Casa Altos / Duque Motta & AA

Casa Altos / Duque Motta & AA - Fotografia de Interiores, FachadaCasa Altos / Duque Motta & AA - Fotografia de InterioresCasa Altos / Duque Motta & AA - Fotografia de InterioresCasa Altos / Duque Motta & AA - Fotografia de ExteriorCasa Altos / Duque Motta & AA - Mais Imagens+ 17

Colina, Chile
  • Arquitetos: Duque Motta & AA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Topwood
  • Cidade: Colina
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa Altos / Duque Motta & AA - Fotografia de Exterior
© Pablo Casals Aguirre

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em Chicureo, um subúrbio de Santiago, ocupando a metade de um terreno de 5.000 m2. A encomenda consistiu no desenvolvimento de uma casa de um andar para facilitar a mobilidade, assumir a extensão total do lote, resolver uma orientação incômoda e para tentar responder bem às condições climáticas do local. O projeto é proposto a partir de dois volumes ortogonais deslocados, um que segue as linhas perimetrais do terreno e abriga os programas mais públicos da casa, e outro que é disposto em um eixo norte-sul, no qual estão os dormitórios.

Casa Altos / Duque Motta & AA - Fotografia de Exterior, Fachada
© Pablo Casals Aguirre
Casa Altos / Duque Motta & AA - Imagem 17 de 22
Planta
Casa Altos / Duque Motta & AA - Fotografia de Exterior, Fachada
© Pablo Casals Aguirre
Casa Altos / Duque Motta & AA - Fotografia de Exterior
© Pablo Casals Aguirre

Esta diferença de ângulos e deslocamento, permite que tanto a sala de estar, quanto a sala de jantar e a sala principal tenham uma condição privilegiada de vista aberta e domínio visual do terreno enquanto, ao mesmo tempo, ela divide o terreno em 3 grandes áreas, uma de acesso e estacionamento muito aberta e transparente à rua, uma área do jardim posterior que ocupa toda a largura do terreno, protegida em privacidade pela própria casa, e a última, do playground ao redor do volume dos quartos que é protegido com uma cerca em relação ao acesso e à rua.

Casa Altos / Duque Motta & AA - Fotografia de Interiores, Fachada
© Pablo Casals Aguirre
Casa Altos / Duque Motta & AA - Imagem 16 de 22
Axonométrica
Casa Altos / Duque Motta & AA - Fotografia de Interiores
© Pablo Casals Aguirre

Os dois volumes, com uma planta quadrada e uma profundidade considerável, têm um pátio central que permite a entrada da luz norte para seus espaços principais, os quais estão dispostos ao sul para se ligarem ao jardim dos fundos da casa. Além disso, as circulações do projeto são organizadas em torno desses pátios, que atuam como articuladores espaciais, separando os diferentes programas e conectando-os visualmente. Foi proposto um trabalho de fachada baseado em uma estrutura perimetral que responde às condições climáticas do lugar, que é muito quente e ensolarado no verão, e a um terreno que concentra muita umidade no inverno.

Casa Altos / Duque Motta & AA - Fotografia de Interiores
© Pablo Casals Aguirre

Foram propostos um beiral para proteger os planos da fachada do sol vertical e da chuva direta, uma calçada perimetral que distancia a umidade do solo do interior da casa, e um plano de fachada composto por uma parede de concreto interna, que proporciona inércia térmica, isolamento e um plano de madeira ventilado que impede a transferência de radiação direta e umidade para o interior da casa. A casa é formalmente definida a partir dessa estrutura perimetral de concreto que projeta para as fachadas a continuidade de seus planos de piso e teto, e propõe quatro contrafortes diagonais nos cantos que destacam o comprimento total das bordas do volume. Esta estrutura procura construir uma fachada com espessura, corpo e profundidade, utilizando concreto com toda sua capacidade de expressão como um corpo moldado, além de definir uma estrutura volumétrica que contém os espaços internos e terraços da casa, que se expressam a partir do calor da madeira e da transparência do vidro.

Casa Altos / Duque Motta & AA - Fotografia de Interiores
© Pablo Casals Aguirre
Casa Altos / Duque Motta & AA - Fotografia de Exterior, Fachada
© Pablo Casals Aguirre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Altos / Duque Motta & AA" [Casa Altos / Duque Motta & AA] 19 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963480/casa-altos-duque-motta-and-aa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.