Fórum SP 21 avalia planejamento urbano 
da cidade de São Paulo

Será realizado entre 21 a 30 de setembro o Fórum SP 21, um seminário de avaliação do Sistema Municipal de Planejamento de São Paulo, com foco no Plano Diretor e na Política Urbana do município, seus instrumentos, planos, programas e ações complementares, assim como seus impactos e repercussões vivenciadas na cidade no século XXI. A chamada de trabalhos para o Fórum já está aberta e os resumos ou vídeos podem ser enviados até 26 de julho de 2021.

O Fórum SP 21 será virtual, e está aberto à participação de toda a comunidade voltada à pesquisa, ao projeto, à intervenção e ao ativismo urbano, devendo reunir pesquisadores, profissionais, alunos de graduação e pós-graduação, representantes de órgãos e entidades públicas, profissionais e empresariais, movimentos sociais, associações de moradores, coletivos e demais interessados.

O seminário é organizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), o Instituto de Arquitetos do Brasil - São Paulo (IAB-SP), o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Fapesp/Cepid), a Escola da Metrópole do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e a Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo (OAB-SP), com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP). 

“No atual quadro nacional de crise econômica, social e democrática, de incertezas políticas e de desmonte da estrutura do Estado brasileiro, que envolve, entre outros, a desestruturação do apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico e a descrença nas políticas públicas, o Fórum SP 21 busca fazer uma avaliação aprofundada, lastreada em pesquisas e observações concretas, da experiência urbanística realizada em São Paulo, uma das cidades que mais avançou na implementação do novo marco institucional urbano do século XXI”, destacam as entidades organizadoras. 

De abrangência multidisciplinar, o seminário visa debater e sistematizar, a partir da apresentação de pesquisas, trabalhos, reflexões e experiências concretas, um amplo conjunto de avaliações amadurecidas que têm sido feitas sobre os instrumentos urbanísticos, planos, programas e projetos urbanos, com destaque para o Plano Diretor, formulado e implementado na cidade de São Paulo a partir do novo marco institucional criado pelo Estatuto da Cidade, aprovado há 20 anos, e que teve como desdobramento na cidade os planos diretores de 2002 e 2014, e o atual ordenamento urbanístico do município, organizado no Sistema de Planejamento. 

O Fórum SP 21 é um espaço para debater as políticas urbanas na perspectiva de oferecer críticas e sugestões para o aprimoramento das mesmas, utilizando o modelo online em razão da pandemia da covid-19, que, atualmente, tem impossibilitado a ampla participação da sociedade na definição de políticas públicas que afetam a população em seu dia a dia. 

Chamada de trabalhos e coletiva de imprensa

Os trabalhos podem ser submetidos no formato de texto (resumo expandido) ou vídeo, dentro de um dos 24 temas norteadores, descritos no Edital. Podem submeter trabalhos tanto pessoas físicas como coletivos, movimentos, entidades e órgãos públicos. A inscrição é gratuita e deve ser feita online. Para conferir o Edital completo, com todas as instruções para a submissão de trabalhos, clique aqui.

A programação do Fórum SP 21 está sendo montada pela Comissão Organizadora e será divulgada em breve no site oficial do evento. Uma coletiva para imprensa está sendo programada para 29 de junho. Está prevista para o dia 15 de outubro a divulgação da síntese das sessões e dos resultados do Fórum 21 pelas relatorias. Os Anais do Fórum SP 21 devem ser publicados até 15 de dezembro.

  • Título

    Fórum SP 21
  • Tipo

    Seminário
  • Website

  • Organizadores

    FAU-USP, IAB-SP, CEM-Fapesp/Cepid, IEA-USP, OAB-SP, CAU-SP
  • De

    21 de Setembro de 2021 12:00 AM
  • Até

    30 de Setembro de 2021 12:00 AM
  • Onde

    Virtual

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Fórum SP 21 avalia planejamento urbano 
da cidade de São Paulo" 18 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963616/forum-sp-21-avalia-planejamento-urbano-da-cidade-de-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.