Casa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto

Casa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

Casa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto - Fotografia de ExteriorCasa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto - Fotografia de ExteriorCasa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto - Fotografia de ExteriorCasa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto - Fotografia de ExteriorCasa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto - Mais Imagens+ 26

São Bento do Sapucaí, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DuPont, AutoDesk, CiaSul, Perfilor, Siva, Trimble
  • Arquitetos Responsáveis: Guilherme Paoliello
  • Equipe De Projeto: Camila Ungaro, Manoela Pessoa, Victória Menezes, Thiago Benucci
  • Consultoria Estrutural: Heloísa Maringoni
  • Pau A Pique E Fogão De Lenha: Paulo Custódio
  • Marcenarias: Renato Barros
  • Cidade: São Bento do Sapucaí
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. A 1200 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, o projeto propõe um uso consciente dos recursos locais do terreno e arredores, com o intuito de promover uma construção experimental, sensível aos conhecimentos locais tradicionais e com baixo impacto no ambiente. A partir dessa premissa, a construção constitui-se, basicamente, em madeira e terra. Os materiais industrializados, por sua vez, foram pensados como forma de racionalizar a obra, prezando a minimização dos resíduos, a adequação ao contexto de difícil acesso do terreno e às condições climáticas locais. 

Casa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá
Casa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto - Imagem 31 de 31
Isometrica
Casa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

O sistema estrutural da cobertura é constituído de painéis de telhas metálicas termo isolantes, sustentados por seis pórticos em troncos de eucalipto separados por vãos de 4 metros entre eles. A estrutura interna, pensada para acomodar os pisos e fechamentos é independente da estrutura da cobertura e apresenta vãos de 3 metros entre os apoios. A estrutura principal foi desenvolvida a partir de troncos roliços de 12 árvores de eucalipto, retiradas de um bosque vizinho ao terreno.

Casa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

A partir do levantamento das árvores escolhidas foi realizado um esquema de corte para o melhor aproveitamento dos troncos. As peças foram então cortadas com motosserra e tratadas por processo de carbonização com maçarico caseiro já no local da montagem. 

Casa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto - Fotografia de Exterior, Viga, Fachada
© Manuel Sá

A montagem se deu em um processo artesanal, por uma equipe de quatro pessoas, sem qualquer equipamento especial. Após a locação dos pilares, foi executada a estrutura do piso, usando-a como base e apoio de um único andaime metálico que foi sendo deslocado para a montagem manual das seis vigas dos pórticos. Estas vigas consistem em troncos de 20 centímetros de diâmetro aproximado e foram reforçadas com um tirante em cabo de aço, conformando uma viga vagão com 12 metros de comprimento total para vencer um vão central de 8 metros.

Casa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Viga
© Manuel Sá
Casa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto - Imagem 29 de 31
Planta
Casa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto - Fotografia de Interiores, Viga
© Manuel Sá
Casa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto - Imagem 27 de 31
Elevação
Casa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

O programa da casa é dividido em duas caixas praticamente da mesma dimensão, sob esta cobertura. Estes dois volumes independentes, em madeira serrada e com fechamentos de pau-a-pique e vidro, têm estrutura independente da cobertura, propiciando um sentido de leveza ao conjunto. A armação interna do pau-a-pique foi feita com taquaras de bambu, proveniente do local, e para o barreado foi utilizado a terra retirada das escavações pontuais e necessárias à obra.

Casa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto - Fotografia de Exterior, Madeira, Viga
© Manuel Sá

O volume mais opaco, de uso mais reservado e noturno, abriga dois quartos e dois banheiros iguais; a caixa mais transparente, de convívio social e diurno, abriga uma sala/cozinha, com o fogão à lenha no centro do espaço. O intervalo entre os dois volumes acolhe uma área em deque de madeira, coberta e aberta à vista, que se configura tanto como acesso, quanto como varanda e espaço de estar.

Casa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Acaiacá / Gui Paoliello Arquiteto" 11 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963582/casa-acaiaca-gui-paoliello-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.