que a arquitectura reconhece o uso de energia, água, mão-de-obra humana e a pegada de carbono originalmente incorporada na produção de materiais, em novos processos de fabrico?

Tema 4 - Visionárias
As ideias visionárias são uma necessidade básica. O que é invulgar e aparentemente impossível pode ser realizado, e até aceite por muitos como um novo modelo. Como podem ser criadas linhas de pensamento de longo prazo para promover transformações sistémicas, por equipas multidisciplinares? Que protótipos arquitectónicos podem ser produzidos no futuro, e como serão replicados? Como podem os materiais emergentes afectar a forma e o processo de produção arquitectónica e alterar radicalmente a nossa abordagem ao design a longo prazo?

Uma selecção de doze propostas fará parte do conteúdo das quatro exposições centrais da 6.ª edição da Trienal. Cada exposição conta incluir três propostas em que ambas as categorias estarão representadas.

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp" 30 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964149/concurso-premio-universidades-trienal-de-lisboa-millennium-bcp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.