Apartamento Lapa / Base Arquitetura

Apartamento Lapa / Base Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Bancada, CadeiraApartamento Lapa / Base Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, BanheiraApartamento Lapa / Base Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, VigaApartamento Lapa / Base Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Janela, Cadeira, VigaApartamento Lapa / Base Arquitetura - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Base arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  135
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guilherme Pucci
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alessandra Delgado, Artachos Tapeçaria, Ceusa, Cremme, Deca, Desmobilia, Ecohouse, Eliane, Estar Móveis, Fernando Jaeger, Golden Art, Lunare Iluminação, Lurca, Marcenaria Made Marchi, PauPau, Portinari, Portinari Cerâmicas, Progetto Marmo, Serralheria Forchella, Starbox Grife, +1
  • Arquitetas Responsáveis: Aline Correa e Fernanda Lopes
  • Equipe De Projeto: Aline Correa, Fernanda Lopes e João Erchenberger
  • Construtora: Casa e Ponto
  • Cidade: Lapa
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Lapa / Base Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Bancada, Cadeira
© Guilherme Pucci

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um casal jovem, alto astral, sem filhos e com três cachorrinhos, queria um apartamento onde pudessem receber amigos, com uma área social bem espaçosa e integrada. Outro desejo deles era a a integração da cozinha com a sala. Na área íntima, pediram para transformar a terceira suíte em um closet e banheiro da senhora, assim ficariam com uma suíte master para o casal.

Um grande e inesperado desafio foi levar a obra no começo da pandemia no Brasil, quando ainda não havia tantas informações e muitas restrições de horário. Não foi fácil coordenar para que tudo saísse no prazo em meio a este contexto. Outro desafio foi criar um espaço aconchegante, mas com materiais que fossem à prova de cachorros, práticos e fáceis de lavar.

Apartamento Lapa / Base Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Guilherme Pucci
Apartamento Lapa / Base Arquitetura - Imagem 27 de 27
Planta Baixa
Apartamento Lapa / Base Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Viga
© Guilherme Pucci

Para atender as demandas dos moradores, foram retiradas as portas e as paredes da sacada, para integração total entre salas e varanda, nivelando o piso entre os dois ambientes. Foi feita a demolição também da parede da cozinha, para que ela ficasse integrada com a sala. Na área social, como o casal pediu, foi retirada a parede da suíte 3, transformando este quarto no closet da senhora. A porta que dava acesso a este quarto foi fechada e, no espaço, foi colocado um roupeiro que fica no corredor. Como os clientes gostam de receber, a área social teve grande destaque neste projeto.

A sala ficou ampla e convidativa, com o sofá como “coração” do ambiente. A estrutura do encosto do sofá é móvel, e, dessa forma, é possível deixá-lo maior como uma chaise para deitar, ou menor, numa profundidade de sofá convencional. Um diferencial dessa sala é um gancho de rede, que ficou “escondido” atrás do painel de marcenaria. Uma tampinha pode ser removida quando querem usar a rede. De modo geral, o espaço tem muitas áreas de armazenamento, sem ser um ambiente fechado.

Apartamento Lapa / Base Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira, Viga
© Guilherme Pucci
Apartamento Lapa / Base Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Cadeira, Pia
© Guilherme Pucci

Em todo o projeto, foi usada base de cinza e madeira nos revestimentos e marcenaria. A partir daí, pontos de cor aparecem na marcenaria e no mobiliário, como as cadeiras marsala e o sofá verde. O material predominante é o MDF cinza claro e amadeirado. Na área social, foi usado o piso porcelanato cinza, e na íntima, piso de madeira tauari. O estilo é contemporâneo e o conceito aberto e integração foram o norte do projeto. O uso de tons neutros e a utilização de móveis de design limpo e com pés em serralheria deu leveza ao espaço.

Apartamento Lapa / Base Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama
© Guilherme Pucci

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lapa, São Paulo - SP, 02675-031, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Lapa / Base Arquitetura" 20 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963633/apartamento-lapa-base-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.