As melhores cidades do mundo para se viver em 2021

A cidade neozelandesa de Auckland lidera a classificação geral na pesquisa anual das melhores cidades para se viver da Economist Intelligence Unit (EIU). Listando 140 cidades, as quais foram avaliadas segundo cinco diferentes categorias, incluindo estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura, a edição da EIU deste ano foi totalmente influenciada pela pandemia de COVID-19. Austrália, Japão e Nova Zelândia assumiram as primeiras posições, disparadas na frente de outras cidades e países que costumam figurar entre as melhores colocadas do ranking.

As melhores cidades do mundo para se viver em 2021 - Imagem 2 de 12As melhores cidades do mundo para se viver em 2021 - Imagem 3 de 12As melhores cidades do mundo para se viver em 2021 - Imagem 4 de 12As melhores cidades do mundo para se viver em 2021 - Imagem 5 de 12As melhores cidades do mundo para se viver em 2021 - Mais Imagens+ 7

No índice das melhores cidades para se viver em 2021 da EIU, seis das dez primeiras colocadas encontram-se ou na Nova Zelândia ou na Austrália, “onde os rígidos controles de fronteira e circulação de pessoas permitiram aos residentes manterem suas rotinas como se nada tivesse acontecido”, enquanto no resto do mundo a situação era completamente diferente. Auckland foi listada na primeira posição, principalmente devido à sua “abordagem bem-sucedida na contenção da pandemia de COVID-19, algo que permitiu que vida de seus moradores seguis em frente sem grandes mudanças ou perdas”. A cidade neozelandesa é seguida por Osaka no Japão em segundo lugar, Adelaide na Austrália em terceiro, Wellington novamente na Nova Zelândia e fechando o top-5, Tóquio no Japão.

O único país europeu com cidades ranqueadas entre as dez melhores foi a Suíça, com Zurique e Genebra ocupando a sétima e oitava posição respectivamente. Enquanto a maioria das cidades européias “sofreram imensamente com a chagada da segunda onda de COVID-19, a qual provocou uma enorme restrição na circulação de bens e pessoas, o cancelamento de diversos eventos culturais e esportivos e o fechamento de escolas e restaurantes”, as principais cidades da Suíça se saíram muito bem na contenção e disseminação dos contágios ao longo dos últimos seis meses. Viena, capital da Áustria, cidade que chegou a ocupar o primeiro lugar entre os anos de 2018 e 2020, caiu para o 12º lugar na atual pesquisa, por conta do impacto da segunda onda COVID-19. De acordo com a EIU, as cidades alemãs de Frankfurt, Hamburgo e Dusseldorf foram aquelas que registraram as maiores quedas no ranking deste ano.

Outras cidades que também caíram no ranking foram as cidades canadenses de Montreal, Vancouver, Calgary e Toronto. Por outro lado, diversas cidades dos EUA subiram de posição na pesquisa deste ano, com Honolulu e Houston saltando para a parte de cima da tabela. Além disso, de acordo com a EIU, as mudanças em relação aos anos anteriores figuraram somente entre as melhores colocadas do ranking, enquanto “na extremidade inferior da tabela, infelizmente, pouca coisa mudou, e Damasco, na Síria, permanece sendo a pior cidade para se viver no ano de 2021.”

Descubra quais são as melhores cidades para se viver em 2021 segundo ranking da EIU.

Top-10 melhores cidades para se viver em 2021

1- Auckland, Nova Zelândia

As melhores cidades do mundo para se viver em 2021 - Imagem 3 de 12
Auckland, New Zealand. Image © Maurizio De Mattei | Shutterstock

2- Osaka, Japão

As melhores cidades do mundo para se viver em 2021 - Imagem 7 de 12
Osaka, Japan. Image © Shutterstock

3- Adelaide, Austrália

As melhores cidades do mundo para se viver em 2021 - Imagem 5 de 12
Adelaide, Australia . Image © myphotobank.com.au | Shutterstock

4- Wellington, Nova Zelândia

As melhores cidades do mundo para se viver em 2021 - Imagem 11 de 12
Wellington, New Zealand. Image © kanguyen | Shutterstock

5- Tóquio, Japão

As melhores cidades do mundo para se viver em 2021 - Imagem 2 de 12
Tokyo, Japan. Image © Shutterstock

6- Perth, Austrália

As melhores cidades do mundo para se viver em 2021 - Imagem 8 de 12
Perth, Australia. Image © Lev Kropotov | Shutterstock

7- Zurique, Suíça

As melhores cidades do mundo para se viver em 2021 - Imagem 4 de 12
Zurich, Switzerland. Image © Maykova Galina | Shutterstock

8- Genebra, Suíça

As melhores cidades do mundo para se viver em 2021 - Imagem 10 de 12
Geneva, Switzerland. Image © y S-F | Shutterstock

9- Melbourne, Austrália

As melhores cidades do mundo para se viver em 2021 - Imagem 9 de 12
Melbourne, Australia. Image © 365 Focus Photography | Shutterstock

10- Brisbane, Austrália

As melhores cidades do mundo para se viver em 2021 - Imagem 12 de 12
Brisbane, Australia. Image © Martin Valigursky | Shutterstock

Abaixo a lista das piores cidades para se viver em 2021.

As piores dez cidades para se viver em 2021

  1. Damasco, Síria
  2. Lagos, Nigéria
  3. Port Moresby, Papua Nova Guiné
  4. Dhaka, Bangladesh
  5. Algiers, Algéria
  6. Trípoli, Líbia
  7. Karachi, Paquistão
  8. Harare, Zimbabue
  9. Douala, Camarões
  10. Caracas, Venezuela

Via BBC.

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "As melhores cidades do mundo para se viver em 2021" [World's Most Liveable Cities in 2021: Auckland in New Zealand Tops the Ranking ] 26 Jun 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963240/as-melhores-cidades-do-mundo-para-se-viver-em-2021> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.