Casa Mao / Di Frenna Arquitectos

Casa Mao / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de ExteriorCasa Mao / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de ExteriorCasa Mao / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, CadeiraCasa Mao / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, EscadaCasa Mao / Di Frenna Arquitectos - Mais Imagens+ 33

Colima, México
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  389
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lorena Darquea
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Adobe, AutoDesk, Bruno, Estevez, Grupo Arca, Helvex, Holcim, Lumion, Marmoletti /, TRAMEVI, Tecnolite, Trimble
  • Arquiteto Responsável: Matia Di Frenna Müller
  • Equipe De Projeto: Mariana De la Mora
  • Engenharia: Juan Guardado
  • Colaboradores: Matia Di Frenna Müller, Juan Guardado, Mariana de la Mora
  • Cidade: Colima
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Mao / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Lorena Darquea
Casa Mao / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Lorena Darquea

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Mao estabeleceu o padrão para alcançar um equilíbrio perfeito de contrastes. Ao caminhar pela casa, experimenta-se um diálogo discreto e subjetivo entre elementos que se opõem e, ao mesmo tempo, geram uma homogeneidade impecável entre eles. As características de um lote de esquina totalmente aberto levaram à disposição da casa de forma quase completamente fechada ao exterior, concedendo privacidade aos habitantes e protegendo a construção da sua orientação ao sol. Esta iniciativa permitiu que o projeto se abrisse ao interior e ao coração da casa, onde as principais vistas são dirigidas para a rica vegetação que circunda o contexto. Aa palmeiras e a materialidade escolhida provocam uma sensação de frescor num clima quente e sub-úmido como o da cidade, Colima.

Casa Mao / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Lorena Darquea

A fachada leste é discreta, fechada, com dois elementos horizontais que não revelam o resto da volumetria da casa, que goza de um constante encontro rítmico de corpos monumentais variados na sua materialidade e dimensões. A mesma premissa foi seguida no piso térreo da casa, que se aventura com um pé-direito duplo na entrada principal e se opõe a uma mesma altura adotada no resto das áreas. 

Casa Mao / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Lorena Darquea
Casa Mao / Di Frenna Arquitectos - Imagem 31 de 38
Planta - Baixa
Casa Mao / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Lorena Darquea

A seleção do material obedece à análise e à observação do seu comportamento natural, o que realça o projeto com uma riqueza quase imperceptível, que também o preparam para envelhecer com dignidade e despretensiosamente com o passar do tempo. O pavimento térreo contém as áreas sociais do programa. A entrada principal destaca-se pela sua dupla altura e é assertivamente interrompida por elementos leves, tais como circulações concebidas em madeira e ferro; e finalmente leva à agradável vista do terraço, da piscina e do verde circundante.

Casa Mao / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior, Escada
© Lorena Darquea
Casa Mao / Di Frenna Arquitectos - Imagem 37 de 38
Planta - Superior
Casa Mao / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Lorena Darquea
Casa Mao / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Lorena Darquea

No nível superior encontram-se os quartos da casa, que seguem a mesma linguagem estética, retribuindo uma pausa no programa, revogando a sensação de privacidade, calma e uma atmosfera fechada mais quente em comparação com a abertura das áreas do nível inferior. As sensações vividas ao vaguear pela casa não são apenas alcançadas pelas suas texturas, cheiros, variedade de alturas e dimensões, a iluminação desempenha também um papel importante. As aberturas do teto e as grandes janelas garantem o fluxo de ar e luz, assim como uma diversidade de sombras, permitindo que cada espaço da casa seja desfrutado sob a sensação de frescor.

Casa Mao / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Lorena Darquea

O conceito original de contrastes completa-se com a inclusão de celosías como um elemento escultórico no projeto. Estas são os protótipos insuperáveis de equilíbrio entre aberto e fechado, entre sólido e vazio. Concedem a visibilidade necessária sem deixar de lado a privacidade, e tornam-se uma ironia para a linguagem estrutural do projeto, na qual foi determinado expor completamente a estrutura em oposição a este elemento de menor escala onde o que a sustenta foi escondido.

Casa Mao / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Lorena Darquea
Casa Mao / Di Frenna Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Lorena Darquea

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mao / Di Frenna Arquitectos" [Casa Mao / Di Frenna Arquitectos] 05 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962840/casa-mao-di-frenna-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.