Boticário Lab / ARCHITECTS OFFICE + Triptyque

Boticário Lab / ARCHITECTS OFFICE + Triptyque - Fotografia de Interiores, Sala de EstarBoticário Lab / ARCHITECTS OFFICE + Triptyque - Fotografia de Interiores, Sala de EstarBoticário Lab / ARCHITECTS OFFICE + Triptyque - Fotografia de InterioresBoticário Lab / ARCHITECTS OFFICE + Triptyque - Fotografia de Exterior, FachadaBoticário Lab / ARCHITECTS OFFICE + Triptyque - Mais Imagens+ 16

São Paulo, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  253
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricardo Bassetti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Belcolore, Boobam, Cativa Iluminação, Coisas Dcasa, Dalle Piagge, Deca, Ecosimple, Ferrante, Golden House, Granidomus, Innovare Work, Juliana Benfatti, Mão Colorida, Novo ambiente, Prototype, Teco Paisagismo
  • Sócio Responsável: Carol Bueno
  • Diretor Geral: Luiz Trindade
  • Diretor De Criação: Felipe Alves, Raphaell Valença
  • Coordenador Técnico: Rodrigo Poli
  • Equipe Conceito: Vinicius Fernandes, Juliana Carvalho, Gabriel Correa, Priscila Pasquarelli, Natalia Sartini, Marcelo Fava, Renata Ribeiro
  • Equipe Desenvolvimento: Thaís Beraldo, Paula Loturco, Marcella Teixeira, Maria Alice Vasconcelos, Marjorie Romano
  • Obra: Saeng Engenharia
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Boticário Lab / ARCHITECTS OFFICE + Triptyque - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ricardo Bassetti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Assinado pela III Interior Design, o Boticário LAB expõe uma loja conceito que suscita a história da marca e exibe o novo, com sustentabilidade e tecnologia. Localizada em uma esquina de grande fluxo de pessoas no coração do bairro de Pinheiros, a nova Flagship da Boticário espacializa o conceito de laboratório artesanal contemporâneo. O projeto se debruça e valoriza um edifício preexistente a partir do retrofit, repensando a fachada e ambientes internos para abarcar uma experiência imersiva na marca e possibilitar a hipermixidade de usos, unindo café, salão de beleza, espaço de eventos/exposições e um laboratório do perfumista, sob a mesma linguagem arquitetônica. O escopo está alinhado com as últimas tendências de comportamento e consumo globais, onde uma loja, para sair do lugar-comum e ser um ponto de relevância na cidade precisa oferecer uma experiência híbrida, completa e inédita.

Boticário Lab / ARCHITECTS OFFICE + Triptyque - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira, Cadeira
© Ricardo Bassetti

Logo no térreo, o layout é formulado para viabilizar a melhor disposição dos espaços e garantir acessos de entrada em três diferentes ambientes: O café, a área de cuidados, e a perfumaria. No primeiro, o pé direito duplo com vegetação suspensa eleva o olhar ao teto, que com um grande rasgo, presenteia com luz solar quem adentra, revelando o diálogo intencional com o exterior. Na área de cuidados, cubas esculpidas e expositores dão o apoio necessário à operação, que conta com serviços especializados como o diagnóstico capilar. E na perfumaria, bancadas e expositores compõem o espaço da área de makeup que possui aplicativos simuladores de maquiagem, como filtros de câmera, auxiliando na escolha dos produtos, e a experimentação de fragrâncias “às cegas”, onde se descobre as famílias olfativas que mais se conectam à personalidade e gosto de cada um.

Boticário Lab / ARCHITECTS OFFICE + Triptyque - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Ricardo Bassetti
Boticário Lab / ARCHITECTS OFFICE + Triptyque - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Ricardo Bassetti

A curadoria de materialidades traz a serralheria para os expositores e estantes com pivôs, que dão destaque visual aos produtos e articulam o conceito laboratorial/urbano em harmonia com materiais rústicos, como o uso do couro e madeira nos mobiliários. O granilite, provindo do reuso de embalagens da própria Boticário, possui destaque na configuração do espaço ao revestir pisos, paredes e formar tótens expositores, cubas e outros. Assim, cores, texturas e formas exaltam a harmonia desta criação e a sustentabilidade se faz presente.

Boticário Lab / ARCHITECTS OFFICE + Triptyque - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Ricardo Bassetti

Ainda no térreo, a escada de acesso ao segundo piso foi envelopada em madeira e com revestimento interno em serralheria verde, exibindo um invólucro imersivo no universo da marca, guiando o fluxo para o salão de beleza, espaço multiuso e o laboratório do perfumista acima. Ao subir, a área multiuso se posiciona com mobiliários autorais e flexíveis, permitindo a customização do espaço e sua utilização diversa. Ao fundo, inspirados nas personalizações de perfumes de ateliês franceses como Gurlain e Ex Nihilo, o laboratório perfumista restaura o contato com os processos artesanais e com a trajetória da Boticário.

Boticário Lab / ARCHITECTS OFFICE + Triptyque - Fotografia de Interiores
© Ricardo Bassetti

Aqui, é possível obter uma fragrância própria customizada e com embalagem especial, selada. Ainda no segundo andar, o salão de beleza se instaura com serviços completos, enlaçando o ambiente experimental e único. As soluções criadas estão alinhadas às práticas sustentáveis da empresa e à nossa atuação e podem ser vistas através do sistema de reuso de água para a rega das plantas, o reaproveitamento dos produtos Boticário para realizar mobiliários e revestimentos, e o reaproveitamento também de tijolos já existentes no prédio. Além de toda uma gama de acabamentos que foram selecionados com essa preocupação.

Boticário Lab / ARCHITECTS OFFICE + Triptyque - Fotografia de Interiores
© Ricardo Bassetti
Boticário Lab / ARCHITECTS OFFICE + Triptyque - Imagem 12 de 21
© Ricardo Bassetti

A singularidade do edifício na paisagem é externalizada por vegetações, grandes aberturas para as vitrines, dutos galvanizados, gradil metálico que transgridem a área interna e ressignificam a fachada. Desta forma, o projeto celebra a trajetória do Boticário ao apresentar uma releitura dos laboratórios de perfumistas e ervanários a granel e trazer a interlocução com as atuais práticas sustentáveis da empresa e as novas tendências do retail design.

Boticário Lab / ARCHITECTS OFFICE + Triptyque - Fotografia de Exterior
© Ricardo Bassetti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Boticário Lab / ARCHITECTS OFFICE + Triptyque" 12 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963220/boticario-lab-triptyque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.