Casa BRJ / grupo pr - arquitetura e design

Casa BRJ / grupo pr - arquitetura e design - Fotografia de Exterior
© Estúdio Paralelo

Casa BRJ / grupo pr - arquitetura e design - Fotografia de Exterior, FachadaCasa BRJ / grupo pr - arquitetura e design - Fotografia de ExteriorCasa BRJ / grupo pr - arquitetura e design - Fotografia de Exterior, FachadaCasa BRJ / grupo pr - arquitetura e design - Fotografia de InterioresCasa BRJ / grupo pr - arquitetura e design - Mais Imagens+ 21

Maringá, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  590
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Estúdio Paralelo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Chaos Group, Continental Sul, Lajes Três Marias, Trimble Navigation, Via Vidros
  • Arquitetos Responsáveis: João Vitor Ricciardi Sordi, Rodrigo Pupin
  • Equipe De Projeto: Heloísa Croce, Leonardo Pereira
  • Projeto Estrutural: Protenfor, Antônio Carlos Peralta – PROTENFOR
  • Execução: Reginaldo Muglio
  • Projeto Elétrico, Hidráulico E Climatização: Paulo Leão
  • Projeto De Interiores: UNIT arquitetos associados
  • Cidade: Maringá
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um condomínio fechado, a casa BRJ se destaca pelos elementos de concreto aparente compostos por duas empenas cegas e vigas protendidas formando um conjunto de pórticos que caracteriza a volumetria e abriga o coração da casa: o setor social e serviços. Grandes planos de correr de alumínio e vidro vedam esse núcleo de concreto e permitem a ventilação cruzada e a iluminação natural, além de conectá-lo visualmente com todo o restante da casa.

Casa BRJ / grupo pr - arquitetura e design - Fotografia de Exterior, Fachada
© Estúdio Paralelo

A setorização da casa é marcada por volumes de revestimentos distintos: enquanto no setor social/ serviços o concreto é o destaque como já mencionado, um volume retangular em alvenaria pintado de azul acomoda a parte íntima que, visualmente independente, distribui os quartos em sequência. Este, por sua vez, em conjunto com o bloco da área social, “abraçam” a área de lazer.

O acesso principal da casa é definido por uma passarela que busca o visitante ainda na garagem e o leva ao setor social. Nesse trajeto, a passarela com desenho sinuoso atravessa o vazio central que abriga o jardim no nível inferior. Esse percurso introduz ao usuário o que vem mais adiante.

Casa BRJ / grupo pr - arquitetura e design - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Estúdio Paralelo

O ponto chave do projeto é uma grande laje protendida, inclinada e com pontos de apoio imperceptíveis. Neste espaço de planta livre estão distribuídos de maneira integrada o estar, jantar, espaço gourmet e cozinha que se abrem lateralmente para a área de lazer de um lado e jardim central do outro.

Casa BRJ / grupo pr - arquitetura e design - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Estúdio Paralelo

O nível mais baixo do jardim interno e fundo de vale externo, na parte posterior do terreno, permitem uma vista das copas das árvores no nível da sala, criando uma relação do interior com o exterior.

Casa BRJ / grupo pr - arquitetura e design - Fotografia de Exterior
© Estúdio Paralelo

Apesar do terreno apresentar um grande desnível, o cliente solicitou uma casa térrea. Isso exigiria um grande aterro e como forma de mitigar a intervenção foi proposto um subsolo abrigando escritório, home theater e brinquedoteca iluminados por um grande jardim no vazio central que acompanha a declividade natural do lote. Esse vazio organiza os ambientes no seu perímetro e, junto com a parede de cobogó da fachada, confere maior privacidade para a área social além de conectar o pavimento térreo e o subsolo.

Casa BRJ / grupo pr - arquitetura e design - Fotografia de Interiores
© Estúdio Paralelo

Todos os elementos destacados aqui promovem um passeio arquitetural que se pretendia surpreendendo o usuário com diferentes perspectivas e composições inusitadas.

Casa BRJ / grupo pr - arquitetura e design - Fotografia de Exterior
© Estúdio Paralelo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa BRJ / grupo pr - arquitetura e design" 09 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963487/casa-brj-grupo-pr-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.