Livraria Toyou / Wutopia Lab

Livraria Toyou / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Porta, FachadaLivraria Toyou / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, PrateleiraLivraria Toyou / Wutopia Lab - Fotografia de InterioresLivraria Toyou / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, PrateleiraLivraria Toyou / Wutopia Lab - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Wutopia Lab
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  452
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:CreatAR Images
  • Chefe De Projeto: Ting Yu
  • Coordenador Do Projeto: Shengrui Pu
  • Arquiteto Responsável: Siqi Yang
  • Equipe De Projeto: Shanghai C-yu Space Design Co. Ltd., Yuchen Guo, Beidi Zhan
  • Consultoria De Iluminação: Chloe Zhang
  • Cliente: CIFI Group
  • Cidade: Shanghai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Livraria Toyou / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada
© CreatAR Images

Er You - História. O nome da livraria e o conceito vieram da criativa casualidade do Sr. Lin Feng do Grupo CIFI. A filosofia da livraria, que enxerga os livros como montanhas, os poemas como livros, as flores como decoração, o chá como fragrância e o vinho como companhia, configura o espírito de toda a livraria. Se “Er You”, em caracteres chineses, torna-se “vinho”, ao se adicionar um ponto, este é o toque mágico para ligar o conceito e a vida de Lin Feng, um amante de livros e de vinhos.

Livraria Toyou / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Fachada
© CreatAR Images
Livraria Toyou / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Prateleira
© CreatAR Images

Little You Mountain. O projeto, portanto, tornou-se simples e direto. Quando o leitor entrar pela porta, verá uma montanha branca, isto é, uma estante de livros feita de pedra artificial branca. A luz atravessa a parede de pedra e então se assemelha a uma montanha clara, que é a Little You Mountain da Livraria Toyou. A visível montanha é a área destinada para livros novos e nobres da Livraria Toyou.

Livraria Toyou / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Prateleira, Porta
© CreatAR Images
Livraria Toyou / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© CreatAR Images

Big You Mountain. Não há imagem visual distinta da montanha Big You na livraria Toyou. Os leitores precisam percorrer as estantes e divisórias para chegar ao espaço principal da livraria, que, na verdade, é o interior da Big You Mountain. A montanha é invisível, já que é muito grande. Como diz o velho ditado, você pode não ver a face real da montanha, mas apenas agradecer por estar nela. As cavernas interconectadas são abstraídas da experiência espacial a que estamos acostumados, ao invés de uma simulação realista. Os painéis contínuos de alumínio perfurado na cor vinho, formam as cavernas e as estantes de livros produzem vários cantos e espaços para sentar, representando as cavernas interligadas da Big You Mountain. É nesta caverna que o leitor encontra o livro secreto à espera de ser descoberto. O refinamento tipológico da caverna ajuda o arquiteto a usar a organização de estantes, divisórias, mercadorias e arranjos de livros para criar uma experiência espacial muito rica em um espaço pequeno, de modo que hajam surpresas em todos os lugares e vistas idênticas a cada etapa.

Livraria Toyou / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores
© CreatAR Images
Livraria Toyou / Wutopia Lab - Imagem 21 de 25
Axonométrica
Livraria Toyou / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Prateleira
© CreatAR Images

Chinês. "Ter uma visão de cada passo do caminho" é, na verdade, uma técnica básica do projeto de um jardim tradicional chinês. Quando os leitores percebem isso, eles não podem deixar de associar a experiência da Big and Little You Mountain a um passeio pelo jardim. Existem muitas metáforas que o arquiteto esconde nessas cenas. A montanha branca e brilhante atrás do vidro transparente do lado de fora da loja, o poço ao lado da Little You Mountain e a fonte recorrente (o velho ditado: a montanha não é sobre sua altura, a água não é sobre sua profundidade), os chineses e uma pitada zen, que os leitores descobrem de repente, definem a livraria chinesa como moderna, no verdadeiro sentido da palavra.

Livraria Toyou / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores
© CreatAR Images

O lugar secreto. O espaço circular entre às duas montanhas é o lugar secreto. É o espaço privativo do proprietário da livraria, como uma jarra, onde há céu e terra, montanhas, pedras, pinheiros, livros, vinho e ele mesmo, uma caverna no meio do brilho e do glamour de Shanghai.

Livraria Toyou / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Prateleira
© CreatAR Images
Livraria Toyou / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Madeira, Porta, Tijolo, Viga
© CreatAR Images

A entrada levou apenas 40 dias para ser construída. A livraria Toyou incorpora todo o difícil treinamento e raciocínio e, no final, mostra uma facilidade incrível, que Yu-Ting entende como a essência da estética chinesa.

Livraria Toyou / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores
© CreatAR Images
Livraria Toyou / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Prateleira, Fachada
© CreatAR Images

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shanghai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Livraria Toyou / Wutopia Lab" [Toyou Bookstore / Wutopia Lab] 16 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963442/livraria-toyou-wutopia-lab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.