O potencial dos arquitetos como empreendedores

No mundo globalizado de hoje, a arquitetura parece se reinventar a cada dia. Novas e inovadoras tecnologias aplicadas à construção civil estão transformando a prática da arquitetura a uma velocidade jamais vista. Ainda assim, de certa forma, grande parte dos profissionais da indústria da construção civil estão muito defasados em relação aos métodos e ferramentas utilizados em seus processos de projeto. Acontece que, toda mudança demanda tempo, energia e dinheiro — e muitos arquitetos e arquitetas dependem de seus honorários para administrar e manter seus escritórios de arquitetura. Como consequência da popularização de novas start-ups no setor da tecnologia e o aumento da competitividade no mercado de trabalho em uma economia cada dia mais globalizada, arquitetos e arquitetas estão procurando reinventar-se a todo momento, optando principalmente por ampliar seu campo de atuação e firmando-se como uns dos profissionais mais empreendedores disponíveis no mercado de trabalho.

A seguir, conheça o perfil de alguns profissionais da arquitetura que têm se aventurado como grandes empreendedores em diferentes áreas.

Eric Reinholdt - 30 x 40 Design Workshop

O potencial dos arquitetos como empreendedores - Imagem 2 de 6
Eric Reinholdt's 30 x 40 Design Studio . Image © Trent Bell

Com um dos canais de arquitetura mais populares do YouTube, o 30 x 40 Design Workshop, Eric Reinholdt pode ser considerado um fenômeno do empreendedorismo digital. Contando atualmente com mais de 800 mil inscritos em seu canal, Reinhold decidiu fundar o seu próprio negócio depois de ser forçado a aceitar uma considerável redução salarial na empresa de arquitetura na qual trabalhava. De forma muito inovadora, ele passou a utilizar o seu canal no YouTube para apresentar aos seus fiéis seguidores uma nova forma de entender e se relacionar com a arquitetura. Como dono de seu próprio negócio, Reinholdt aproveita desta liberdade para experimentar formas alternativas de se fazer arquitetura — vendendo templates de AUTOCAD e SketchUp por exemplo. Além disso, ele chegou até a publicar um livro chamado de Architect + Entrepreneur, onde apresenta seu ponto de vista e dicas sobre como iniciar um negócio próprio no ramo da arquitetura e construção, compartilhando suas histórias e experiências pessoais.

Safia Qureshi - CupClub

O potencial dos arquitetos como empreendedores - Imagem 4 de 6
Courtesy of CupClub

Safia Qureshi, arquiteta, designer e ambientalista, fundou a sua empresa em 2015. O CupClub é uma espécie embalagem térmica retornável desenvolvida para conter bebidas quentes e frias. Através de sua empresa, Qureshi oferece um serviço personalizado de alta qualidade para empresas e indivíduos comprometidos com a sustentabilidade e que procuram reduzir o consumo de plástico e embalagens descartáveis no planeta. Considerando que atualmente mais de 16 bilhões de embalagens plásticas de bebidas são descartadas diariamente no mundo todo, o CupClub oferece uma alternativa única e baseada na economia circular. Cada uma das xícaras da CupClub pode ser reutilizada 132 vezes antes de ser devolvida e reciclada para então voltar de novo ao início do ciclo. Sua formação em arquitetura, sem dúvida, fez de Safia Qureshi uma melhor empreendedora, provando ser uma importante ferramenta ao longo do caminho.

TestFit – Clifton Harness e Ryan Griege

O potencial dos arquitetos como empreendedores - Imagem 6 de 6
Courtesy of TestFit

Fundado em colaboração entre o arquiteto Clifton Harness e o programador Ryan Griege, o TestFit é uma ferramenta digital pensada para agilizar os processos de projeto em um escritório de arquitetura. O software é capaz de fornecer informações específicas em tempo real de qualquer localidade do mundo, resolvendo geometrias complexas baseadas nas restrições e códigos de obras específicos de cada localidade. Desta forma, o TestFit permite avaliar o potencial construtivo de um determinado terreno de maneira rápida e prática, proporcionando um ponto de partida super avançado sobre o qual discutir com o cliente em uma primeira reunião de avaliação.

O empreendedorismo parece ser uma característica muito particular de muitos arquitetos e arquitetas, entretanto, ainda há muito a ser feito. Escolas de arquitetura, por exemplo, poderiam fornecer hoje uma formação mais abrangente, incluindo disciplinas de empreendedorismo que possivelmente facilitariam a vida de muitos jovens profissionais no futuro. Fato é que, arquitetos são treinados para trabalhar de forma colaborativa e em equipe, a ouvir e engajar-se em debates com seus usuários e isso, sem dúvida, é uma qualidade essencial para qualquer profissional empreendedor.

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Arquitetura Multidisciplinar. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maganga, Matthew. "O potencial dos arquitetos como empreendedores" [The Potential of Architects in Entrepreneurship] 11 Jun 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962863/o-potencial-dos-arquitetos-como-empreendedores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.