Casa de Chá Fuzhou / Neri&Hu Design and Research Office

Casa de Chá Fuzhou / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de ExteriorCasa de Chá Fuzhou / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, FachadaCasa de Chá Fuzhou / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de InterioresCasa de Chá Fuzhou / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de InterioresCasa de Chá Fuzhou / Neri&Hu Design and Research Office - Mais Imagens+ 13

Fuzhou, China
Casa de Chá Fuzhou / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior
© Hao Chen

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se inspira em imagens exclusivamente associadas a Fuzhou: o Templo Jinshan. Este é um raro exemplo de estrutura de templo construída no meio de um rio na China. John Thomson foi um dos primeiros fotógrafos a viajar para o país e proporcionou ao público ocidental alguns dos primeiros vislumbres do Extremo Oriente. No álbum Foochow and the River Min, que documentou sua lendária jornada pelo Rio Min, Thomson capturou a estrutura antiga em seu estado original, descansando serenamente sobre uma rocha flutuante em 1871. Esta se tornaria uma imagem duradoura identificada inequivocamente com a cidade de Fuzhou .

Casa de Chá Fuzhou / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, Fachada
© Hao Chen

Concebido como um artefato urbano e baseado nas raízes históricas da cidade de Fuzhou, o projeto abriga uma relíquia e internaliza um patrimônio distinto em uma época em que o rápido desenvolvimento destruiu a cultura e a identidade tradicionais. O cliente apresentou o desafio único de criar um recinto para um artefato chinês: a estrutura de madeira da residência de um oficial de alto escalão da dinastia Qing, repleta de esculturas ornamentais e marcenaria própria. Transferida de Anhui para sua nova casa em Fuzhou, a estrutura de estilo Hui é consagrada como a peça central habitável de uma nova casa de chá.

Casa de Chá Fuzhou / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, Viga
© Hao Chen
Casa de Chá Fuzhou / Neri&Hu Design and Research Office - Imagem 16 de 18
Planta - Antes
Casa de Chá Fuzhou / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, Viga
© Hao Chen

Concebida como uma casa no topo de uma rocha, a casa de chá é elevada acima de uma base de concreto armado, enquanto seu amplo telhado de cobre ecoa a linha do telhado da relíquia arquitetônica. Seu material central, o concreto armado, é uma homenagem moderna às tradicionais habitações de barro da região, valorizando uma monumentalidade crua. Os visitantes são apresentados a duas imagens do edifício: a silhueta vertical da forma e seu reflexo espelhado duplicado no espelho d'água que circunda o prédio. 

Casa de Chá Fuzhou / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores
© Hao Chen
Casa de Chá Fuzhou / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores
© Hao Chen

Uma série de contrastes se desenrola entre elementos que são claros e escuros, claros e pesados, grosseiros e refinados, conforme os visitantes entram no grande salão onde está situada a estrutura da antiga residência. Poços celestes penetram no telhado, trazendo luz natural para as profundezas do gabinete e iluminando o artefato inestimável em exibição. Somente ao chegar ao mezanino é que a configuração estrutural do edifício começa a se revelar. O telhado de metal flutuante é levantado 50 cm da base sólida por treliças revestidas de cobre para introduzir uma lasca de iluminação contínua em torno de sua periferia. Envolvendo-se em torno da histórica estrutura de madeira, o espaço do mezanino permite que os visitantes apreciem os intrincados detalhes da carpintaria ao nível dos olhos.

Casa de Chá Fuzhou / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores
© Hao Chen
Casa de Chá Fuzhou / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores
© Hao Chen

O nível do subsolo inclui um saguão de chegada secundário, uma rotunda, um pátio rebaixado e salas de degustação. No topo da rotunda, um óculo esculpido tampado pelo vidro está submerso sob a piscina no pátio acima. Ele filtra o sol através de uma fina película de água, criando um jogo hipnotizante de reflexos.

Casa de Chá Fuzhou / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Hao Chen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Fuzhou, Fujian, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Chá Fuzhou / Neri&Hu Design and Research Office" [Fuzhou Teahouse / Neri&Hu Design and Research Office] 18 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963433/casa-de-cha-fuzhou-neri-and-hu-design-and-research-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.